Mentor de Ferramentas: Executando Análise de Casos de Uso Utilizando o Rational XDE Developer
Este mentor de ferramenta descreve como Executar Análise de Casos de Uso com o Rational XDE Developer.
Ferramenta: Rational XDE Developer
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição Principal

Visão Geral

Este mentor de ferramenta suporta a Execução de Análise de Casos de Uso com o Rational XDE Developer - Java Platform Edition.  

Este mentor de ferramenta considera que um Modem de Design e um Modelo de Caso de Uso foram criados de acordo com as Diretrizes da Estrutura de Modelo do XDE. Considera também que o Modelo de Caso de Uso foi preenchido com agentes e casos de uso, seguindo o Mentor de Ferramenta: Localizando Agentes e Casos de Uso Utilizando o Rational XDE.

As etapas a seguir são executadas uma vez por iteração:

Criar a Realização de Casos de Uso

Para cada caso de uso a ser analisado:

  1. Navegue para o pacote do Modelo de Design no qual as realizações de casos de uso devem ser criadas. Consulte as Diretrizes da Estrutura de Modelo do Rational XDE.
  2. Crie um diagrama de casos de uso para capturar as realizações de caso de uso (a menos que já exista algum). Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Diagramas .
  3. Inclua uma instância de colaboração no diagrama. Forneça a ela o mesmo nome do caso de uso. Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Shapes a Diagramas .
  4. Inclua um relacionamento de realização no caso de uso. Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Relacionamentos de Realização .

Referência: ícone de manual de ajudaInstâncias de Colaboração .

Complementar as Descrições de Caso de Uso

Se a descrição de caso de uso precisar ser complementada com descrições comportamentais internas adicionais, isso poderá ser feito incluindo em uma descrição de caso de uso existente criada de acordo com as etapas resumidas em Mentor de Ferramenta: Detalhando um Caso de Uso com o Rational XDE. Se o comportamento interno do sistema demonstrar pouca semelhança com seu comportamento externo, uma descrição completamente separada poderá ser autorizada. Nesse caso, anexe um documento de especificação de caso de uso separado (consulte Produto de Trabalho: Caso de Uso do gabarito) na instância de colaboração no modelo. Consulte ícone de manual de ajudaVinculando Arquivos Externos a Elementos de Modelo .

Localizar Classes de Análise no Comportamento do Caso de Uso

  1. Navegue para o pacote no Modelo de Design que conterá as classes de análise. Consulte as Diretrizes da Estrutura de Modelo do Rational XDE.
  2. Crie um ou mais diagramas de classe para capturar as classes de análise. Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Diagramas .
  3. Inclua as classes de análise. Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Shapes a Diagramas .
  4. Designe os estereótipos de classe de análise, conforme apropriado. Consulte ícone de manual de ajudaDesignando Estereótipos .
  5. Inclua uma breve descrição para cada classe. Consulte ícone de manual de ajudaDocumentando Elementos de Modelo .
  6. Opcionalmente, associe um documento a cada classe. Consulte ícone de manual de ajudaVinculando Arquivos Externos a Elementos de Modelo .

Referência: tópico ícone de manual de ajudaTrabalhando com Diagramas de Classe .

Distribuir Comportamento para Classes de Análise

  1. Navegue para cada realização de casos de uso (instância de colaboração) a ser analisada.
  2. Para cada subfluxo independente (cenário), crie uma ou mais instâncias de interação. (No Explorador de Modelos, clique com o botão direito do mouse na instância de colaboração e clique em Incluir UML > Instância de Interação.)
  3. Crie um diagrama de seqüência para esta instância de interação. Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Diagramas .
  4. Digite uma breve descrição do cenário representado pelo diagrama de seqüência. Consulte ícone de manual de ajudaDocumentando Elementos de Modelo .
  5. Arraste e solte os atores e as classes participantes no diagrama de seqüência. Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Shapes a Diagramas .
  6. Inclua mensagens entre os objetos. Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Mensagens ou Estímulo .
  7. (opcional) Descreva a mensagem. Consulte ícone de manual de ajudaDocumentando Elementos de Modelo .
  8. Para descrever o comportamento do objeto quando ele recebe uma mensagem, designe uma operação à mensagem. Consulte ícone de manual de ajudaDesignando Operações a Mensagens ou Estímulo . (Se a operação não existir, inclua uma na classe, conforme descrito em Descrever Responsabilidades abaixo e, em seguida, designe a operação à mensagem.)

Referência:

  • ícone de manual de ajudaTrabalhando com Diagramas de Classe
  • ícone de manual de ajudaTrabalhando com Diagramas de Interação (Seqüência)

Descrever Responsabilidades

  1. Descreva as responsabilidades da classe incluindo operações. Digite o nome da operação com duas barras na frente (//). O uso desses caracteres especiais indica que a operação está sendo empregada para descrever as responsabilidades da classe de análise. Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Operações a Classificadores .
  2. Inclua uma descrição em cada operação. Consulte ícone de manual de ajudaDocumentando Elementos de Modelo .

Descrever Atributos e Associações

Utilize as etapas a seguir para descrever atributos e associações.

Definir Atributos

Consulte o tópico ícone de manual de ajudaIncluindo Atributos a Classificadores na Ajuda on-line do Rational XDE.

Estabelecer Associações entre Classes de Análise

  1. (Opcional) Navegue para cada realização de caso de uso e inclua um diagrama de classe para mostrar os participantes na realização de caso de uso. Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Diagramas .
  2. Inclua relacionamentos de associação (no diagrama de "participantes" para uma realização de casos de uso ou no diagrama de classe em que a classe foi introduzida pela primeira vez, ou ambos). (Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Relacionamentos de Associação , ícone de manual de ajudaEspecificando Tipos de Relacionamentos de Associação .) Uma vez que um relacionamento foi incluído entre as classes em um diagrama, ele pode ser incluído automaticamente em outro diagrama. Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo ou Removendo Conectores Relacionados. .
  3. Especifique multiplicidade em cada extremidade de associação. Consulte ícone de manual de ajudaEspecificando Multiplicidade em Extremidades da Associação .
  4. Especifique navegabilidade em cada extremidade de associação. Consulte ícone de manual de ajudaEspecificando Navegabilidade em Extremidades da Associação .

Descrever Dependências de Evento entre Classes de Análise

Forneça um nome ou estereótipo para as associações para indicar dependências de eventos. Consulte ícone de manual de ajudaRelacionamentos de Nomenclatura , ícone de manual de ajudaDesignando Estereótipos .

Referência: tópico ícone de manual de ajudaTrabalhando com Estereótipos na Ajuda on-line do Rational XDE.

Reconciliar as Realizações de Casos de Uso

Examine as classes de análise e suas associações. Identifique e resolva as inconsistências e remova quaisquer duplicatas.

Referência: tópico ícone de manual de ajudaTrabalhando com Diagramas de Classe na Ajuda on-line do Rational XDE.

Qualificar Mecanismos de Análise

Os mecanismos de análise utilizados por uma classe e suas características associadas não precisam ser capturados de uma maneira formal. Uma nota anexada a um diagrama (consulte ícone de manual de ajudaAnexando Notas a Shapes ). Também é possível utilizar uma extensão para a descrição da classe (consulte ícone de manual de ajudaDocumentando Elementos de Modelo ) é suficiente para comunicar as informações.

Estabelecer Rastreabilidade

Inclua dependências de rastreabilidade entre os elementos de Modelo de Análise/Design e outros modelos, conforme especificado em diretrizes do projeto. Por exemplo, pode haver um modelo de negócios, modelo de dados conceituais ou modelo de telas da interface com o usuário separado para o qual você deseja rastrear as classes de análise. Para fazer isso:

  1. Crie um diagrama para Rastreabilidade. Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Diagramas .
  2. Arraste e solte os elementos a serem rastreados no diagrama. Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Shapes a Diagramas .
  3. Inclua as dependências de rastreabilidade (dependências de abstração opcionalmente estereotipadas como <<rastreio>>). Consulte ícone de manual de ajudaIncluindo Relacionamentos de Abstração .

Revisar os Resultados

Não há orientação específica ao Rational XDE para esta etapa.