Mentor de Ferramentas: Visualizando um Histórico de Requisito Utilizando o Rational RequisitePro
Este mentor de ferramentas explica como visualizar o histórico de um requisito no Rational RequisitePro®.
Ferramenta: Rational RequisitePro
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição Principal

Visão Geral

Como os requisitos são modificados, o histórico de requisitos permite controlar o que, quando, por que e quem dessas alterações de requisito. O histórico de requisitos fornece as seguintes informações:

  • Com que freqüência seus requisitos mudam? (Alterações em excesso podem ser indicativos mais rápidos pode ser indicado de um desejo de requisito definido.)
  • Quem modificou um determinado requisito? (Você pode querer consultar a pessoa e compreender seus motivos antes de validar ou invalidar as alterações.)
  • Por que os requisitos foram alterados? (Qual é o motivo?)
  • O que causou um relacionamento entre dois requisitos para tornar "suspeito"?

Conhecer o histórico de requisitos é particularmente útil durante a análise de impacto, quando você está tentando determinar se uma alteração para o requisito afeta os requisitos aos quais ele está vinculado. 

Etapas de Ferramentas

Esse mentor de ferramenta apresenta os seguintes procedimentos de histórico de requisitos:

  1. Visualizar o histórico de um requisito
  2. Executar uma análise de impacto
  3. Registrar o histórico de requisitos

1. Visualizar o histórico de um requisito

No RequisitePro, o histórico de um requisito está localizado na guia Revisão da caixa de diálogo Propriedades do Requisito. Essa caixa de diálogo é acessível do documento ou de uma visualização do Microsoft® Word.

No documento do Word:

  1. Posicione o cursor no texto de um requisito.
  2. Clique em RequisitePro > Requisito > Propriedades. A caixa de diálogo Propriedades do Requisito é exibida.

Em uma visualização:

  1. Selecione a linha de requisito e faça o seguinte para abrir a caixa de diálogo Propriedades do Requisito:
  • Clique com o botão direito do mouse para exibir o menu sensível ao contexto e clique em Propriedades no menu pop-up.
  • Clique em Requisito > Propriedades.
  1. Faça o seguinte:
    • Clique na guia Revisão. Essa área de janela exibe a última alteração feita naquele requisito. São mostrados a data, a hora, o autor e a descrição da alteração (motivo da alteração).
    • Clique no botão Histórico. A caixa de diálogo Histórico da Revisão exibe todas as modificações feitas naquele requisito desde sua criação. O RequisitePro aumenta automaticamente o número de Revisão à medida que as modificações ocorrem.
    • Clique em uma revisão na caixa de lista de revisões para visualizar os detalhes sobre a revisão.
    • Clique em Imprimir para imprimir o conjunto de revisões para aquele requisito.

Nota: para imprimir as revisões pertencentes a vários requisitos, utilize o Rational SoDA®, a ferramenta de automação de documentos do Rational para extrair qualquer conjunto de revisões do projeto RequisitePro e imprimir um documento do Word ou do Adobe® FrameMaker. De modo alternativo, abra o banco de dados RequisitePro de leitura com uma conexão ODBC e utilize uma ferramenta de relatório de banco de dados para consultar revisões em vários requisitos.

2.  Executar uma análise de impacto

Revisar o histórico de um requisito é uma importante etapa na análise de impacto. Uma das razões para definir links de rastreabilidade entre os requisitos é ter um meio de sinalizar os requisitos que podem ser afetados por uma alteração em um requisito relacionado.

O RequisitePro utiliza um link suspeito para denotar que o relacionamento entre dois requisitos relacionados deve ser reexaminado porque um dos requisitos foi modificado. Um link suspeito é visualmente representado em um Matriz de Rastreabilidade ou em uma Árvore de Rastreabilidade com uma barra vermelha e uma seta de rastreabilidade. Esse indicador notifica visualmente os usuários que o texto ou os atributos de um requisito foram alterados e que essa alteração pode afetar os requisitos que são traçados para ou do requisito modificado.

Quando um link suspeito é exibido, você investiga sua possível causa e que efeitos a alteração pode ter em outros requisitos. Você visualiza o histórico dos dois requisitos envolvidos no link suspeito, seguindo as etapas descritas na primeira seção deste mentor de ferramenta (Visualizar o histórico de um requisito). Quando você visualiza o histórico do requisito modificado, pode chegar a uma destas conclusões:

  • A modificação para aquele requisito não afeta os requisitos vinculados. Nesse caso, o link suspeito pode ser apagado. Para apagar um link suspeito enquanto estiver em uma visualização de rastreabilidade, posicione o cursor no ícone de link suspeito Clique com o botão direito do mouse para exibir o menu sensível ao contexto e selecione Apagar Suspeito.
  • A modificação afeta os requisitos vinculados. Nesse caso, a definição dos requisitos vinculados deve ser atualizada para refletir a alteração antes de o link ser apagado.

Para limpar um link suspeito enquanto estiver em uma visualização de rastreabilidade, dê um clique duplo no requisito afetado. Em seguida, faça o seguinte:

  • Se o requisito foi criado em um documento do RequisitePro, o RequisitePro abre o documento e posiciona o cursor no requisito. Modifique o texto do requisito quando necessário às luzes do requisito modificado relacionado, e clique em RequisitePro > Documento > Salvar para confirmar a alteração.
  • Se o requisito foi criado diretamente em uma visualização, a caixa de diálogo Propriedades do Requisito é exibida. Modifique a caixa Texto e clique em OK para confirmar a alteração.

3. Registrar o histórico de requisito

As seguintes dicas estão relacionadas à utilização do histórico de requisitos.

Dica 1: Designar nomes de usuários a todos os usuários

Um registro importante no histórico de requisitos é o autor das alterações do requisito. Esse autor é o usuário conectado ao projeto RequisitePro no momento em que o registro foi modificado. Para registrar qual usuário está conectado, você deve ativas a segurança do projeto RequisitePro.

Por padrão, os projetos do RequisitePro têm a segurança desativada. Mesmo se não quiser definir as permissões para cada componente de projeto (projeto, documentos, requisitos etc.), você deve ativar a segurança para que possa designar nome de usuários aos usuários. Esses nomes de usuários serão inseridos nas revisões de requisito como o usuário que cria e modifica um requisito.

Para ativar a segurança e criar nomes de usuários, faça o seguinte:

  1. Clique em Arquivo > Administração de Projeto > Segurança. A caixa de diálogo Segurança do Projeto é exibida.
  2. Selecione a caixa de opções Ativar a segurança para esse projeto.

Para criar grupos de usuário:

  1. Clique no botão Incluir localizado abaixo da caixa Grupos. A caixa de diálogo Permissões de Grupo é exibida.
  2. Digite um nome de grupo e defina as permissões para aquele grupo. As permissões podem ser definidas para tipos de documentos, tipos de requisito, atributos e valores de atributos específicos. Você também pode definir se o grupo de usuários pode modificar a estrutura do projeto. Isso pode incluir permissão para incluir atributos nos tipos de requisito, incluir tipos de documento e assim por diante.

Para incluir um usuário individual:

  1. Selecione um grupo na lista Grupos na caixa de diálogo Segurança do Projeto.
  2. Clique no botão Incluir localizado na caixa de diálogo Usuários do Grupo. A caixa de diálogo Incluir Usuário é exibida.
  3. Digite um nome de usuário (por exemplo, John Smith); você pode digitar uma senha e um endereço de e-mail. Os endereços de e-mail são utilizados quando os usuários participam de discussões de grupos de e-mail.

Dica 2: Não excluir requisitos

O RequisitePro permite que você exclua os requisitos. Esse recurso é útil quando você cria um projeto pela primeira vez; você pode querer experimentar como utilizar o RequisitePro e qual nível de detalhes deseja para utilizar nos requisitos. No mesmo ponto, você pode decidir se o projeto está pronto para ser mantido como está. Desse ponto em diante, você deve controlar cada modificação feita no projeto. Lembre-se de que quando o RequisitePro exclui requisitos, cada propriedade daquele requisito é excluída, incluindo seu histórico; essa é uma informação que você não deve perder. O RequisitePro exige a confirmação antes excluir o requisito.

Recomendamos que você não exclua um requisito utilizando o recurso Excluir. Em vez disso, você pode criar um atributo (por exemplo, Excluído ou Inativo) para marcar os requisitos como "excluído" (ou inativo). É possível reativar aquele requisito posteriormente alterando simplesmente o valor daquele atributo.

Talvez você queira realocar os requisitos inativos para a parte inferior do documento no qual eles aparecem ou no banco de dados (para que os requisitos inativos não apareçam nos documentos). Para mover os requisitos que estão localizados no documento do Word (em oposição àqueles que estão localizados na visualização), siga estas etapas:

  1. No documento do Word, posicione o cursor no texto do requisito.
  2. Clique em RequisitePro > Requisito > Recortar.
  3. No Explorer, clique em Matriz de Atributos no qual deseja colar os requisitos e, em seguida, clique em Editar > Colar.

Dica 3: Incluir revisões para relacionamentos de rastreabilidade

Por padrão, o RequisitePro mantém as revisões de requisitos, não links de rastreabilidade. Para definir o RequisitePro para manter as revisões dos links de rastreabilidade, faça o seguinte:

  1. Clique em Ferramentas > Opções.
  2. Na seção Rastreabilidade, selecione a caixa de opções Alterações relacionadas ao histórico.
  3. Clique em OK.

Para verificar o log do histórico de rastreabilidade, abra uma Matriz de Rastreabilidade. Inclua ou remova um link de rastreabilidade entre dois requisitos. Em seguida, selecione um dos requisitos e clique em Requisitos > Propriedades para abrir a caixa de diálogo Requisito. Na guia Revisão, clique em Histórico. A alteração de rastreabilidade é exibida na lista Revisão.

Dica 4: Sempre preencher as caixas de diálogo de notificação de alterações

Como parte do bom processo de gerenciamento de requisitos, recomendamos que os membros do projeto registrem as razões para alteração dos requisitos. O RequisitePro fornece um campo Descrição da Alteração no qual essas informações podem ser registradas.

O campo Descrição da Alteração está localizado na guia Revisão da caixa de diálogo Propriedades de Requisito.

Quando você salva um documento do RequisitePro contendo requisitos modificados, o RequisitePro exibe a caixa de diálogo Notificação de Alteração para cada requisito modificado. Você pode utilizar a caixa de opções Aplicar a todos os requisitos modificados no documento para anexar a mesma informação na Descrição da Alteração de todos os requisitos modificados (por exemplo, "reunião com o VP em 30/05/2001").