Função: Coordenador de Revisão
Essa função facilita as revisões e as inspeções formais, assegura que ocorram quando necessário e verifica se são conduzidas a um padrão satisfatório.
Conjuntos de Funções: Funções Gerais
Relacionamentos
Descrição Principal

A função de Coordenador da Revisão é responsável pelo gerenciamento do processo de revisão. As revisões podem ser generalizadas em duas categorias principais: revisões de gerenciamento do progresso do projeto e revisões técnicas dos produtos de trabalho do projeto. Esta função é responsável por:

  • Assegurar a condução de revisões necessárias
  • Assegurar que os participantes de revisão apropriados sejam incluídos e notificados com detalhes de revisão apropriados
  • Conduzir a revisão de maneira apropriada e eficiente
  • Assegurar que as tarefas de acompanhamento resultantes da revisão sejam gerenciadas até o fim

Ao criar a equipe para essa função, é necessário considerar as habilidades exigidas para a função e as diferentes abordagens que podem ser feitas para designar a equipe à função.

Criação da Equipe
Habilidades

É importante para uma pessoa que desempenha a função de Coordenador de Revisão ter a capacidade de facilitar o trabalho de grupos de pessoas que colaboram eficientemente. O ideal é que uma pessoa que desempenha essa função tenha a confiança e o respeito de todos os participantes envolvidos no processo de revisão.

As habilidades e o conhecimento apropriados para essa função incluem:

  • Habilidades de planejamento e organizacionais
  • Diplomacia, incluindo habilidades de resolução de disputas
  • Habilidades de facilitação
  • A capacidade de permitir colaboração produtiva
Abordagens da Designação

Essa função pode ser designada das seguintes formas:

  • Designe uma pessoa para a função de Coordenador da Revisão, caso por caso, para cada revisão. Essa é uma abordagem comum para equipes pequenas e é especialmente adequada para equipes de qualquer tamanho nas quais a equipe tem um alto grau de confiança e respeito. Essa abordagem é especialmente adequada para equipes constituídas por grupos experientes de pessoas com nível de habilidades relativamente iguais.
  • Em uma equipe de pequeno a médio porte, alguém que desempenhe a função de Coordenador de Projeto também pode assumir a responsabilidade de Coordenador da Revisão. Às vezes, as equipes líderes podem assumir essa função.
  • Em equipes maiores, o pessoal administrativo pode agir como facilitadores de reunião, liberando especialistas em domínio para participar ativamente da revisão.