Diretriz: Decisões Importantes na Configuração e Gerenciamento de Mudanças
Esta diretriz descreve fatores importantes a serem considerados ao ajustar os aspectos de Gerenciamento de Configuração e Mudanças referentes ao processo.
Relacionamentos
Descrição Principal

Decidir Como Utilizar Produtos de Trabalho

Decida sobre quais produtos de trabalho devem ser utilizados e como utilizar cada um deles.  Além de identificar quais produtos de trabalho devem ser utilizados, também é importante ajustar cada produto de trabalho a ser utilizado deforma a atender às necessidades do projeto. 

A tabela a seguir especifica quais produtos de Gerenciamento de Configuração e Mudanças são recomendados e quais são considerados opcionais (ou seja, apenas podem ser utilizados em determinados casos). Para conhecer considerações de ajuste adicionais, consulte a seção de ajuste da página de descrição do produto de trabalho.

Produto de Trabalho Finalidade Adaptação (Opcional, Recomendada)
Controle de Mudanças Utilizado para rastrear alterações solicitadas em produtos de trabalho do projeto, incluindo defeitos. Recomendada para a maioria dos projetos.
Descobertas de Auditoria de Configuração Usado para registrar os resultados de uma auditoria de configuração. Opcional.

Geralmente associado a processos mais formais.
Plano de Gerenciamento de Configuração Descreve todas as tarefas do CCM (Gerenciamento de Controle de Configuração e Mudança) a serem desempenhadas durante o ciclo de vida do projeto ou do produto. Opcional
Repositório do Projeto Armazena todas as versões de diretórios e arquivos do projeto. Recomendada.

A existência de um sistema de gerenciamento de configuração para rastrear versões de arquivos e builds é recomendável para todos os projetos.
Espaço de Trabalho Fornece uma área de desenvolvimento privada em que cada membro da equipe pode fazer alterações em produtos de trabalho sem que elas se tornem imediatamente visíveis para os outros membros. Recomendada para a maioria dos projetos.