Mentor de Ferramentas: Criando um Script de Teste de Desempenho Automatizado Utilizando o Rational Robot
Este mentor de ferramenta descreve como utilizar o Rational Robot para registrar um script de teste de desempenho automatizado para teste de desempenho.
Ferramenta: Rational Robot
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição Principal

Visão Geral

Para teste de desempenho, os scripts são geralmente criados registrando-os no Robot. Quando você registrar um script de usuário virtual, suas interações com o aplicativo em teste causam comunicação específica do protocolo entre o cliente e o servidor. O Robot registra essa comunicação e a divide em scripts de teste de linguagem VU após a conclusão do registro da sessão.

Um conjunto de teste de desempenho no TestManager executa, então, várias instâncias desse script para aplicar um carregamento ao sistema em teste.

Este mentor de ferramenta aplica-se às plataformas Windows 98/ME/XP/2000 e NT 4.0.

Etapas da Ferramenta

Para registrar um script de usuário virtual utilizando o Robot:   

  1. Iniciar o Registro do Script de Usuário Virtual
  2. Inserir Cronômetros, Blocos, Comentários e Pontos de Sincronização
  3. Dividir o Script ou Encerrar o Registro de Sessão
  4. Editar o Script de Teste de Usuário Virtual, se Necessário

1. Iniciar o Registro do Script de Usuário Virtual

Quando você registrar um script de usuário virtual, suas interações com o aplicativo em teste causam comunicação específica do protocolo entre o cliente e o servidor. O Robot registra essa comunicação e a utiliza para a geração do script após o encerramento da sessão de registro.

  1. Prepare o ambiente de teste, configurando as opções do registro do usuário virtual. Consulte "Configurando Opções de Registro" no manual Rational Robot User's Guide.
  2. Clique no botão Registrar Script de VU na barra de ferramentas do Robot. 
  3. Digite um nome de sessão (40 caracteres, no máximo).
  4. Clique em OK para iniciar o registro.
  5. O Robot é, então, minimizado (comportamento padrão) e a barra de ferramentas flutuante Registro de Sessão é exibida. Utilize essa barra de ferramentas para parar o registro ou dividir os scripts e reexibir o Robot. Utilize a barra de ferramentas Inserção de Sessão para inserir recursos, como cronômetros, blocos, comentários ou pontos de sincronização, em um script. Ela também pode ser utilizada para iniciar um aplicativo. 
  6. Na caixa de diálogo Iniciar Aplicativo, especifique o executável a ser ativado. Esse deve ser o executável de seu aplicativo cliente. Para aplicativos da Web, utilize o navegador para acessar o Web site.
  7. Clique em OK para iniciar o aplicativo cliente.
  8. Comece a interagir com o aplicativo em teste, conforme especificado por seu caso de teste. O tráfego de protocolos entre o cliente e o servidor é registrado.

2. Inserir Cronômetros, Blocos, Comentários e Pontos de Sincronização

Você pode inserir cronômetros, blocos, comentários ou pontos de sincronização ao registrar uma sessão de usuário virtual. Clique no botão da barra de ferramentas Exibir Inserção de Sessão na barra de ferramentas Registro de Sessão e, em seguida, clique em um destes botões:

  • Iniciar Cronômetro: a caixa de diálogo Iniciar Cronômetro aparece e solicita o nome do cronômetro que você deseja iniciar. Digite um nome e clique em OK ou utilize o botão Cancelar para sair da caixa de diálogo.
  • Parar Cronômetro: a caixa de diálogo Parar Cronômetro aparece e solicita o nome do cronômetro que você deseja parar. Digite um nome e clique em OK ou utilize o botão Cancelar para sair da caixa de diálogo. 

Um cronômetro é um "suporte" a um conjunto de interações de cliente/servidor. Após a execução de um conjunto de teste de desempenho no TestManager, os tempos requeridos para as execuções de cada cronômetro são mostrados nos relatórios de Desempenho e Resposta.

  • Comentário: a caixa de diálogo Comentário aparece e solicita o comentário que você deseja incluir no script. Digite um comentário e clique em OK ou utilize o botão Cancelar para sair da caixa de diálogo. Comentários são texto em um script. Eles ajudam os leitores do script a compreender o script, mas não têm efeito na execução do script.
  • Ponto de Sincronização: a caixa de diálogo Comentário aparece e solicita o nome do ponto de sincronização que você deseja incluir no script. Digite um nome e clique em OK ou utilize o botão Cancelar para sair da caixa de diálogo. Um ponto de sincronização é um recurso de script que, durante a execução do script, permite a coordenação de ações entre vários testadores virtuais.
  • Iniciar Bloco: a caixa de diálogo Iniciar Bloco aparece e solicita o bloco que você deseja iniciar no script. Digite um nome e clique em OK ou utilize o botão Cancelar para sair da caixa de diálogo.
  • Parar Bloco: a caixa de diálogo Parar aparece e mostra o nome do bloco atual. 
    Clique em OK ou utilize o botão Cancelar para sair da caixa de diálogo.

Como um cronômetro, um bloco é um suporte a um conjunto de interações de cliente/servidor. Diferente de um cronômetro, o tempo de análise inicial do usuário não é incluído em um bloco. Além disso, todos os identificadores de comandos em um bloco são prefixados com o nome do bloco (enquanto em um cronômetro, todos os identificadores de comandos são prefixados com o nome do script).

Ícone de ajuda   Consulte os seguintes tópicos na Ajuda on-line do Robot: 

  • Criando um Novo Conjunto
  • Inserindo Comentários em um Script
  • Inserindo um Bloco em um Script
  • Inserindo um Cronômetro durante o Registro de Usuário Virtual
  • Inserindo um Ponto de Sincronização durante o Registro
(Todas as caixas de diálogo para inserir um recurso em um script de usuário virtual contêm um botão Ajuda para iniciar a Ajuda on-line do Robot.)

Ícone de ajuda   Consulte o tópico Incluindo Recursos em Scripts no Rational Robot User's Guide

3. Dividir o Script ou Encerrar o Registro de Sessão

Depois de concluir o desempenho do caso de teste ou da unidade lógica de atividade do usuário, você pode dividir um script ou encerrar o registro de sessão. 

Dividir uma sessão significa que tudo o que foi registrado desde a última divisão de sessão (ou início da sessão) representa uma unidade lógica, como o login em um banco de dados ou a modificação de um registro específico; por exemplo, atualizar informações de um cliente em um aplicativo Customer Relationship Management.

  1. Para dividir um script:
  • Clique no botão Dividir Script na barra de ferramentas Registro de Sessão

  • Digite um nome de script de usuário virtual (40 caracteres, no máximo) para a atividade recém-registrada.

  1. Para parar o registro de sessão:
  • Clique no botão Parar Registro na barra de ferramentas Registro de Sessão
  • Digite um nome de script de usuário virtual (40 caracteres, no máximo).
  • Para alterar as opções de registro, clique em Opções. Quando concluir, clique em OK.
  • Dependendo de suas configurações anteriores para registros de usuários virtuais, o gerador gera um script (Filtragem Automática) ou solicita a você para selecionar as comunicações de cliente/servidor e o protocolo (Filtragem Manual), que devem ser utilizados para gerar um script de usuário virtual.

Ícone de ajuda   Consulte o capítulo intitulado Sessões de Registro - Escolhendo os Protocolos para Incluir em um Script no Rational Robot User's Guide.

4. Editar o Script de Teste de Usuário Virtual, se Necessário

Você pode editar os scripts existentes, alterando manualmente o texto de um script, conforme a seguir:

  • Edite o texto de um script (exclua uma linha, mova o texto e assim por diante).
  • Inclua uma nova ação do usuário em um script existente (inclua uma funcionalidade ou variável compartilhada).
  • Inclua um novo recurso em um script existente (inclua cronômetros, blocos, comentários e assim por diante).

Ícone de ajuda   Consulte o tópico intitulado Referência de Linguagem VU na Ajuda on-line do Robot.