Mentor de Ferramentas: Projetando Bancos de Dados Utilizando o Rational XDE Developer.
Este mentor de ferramenta descreve como construir um Modelo de Dados com o Rational XDE Developer Data Modeler.
Ferramenta: Rational XDE Developer
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição Principal

Visão Geral

Este mentor de ferramenta descreve como construir um Modelo de Dados com o Data Modeler.

A ferramenta de software Rational XDE (TM) inclui recursos que permitem que os designers de aplicativos e os designers de bancos de dados desenvolvam o aplicativo e o banco de dados utilizando a mesma ferramenta. Como um Designer de Banco de Dados ou Designer, você pode utilizar o XDE para modelar e projetar bancos de dados, bem como integrar seu aplicativo e banco de dados. O XDE Data Modeler utiliza o Perfil UML (Unified Modeling Language) para Modelagem de Banco de Dados como a notação padrão para construir Modelos de Dados. Os seguintes tópicos da Ajuda on-line do XDE fornecem informações importantes de segundo plano sobre detalhes específicos relacionados à modelagem e ao desenvolvimento de bancos de dados utilizando o Rational XDE:

  • Ícone de manual de ajudaBancos de Dados Suportados no Rational XDE : Lista os bancos de dados suportados no Rational XDE.
  • Ícone de manual de ajudaProvedores OLE DB e Drivers JDBC Suportados : Lista os drivers e provedores de acesso a dados suportados no Rational XDE.
  • Ícone de manual de ajudaConfigurando Opções para Modelos de Dados : Resume a configuração da designação do banco de dados padrão e do destino do banco de dados
  • Ícone de manual de ajudaConfiguração a Designação do Banco de Dados Padrão : Fornece orientação para configurar os Modelos de Dados XDE para apontarem para um banco de dados especificamente nomeado.
  • Ícone de manual de ajudaPerfil de Modelagem de Dados UML : Resume os elementos de modelagem UML (Unified Modeling Language) utilizados no Modelo de Dados.
  • Ícone de manual de ajudaÍcones de Visibilidade de Modelagem de Dados : Lista elementos notacionais para definir chaves primária/estrangeira e acionadores do banco de dados específicos para um Modelo de Dados.

Existem três maneiras de começar um Modelo de Dados no XDE:

  • Construir o Modelo de Dados diretamente no XDE utilizando as ferramentas do Modelador de Dados.
  • Transformar classes persistentes no Modelo de Design para criar tabelas no Modelo de Dados.
  • Aplicar engenharia reversa de um esquema de banco de dados ou script DDL existente para criar um Modelo de Dados. 

Para obter informações adicionais sobre os diferentes métodos para criar o Modelo de Dados, consulte os seguintes tópicos da Ajuda do XDE:

  • Ícone de manual de ajudaProjetando Modelos de Dados
  • Ícone de manual de ajudaTransformação de Classe em Tabela
  • Ícone de manual de ajudaConstruindo Modelos de Dados por Engenharia Reversa

As seções restantes deste mentor de ferramenta fornecem instruções sobre como construir um Modelo de Dados, transformando classes persistentes no Modelo de Design para desenvolvê-lo. A estrutura do pacote de Modelo de Dados discutida aqui é descrita com mais detalhes na seção Modelo de Dados de Diretrizes da Estrutura do Modelo XDE.

Mentor de Ferramenta: Engenharia Reversa de Bancos de Dados Utilizando o Rational XDE fornece informações adicionais sobre como criar um Modelo de Dados por engenharia reversa do design de banco de dados físico.

Desenvolver Modelo de Dados Lógicos <opcional>

Alguns projetos podem precisar criar um modelo "lógico" idealizado do design de banco de dados que captura uma visualização independente de aplicativo das principais entidades de dados lógicos e seus relacionamentos. Esse Modelo de Dados Lógicos pode ser considerado como um tipo de "análise" do modelo, semelhante ao Produto de Trabalho: Modelo de Análise opcional, que pode ser utilizado no desenvolvimento do design do aplicativo.  Deve-se observar que o Modelo de Dados Lógicos está incluído no Produto de Trabalho: Modelo de Dados e não é considerado um modelo de dados do RUP separado.  

O Modelo de Dados Lógicos pode ser criado diretamente utilizando as ferramentas do XDE Data Modeler. Consulte as Diretrizes da Estrutura do Modelo XDE para obter informações sobre como criar um Modelo de Dados Lógicos no produto de trabalho Modelo de Dados geral. Referência: Ícone de manual de ajudaModelos de Dados Físicos

Desenvolver Design de Banco de Dados Físico

Você pode refinar o Modelo de Dados Lógicos para criar um modelo detalhado do design de banco de dados físico utilizando o Rational XDE.
(Consulte Ícone de manual de ajudaModelos de Dados Físicos .) Este Modelo de Dados Físicos pode utilizar a engenharia de redirecionamento para criar um banco de dados. (Consulte Mentor de Ferramenta: Engenharia de Redirecionamento de Bancos de Dados no Rational XDE.)  As principais etapas para desenvolver um Modelo de Dados Físicos são descritas a seguir.

Definir Domínios

Crie domínios para implementar tipos de dados definidos pelo usuário que podem ser utilizados no Modelo de Dados para aplicar padrões de design de banco de dados. (Consulte Ícone de manual de ajudaDomínios .)  Os domínios também podem ser utilizados para incorporar regras de negócios em colunas.

Para utilizar os tipos de dados definidos pelos domínios no Modelo de Dados, você deve seguir estas orientações:

  • Os domínios devem ser definidos em um pacote separado no Modelo de Dados. Para equipes maiores, um modelo XDE separado é geralmente permitido. (Consulte Ícone de manual de ajudaCriando Domínios .)
  • O pacote que contém os domínios deve ser designado ao componente de banco de dados que realiza as tabelas no banco de dados. (Consulte Ícone de manual de ajudaDesignando Pacotes de Domínios a Bancos de Dados .)

Para obter informações sobre como aplicar um domínio a uma coluna no Modelo de Dados, consulte Ícone de manual de ajudaDesignando Domínios a Colunas

Criar Elementos de Design de Banco de Dados Físico Inicial

Transforme as classes persistentes no Modelo de Dados em tabelas. (Consulte Ícone de manual de ajudaTransformação de Classe em Tabela .)  Os atributos das classes tornam-se colunas nas tabelas. O Rational XDE fornece a opção de definir os atributos das classes como chaves candidatas. (Consulte Ícone de manual de ajudaDesignando Chaves Candidatas .) O Rational XDE também converte associações específicas entre as classes em relacionamentos entre as tabelas. Os seguintes tópicos da Ajuda on-line do Rational XDE fornecem informações adicionais sobre como as classes são transformadas em tabelas:

  • Informações Gerais de Mapeamento - Ícone de manual de ajudaMapeamento de Transformação de Classe em Tabela
  • Informações de Mapeamento Específicas do DBMS - Ícone de manual de ajudaMapeamento de Tipo de Dados de Transformação de Classe em Tabela

Definir Tabelas de Referência

Crie tabelas de referência, conforme necessário, para gerenciar itens de dados estáticos no banco de dados. Você pode criar tabelas de referência diretamente no Modelo de Dados utilizando os recursos do XDE Data Modeler. Referência: Ícone de manual de ajudaModelando Tabelas e Colunas

Criar Restrições de Chave Primária e Chave Exclusiva

Defina as restrições de chave primária e as restrições de chave exclusiva para identificar as linhas de informações em uma tabela. Consulte o tópico da Ajuda on-line Ícone de manual de ajudaRestrições de Chave Primária O tópico da Ajuda on-line  Ícone de manual de ajudaCriando Restrições de Chave Primária descreve as etapas utilizadas para criar uma restrição de chave primária em uma ou mais colunas de uma tabela.  As informações sobre como definir restrições de chave exclusiva estão contidas em Ícone de manual de ajudaRestrições de Chave Exclusiva Etapas para criar uma restrição de chave exclusiva no modelo: Ícone de manual de ajudaCriando Restrições de Chave Exclusiva .

Consulte a Ajuda on-line do Rational XDE: Ícone de manual de ajudaCriando Restrições

Definir Regras de Aplicação de Integridade Referencial e de Dados

As restrições de verificação podem ser utilizadas para controlar atualizações em elementos de dados nas tabelas. O Rational XDE fornece a capacidade para definir restrições de verificação para tabelas, colunas e domínios. Consulte o tópico Ícone de manual de ajudaRestrições de Verificação Os seguintes tópicos da Ajuda on-line do XDE descrevem como criar os três tipos de restrições de verificação no Modelo de Dados:

  • Restrições de Verificação de Coluna - Ícone de manual de ajudaCriando Restrições de Verificação de Coluna
  • Restrições de Verificação de Tabela - Ícone de manual de ajudaCriando Restrições de Verificação de Tabela
  • Restrições de Verificação de Domínio - Ícone de manual de ajudaCriando Restrições de Verificação de Domínio

Um outro tipo de restrição utilizado para assegurar integridade referencial é a restrição de chave estrangeira. (Consulte Ícone de manual de ajudaRestrições de Chave Estrangeira .)  As restrições de chave estrangeira podem ser produzidas apenas criando um relacionamento entre tabelas. (Consulte Ícone de manual de ajudaCriando Restrições de Chave Estrangeira .)  A exceção a isso é o processo de aplicar a engenharia reversa de um banco de dados ou script DDL a um Modelo de Dados, em cujo caso os relacionamentos e, portanto, as chaves estrangeiras são gerados automaticamente. A migração de chave depende do tipo de relacionamento de identificação versus não-identificação incluído entre as duas tabelas.

Referência: Ícone de manual de ajudaMigração de Chave Referência: Ícone de manual de ajudaAlterando a Chave Migrada .

Desnormalizar o Design de Banco de Dados para Otimizar o Desempenho

Dependendo da situação específica do projeto, pode ser necessário ajustar o design de banco de dados físico normalizado para atender aos requisitos de desempenho. Otimize o Modelo de Dados para aprimoramento de desempenho, projetando as tabelas para armazenarem juntos os objetos que são recuperados na mesma tabela. Essa técnica é chamada de desnormalização. Para desnormalizar, combine as colunas exclusivas das duas tabelas em uma única e remova a segunda tabela. 

Otimizar o Acesso a Dados

Uma técnica de otimização adicional é utilizar a indexação de colunas para acessar dados na tabela de modo mais eficiente. Consulte Ícone de manual de ajudaÍndices Descrição de como criar índices no Modelo de Dados: Ícone de manual de ajudaCriando Índices

Um outro aspecto de acesso a dados está no uso de visualizações do banco de dados. As visualizações podem ser utilizadas para controlar ou restringir o acesso a dados em uma ou mais tabelas. Consulte Ícone de manual de ajudaCriando Visualizações  para uma descrição de como criar uma visualização no Modelo de Dados. Referência: Ícone de manual de ajudaModelando Visualizações

Definir Características de Armazenamento

Crie um design de armazenamento de modelo para o banco de dados, definindo os espaços de tabelas e os contêineres de espaços de tabelas. (Consulte Ícone de manual de ajudaEspaços de Tabelas .) Mapeie os elementos de design de banco de dados físico para os elementos de armazenamento por meio de relacionamentos de realização. O tópico da Ajuda on-line do XDE Ícone de manual de ajudaIncluindo Espaços de Tabelas em Bancos de Dados descreve como criar espaços de tabelas para um banco de dados específico. O tópico da Ajuda on-line do XDE Ícone de manual de ajudaDesignando Tabelas a Espaços de Tabelas descreve como designar as tabelas no modelo aos espaços de tabelas.

O Rational XDE suporta atualmente os espaços de tabelas de modelagem para Oracle, DB2 e SQL Server.  Os seguintes tópicos da Ajuda on-line do XDE fornecem orientação sobre como modelar espaços de tabelas para esses produtos DBMS: 

  • Ícone de manual de ajudaModelando Espaços de Tabelas do Oracle
  • Ícone de manual de ajudaModelando Espaços de Tabelas do DB2
  • Ícone de manual de ajudaModelando Espaços de Tabelas do SQL Server

Consulte os seguintes tópicos na Ajuda on-line do Rational XDE para obter informações adicionais sobre os elementos de modelos do espaço de tabelas e do banco de dados:

  • Ícone de manual de ajudaModelando Bancos de Dados e Espaços de Tabelas
  • Ícone de manual de ajudaBancos de Dados

Projetar Procedimentos Armazenados para Distribuir Comportamento de Classe ao Banco de Dados

Defina os procedimentos armazenados, conforme necessário, para suportar armazenamento e recuperação eficientes de informações no banco de dados. Examine as operações da classe de design que foram utilizadas para criar as tabelas para procedimentos armazenados candidatos. Os procedimentos armazenados podem ser implementados como procedimentos ou funções. Consulte Ícone de manual de ajudaProcedimentos Armazenados Os procedimentos armazenados devem residir em um Contêiner de Procedimentos Armazenados, conforme descrito em Ícone de manual de ajudaContêineres de Procedimentos Armazenados . Os procedimentos armazenados são criados como operações da classe do Contêiner de Procedimentos Armazenados em que eles residem. Consulte Ícone de manual de ajudaCriando Procedimentos Armazenados , Ícone de manual de ajudaCriando Contêineres de Procedimentos Armazenados , Ícone de manual de ajudaCriando Parâmetros de Procedimentos Armazenados

Consulte o tópico da ajuda On-line do Rational XDE: Ícone de manual de ajudaModelando Procedimentos Armazenados

Defina os acionadores, conforme necessário, para controlar e gerenciar adicionalmente modificações às informações nas tabelas. Referência: tópico Ícone de manual de ajudaModelando Acionadores

Revisar os Resultados

Revise os resultados do design de banco de dados no Modelo de Dados para consistência com o design do aplicativo no Modelo de Design e com a estrutura geral da arquitetura do aplicativo. Consulte Lista de Verificação: Modelo de Dados para obter itens específicos para revisão.