Diretriz: Workshop de Análise de Caso de Uso
Um Workshop de Análise de Casos de Uso é a primeira etapa para executar a transição do domínio de Requisitos para o domínio de Análise. Essa diretriz explica como planejar e conduzir uma.
Relacionamentos
Descrição Principal

Introdução

A realização da Análise de Caso de Uso como uma tarefa em grupo é importante nas iterações iniciais para montar tarefas de trabalho em equipe e para estabelecer uma visão comum da arquitetura do sistema. Ela representa um ponto de transição importante na iteração, já que estabelece uma ponte entre a visão do usuário do sistema (representada pelos casos de uso) e a visão do designer do sistema (representada, nesse momento, por classes de análise).

Nas iterações mais tardias, ou com uma equipe experiente, a Análise de Caso de Uso poderá ser realizada mais como uma tarefa individual, caso realmente seja realizada. Quando houver um Modelo de Design existente bem constituído, poderá ser menos relevante procurar novos objetos, já que é provável que as classes existentes no design expliquem todos os comportamentos do sistema necessários aos novos casos de uso.

Competências Necessárias

O workshop deve ser organizado como uma sessão de brainstorming, durante a qual será necessário um amplo espectro de competências de várias áreas:

  • Requisitos
  • Análise & Design
  • Arquitetura
  • Teste
  • Problemas de domínio
  • Problemas de metodologia em geral

Manter o workshop: mais de 6 a 7 pessoas inibirão a participação aberta e livre de todos os membros.

Equipamento Necessário

  • Um grande quadro branco para fazer anotações e desenhos
  • Papel A3 simples ou ofício; o tamanho dependerá do maior formato com o qual sua copiadora puder operar.
  • Fita adesiva
  • Blocos de anotações autocolantes (de várias cores diferentes, se possível)
  • Canetas pilot (vermelha, verde, azul) destinadas ao quadro branco.
  • Lápis (vermelho, verde, azul).
  • Paredes nas quais os papéis possam ser afixados

Tempo Necessário

Planeje pelo menos algumas horas por caso de uso em média. No início, será necessário mais tempo, mas depois o tempo necessário será menor à medida que o número de classes novas diminuir e o grupo adquirir mais experiência.

Funções

As responsabilidades a seguir são assumidas durante o workshop. É aconselhável fazer um rodízio das responsabilidades para que todos possam experimentar cada uma delas.

  • Líder: lidera a discussão, desenha diagramas de comunicação no quadro branco. É natural que o consultor do método assuma essa responsabilidade pelo menos no início, para começar; posteriormente o papel de líder circulará entre os membros da equipe para que eles adquiram experiência.
  • Classe "Proprietário": registra informações sobre um conjunto de classes designadas. Provavelmente haverá várias pessoas com esse papel, cada qual com um conjunto de classes.
  • Secretaria: faz uma cópia do diagrama de comunicação projetado no grande quadro branco, utilizando as mesmas cores que no quadro branco.

Realizando o Workshop

A equipe percorre o fluxo de eventos do caso de uso. Para cada comportamento identificado no caso de uso, é identificado um objeto responsável por ele. O objeto poderá ser uma instância de uma classe existente ou talvez seja necessário criar a classe.

O líder desenha o diagrama de comunicação no quadro branco e todos participam da discussão.

Depois que o caso de uso tiver sido desenhado em forma de diagrama, deverá ser feita uma cópia dele em papel de tamanho A3/Ofício, usando as mesmas cores presentes no diagrama no quadro branco.

Ao mesmo tempo, as responsabilidades dos objetos serão documentadas, utilizando o papel A3/Ofício, no formato descrito na seção "Adaptando" em Produto de Trabalho: Classe de Análise. Anote as responsabilidades, os eventos e as classes com as quais se estabelece a colaboração em blocos de anotações autocolantes; isso facilitará o rodízio das responsabilidades.

Desenhando Diagramas de Comunicação

As convenções a seguir facilitam a leitura dos diagramas e o trabalho com eles durante o workshop.

  • Desenhe todas as classes e vínculos, e escreva os nomes dos objetos, em azul.
  • Escreva o texto das mensagens e o tipo de informação que é enviado nos vínculos, em folhas autocolantes, em verde. Isso facilitará a leitura e a movimentação das mensagens entre os objetos à medida que as responsabilidades deles forem distribuídas.
  • Escreva a numeração das mensagens (ou seja, a ordem do fluxo de eventos) em folhas autocolantes separadas, em vermelho. Isso permitirá que a seqüência dos eventos seja ajustada à medida que as responsabilidades dos objetos forem redistribuídas durante o workshop.

Desenhe um diagrama para o fluxo básico do caso de uso e diagramas adicionais para os fluxos alternativos. Para os casos de uso simples, uma única visão poderá ser suficiente para tudo.

Diagrama de Comunicação de Exemplo

Diagrama de Comunicação de Exemplo para Caso de Uso Autenticar Usuário em um Caixa Eletrônico.