Visão Geral
Este mentor de ferramenta suporta a Identificação de Elementos de Design Existentes com o Rational XDE Developer - Java
Platform Edition.
-
As etapas neste mentor de ferramenta correspondem às etapas da tarefa correspondente.
-
Os links para os tópicos na Ajuda on-line do XDE estão marcados com .
-
No mentor de ferramentas, as seguintes etapas são executadas para os casos de uso a serem projetados na iteração
atual:
-
Elementos de design com arquitetura significante podem ser documentados em uma Visualização Lógica separada, que é
mantida à medida que os elementos de design são identificados. Consulte Diretrizes da Estrutura de Modelo do Rational XDE.
As características dos eventos devem ser capturadas conforme necessário para conduzir a identificação dos elementos de
design que os tratam. Essas informações podem ser capturadas informalmente, como em um documento separado, em vez de
como parte de um modelo do Rational XDE.
Eventos de comunicação assíncrona podem ser modelados como sinais para expressar os dados transportados ou as relações
entre os sinais, como relacionamento de generalização. As subetapas a seguir descrevem como modelar sinais:
-
Crie diagramas de classe conforme necessário. Consulte Incluindo Diagramas
.
-
Inclua sinais. Consulte Incluindo
Shapes a Diagramas
.
-
Inclua uma breve descrição para cada elemento de design. Consulte Documentando Elementos de Modelo
.
-
Inclua relacionamentos de generalização entre os sinais, se aplicável. Consulte Incluindo Relacionamentos de Generalização
.
Para obter mas informações sobre diagramas de classe, consulte Trabalhando com Diagramas de Classe
. Para obter
mais informações sobre sinais, consulte Sinais
.
Os elementos de design são geralmente criados das três maneiras a seguir:
-
modelando (incluindo em um diagrama de classe)
-
expandindo um padrão
-
codificação e engenharia reversa
Essas abordagens são aplicadas nas seções a seguir.
Expandindo um Padrão
Você pode utilizar padrões de design para identificar elementos de design. Referência: Implementando Padrões de Design
Identifique os padrões candidatos que podem ser úteis. Consulte os tópicos a seguir na Ajuda on-line do Rational XDE:
-
Aplicando o Grupo de Quatro Padrões de
Amostra
-
Armazenar e Recuperar Padrões
-
Bibliotecas de Padrões
-
Importar Padrões de Ativos RAS
-
Importar e Exportar Bibliotecas de
Padrões
-
Aplicar Padrões
Modelagem
Crie diagramas de classe no Modelo de Design para capturar elementos de design. Se você optar por manter as classes de
análise, poderá estabelecer as dependências de rastreabilidade nas classes de análise.
-
Crie diagramas de classe conforme necessário. Consulte Incluindo Diagramas
.
-
Inclua subsistemas e classes. Consulte Incluindo Shapes a Diagramas
.
-
Inclua uma breve descrição para cada elemento de design. Consulte Documentando Elementos de Modelo
.
-
(Opcional) Inclua rastreabilidade nas classes de análise. Consulte Incluindo Relacionamentos de Abstração
.
-
Organize os elementos de design em pacotes. Consulte Agrupando Elementos de Modelo em Pacotes
. Além
disso, consulte o white paper Diretrizes da Estrutura de Modelo do Rational XDE.
Para obter mas informações sobre diagramas de classe, consulte Trabalhando com Diagramas de Classe
.
Para obter mais informações sobre a modelagem Java, consulte os tópicos a seguir na Ajuda on-line do Rational XDE:
-
Compreendendo a Modelagem Java
-
Modelando Elementos Java
-
Modelando JavaBeans
-
Modelando EJBs
-
Modelando Propriedades EJB
-
Modelando Servlets
-
Modelando Páginas JavaServer
-
Desenvolvendo Documentos HTML
Codificação e Engenharia Reversa
Outra abordagem é esboçar o design no formato de código, realizar a engenharia reversa dele para criar um modelo de
implementação esqueletal, e arrastar e soltar essas classes em diagramas no Modelo de Design. Quando você tiver tomado
a decisão de que uma classe de design mapeará para uma classe de implementação específica, essa abordagem terá as
seguintes vantagens:
-
Como uma alternativa, um editor de código pode ser utilizado para esboçar interfaces, métodos e atributos
utilizando engenharia reversa para refletir esses elementos no modelo.
-
É possível realizar engenharia reversa de recursos de códigos existentes, que contribuem para o Modelo de Design.
-
Os elementos selecionados podem ser prototipados para validar um conceito complexo, e utilizam engenharia
round-trip para manter esses protótipos consistentes com o Modelo de Design.
Os EJBs podem ser criados utilizando padrões do J2EE no Rational XDE. Consulte os tópicos a seguir na Ajuda on-line do
Rational XDE:
Até
|
Consulte a
|
Criar EJBs
|
Criação de EJB
|
Criar um Bean de Entidade BMP
|
Criando Beans de Entidade
BMP
|
Criar um Bean de Entidade CMP 1.1
|
Criando Beans de Entidade
CMP 1.1
|
Criar um Bean de Entidade CMP 2.0
|
Criando Beans de Entidade
CMP 2.0
|
Especificar uma Chave Primária EJB
|
Incluindo Chaves Primárias
em Beans de Entidade
|
Incluir um Campo em um Bean de Entidade CMP
|
Incluindo Arquivos
Gerenciados por Contêiner em Beans de Entidade
|
Criar um Bean de Sessão com Preservação de Estado
|
Criando Beans de Sessão com
Preservação de Estado
|
Criar um Bean de Sessão sem Preservação de Estado
|
Criando Beans de Sessão sem
Preservação de Estado
|
Criar um Bean Orientado a Mensagens
|
Criando Beans Orientados a
Mensagens
|
Criar um EJB a partir de uma Classe Java Existente
|
Criando EJBs a partir de
Classes Existentes
|
Criar um Descritor de Implementação do EJB (sem Implementá-lo)
|
Criando Descritores de
Implementação do EJB
|
Para obter mais informações, consulte os tópicos a seguir na Ajuda on-line do Rational XDE:
-
Trabalhando com Diagramas de Classe
-
Modelando Aplicativos Java e da Web
-
Modelando Elementos Java
-
Modelando EJBs
As etapas a seguir aplicam-se aos subsistemas de grande granulosidade (maiores que EJBs individuais):
-
Para cada subsistema, identifique um conjunto de interfaces candidatas. Inclua interfaces em um diagrama de classe
existente ou crie novos diagramas de classe, conforme necessário. (Consulte Incluindo Shapes a Diagramas
.)
Certifique-se de que seja utilizada a guia Java da caixa de ferramentas, em vez da caixa de
ferramentas de UML, para incluir elementos específicos ao Java.
-
Inclua dependências de interface. Consulte Incluindo Relacionamentos de Dependência
.
-
Mapeie subsistemas para interfaces, incluindo um relacionamento de realização do subsistema para a interface.
Consulte Incluindo Relacionamentos de
Realização
.
-
Documente a interface, incluindo o comportamento necessário. Consulte Documentando Elementos de Modelo
.
-
Inclua métodos na interface. Consulte Incluindo Operações a Classificadores
.
-
Inclua uma descrição em cada operação. Consulte Documentando Elementos de Modelo
.
-
Inclua parâmetros em cada método. Consulte Incluindo Parâmetros a Operações
.
-
Organize as interfaces em pacotes. Consulte Agrupando Elementos de Modelo em Pacotes
.
Para EJBs, as seguintes etapas aplicam-se:
-
As interfaces do EJB são geradas quando o EJB é criado, portanto não é necessária criação separada de interfaces do
EJB.
-
Inclua dependências de interface. Consulte Incluindo Relacionamentos de Dependência
.
-
Inclua métodos nas interfaces. Consulte Incluindo Métodos em um EJB
.
-
Inclua uma descrição em cada operação. Consulte Documentando Elementos de Modelo
.
-
Inclua parâmetros em cada operação. Consulte Incluindo Parâmetros a Operações
.
As modelagens de cápsula e de protocolo não são suportadas pelo Rational XDE.
|