Mentor de Ferramentas: Executando Testes de Desenvolvedor Utilizando o Rational Test RealTime
Este mentor de ferramenta descreve como executar uma campanha de teste criada com o Rational Test RealTime.
Ferramenta: Rational Test RealTime
Relacionamentos
Descrição Principal

Visão Geral

Este mentor de ferramenta descreve como executar uma campanha de teste criada com o Rational Test RealTime. Esta tarefa consiste em construir e executar a campanha de teste. O Test RealTime compila e executa automaticamente o aplicativo de teste a partir dos componentes de teste implementados.

Cada entidade organizacional (mencionada como um "nó") suportada pelo Test RealTime pode ser construída e executada como se fosse um único teste.

No nível superior, o Rational Test RealTime suporta a noção de um projeto. Um projeto não é vinculado a nenhuma noção específica - ou seja, pode ser utilizado a critério do usuário. Os projetos podem ser vinculados a outros projetos, formando subprojetos aninhados logicamente.

No próximo nível de detalhe, está o nó de Grupo. Esse é um tipo de nó que pode ser utilizado para agrupar nós-filho relacionados (discutidos no momento). O nó de Grupo, quando construído e executado, faz com que cada nó-filho associado seja construído e executado seqüencialmente.

Em nós de Projeto ou Grupo, um desenvolvedor cria nós de Aplicação e de Teste. Esses são os nós que executam o trabalho real. Um nó de aplicativo é um nó projetado simplesmente para a aquisição de informações da análise de tempo de execução - ou seja, nenhum teste do Test RealTime foi executado como parte de um nó de Aplicativo. Um nó de Teste pode ser um teste de componente para C, C++, Ada ou Java ou um teste do sistema para C.

O chicote do código - ou seja, o código obrigatório para ativar a execução de um nó de Aplicativo ou de Teste no destino incorporado desejado - é a responsabilidade da TDP (Target Deployment Port, porta de implementação do destino) e é independente do nó de Teste. No entanto, as Definições de configuração para um nó de Aplicativo ou de Teste podem ser utilizadas para modificar determinadas configurações da TDP. Para obter mais informações, consulte o Mentor de Ferramenta "Configurando o Ambiente de Teste no Rational Test RealTime".

Observe que existe um terceiro tipo de nó - mencionado como um Comando Externo. Esse nó deve ser utilizado para ativar programas executáveis que possam ser necessários para o teste ou para os seus esforços de análise de tempo de execução. Ele pode ser necessário para a execução de testes externos ou de simuladores



ícone de manual Para obter informações detalhadas, consulte o capítulo Graphical User Interface ->Activity Wizards->Assistente de Testes de Componente do Rational Test RealTime User Guide.



Para obter informações sobre a implementação de componentes de teste, consulte o Mentor de Ferramenta Implementando Componentes de Teste Utilizando o Rational Test RealTime

Tipos de Relatório

Para executar qualquer nó no Rational Test RealTime, o desenvolvedor pode utilizar um destes dois métodos:

1. Executando um Nó do Rational Test RealTime Utilizando a GUI

Todos os nós estão localizados na guia Navegador do Projeto da Janela do Projeto localizada, por padrão, no lado direito da GUI.

O menu com clique direito de um nó de Projeto, Grupo, Aplicativo e Teste permite que o usuário Crie, Recrie, Limpe e Execute esse nó. Cada um tem uma definição padrão:

  • Construir: Recompilar apenas os arquivos cujo time stamp seja posterior ao código do objeto preexistente, vincular todos os códigos, executar o executável resultante e gerar os relatórios de análise/teste de tempo de execução aplicáveis
  • Reconstruir: Recompilar todos os arquivos de origem, vincular todos os códigos, executar o executável resultante e gerar os relatórios de análise/teste de tempo de execução aplicáveis
  • Limpar: Remover todos os códigos de objeto e programas executáveis
  • Executar: Executar o executável preexistente:

Há vários métodos para alteração do comportamento padrão de Construção, Reconstrução, Limpeza e Execução.

  1. Selecione o item de menu Construir->Opções.
    O usuário pode selecionar ou desselecionar as fases do processo de Construção que devem ou não ocorrer. Esse item de menu também oferece ao usuário um método rápido para desativação de alguns ou de todos os recursos de análise de tempo de execução.
  2. Clique com o botão direito do mouse em um nó e selecione Propriedades.
    Será aberta uma janela que pode ser utilizada para excluir esse nó do processo de construção. Assim, se um dos dez nós-filho de Teste de um nó de Grupo for excluído do processo de construção, então a Construção do nó de Grupo resultará na construção e execução de nove nós de Teste.
    Esse menu com clique direito também permite a execução de um nó no segundo plano. Geralmente, essa configuração é utilizada com Comandos Externos que possam preceder outros nós na cadeia de construção. Como o processo de construção também é executado seqüencialmente, do início ao fim do Navegador do Projeto, a execução de um Comando Externo no segundo plano impede que os nós subseqüentes de Teste, Aplicativo e Comando Externo tenham de aguardar a conclusão

Quando um nó for construído e executado, todos os relatórios resultantes poderão ser revisados.

Para obter informações sobre a implementação de componentes de teste, consulte o Mentor de Ferramenta: Analisando Resultados de Teste Utilizando o Rational Test RealTime

ícone de manual Para obter informações detalhadas, consulte o capítulo Graphical User Interface ->Working with Projects do Rational Test RealTime User Guide.

2. Executando um Nó do Rational Test RealTime Utilizando a Linha de Comandos

A abordagem mais simples para execução de um nó do Rational Test RealTime a partir da linha de comandos considera que todas as definições de configuração sejam estabelecidas utilizando a GUI, garantindo que a única fase restante a ser desempenhada seja a execução do nó de interesse. Nessas circunstâncias, a sintaxe para execução de um nó a partir da linha de comandos é:

studio -r [node.node.node.<....>node] <project file>

Nesse caso, cada nó-filho do projeto, incluindo subprojetos, pode ser especificado utilizando um "ponto", ou seja, separando o nome de cada nó-filho de seu pai utilizando um período. O arquivo do projeto sempre deve ser listado; se listado sozinho, sem nós-filho, então o projeto inteiro será construído.

Quando não estiver utilizando o comando studio para executar um nó, o usuário deve criar arquivos de origem que possam executar testes do Test RealTime ou adquirir dados da análise de tempo de execução sem conflito com o compilador e linker nativos do usuário. Em ambos os casos - ou seja, independentemente se o usuário estiver tentando executar um nó de Teste ou de Aplicativo - o compilador e o linker nativos do usuário executam o trabalho real. (De fato, todas as atividades de construção executadas pelo Test RealTime são simplesmente atividades da linha de comandos acionadas na GUI.)

Para nós de Teste, os seguintes comandos convertem scripts de teste do Test RealTime em arquivos de origem suportados pelo compilador e linker nativos do usuário para o seguinte:

  • a linguagem C: attolpreproC
  • a linguagem C++: atoprepro
  • a linguagem Ada: attolpreproADA

A linguagem Java não requer um comando especial, porque os scripts de teste já são arquivos .java

Para análise de tempo de execução, a opção principal é se ou não o usuário deseja executar inserção do código fonte como uma atividade independente ou como parte do processo de compilação e de vinculação. (Obviamente, se não for necessária análise de tempo de execução, a inserção de código fonte será desnecessária e não deverá ser executada.) Para executar simplesmente a inserção de código fonte, utilize os binários com o seguinte:

  • a linguagem C: attolcc1
  • a linguagem C++: attolccp
  • a linguagem Ada: attolada
  • a linguagem Java: javi

No entanto, se o usuário desejar que a compilação e a vinculação sejam executadas imediatamente após a inserção de código fonte, utilize os binários para o seguinte:

  • as linguagens C e C++: attolcc
  • a linguagem Java para compilação padrão: javi
    inclusão da biblioteca javic.jar, e chamadas para classes javic.jar, como parte de um processo de construção não-facilitado

ícone de manual Para obter informações mais detalhadas, consulte o capítulo Command Line Reference do Rational Test RealTime Reference Guide, e os capítulos Command Line Reference->Component Testing e Command Line Reference->Runtime Analysis do Guia de Referência do Rational Test RealTime.