Função: Gerenciador de Teste
Essa função orienta o esforço geral de teste. Isso inclui a defesa da qualidade e dos testes, planejamento e gerenciamento de recursos e resolução de problemas que representam um obstáculo para o esforço de teste.
Conjuntos de Funções: GerenciadoresTestadores
Relacionamentos
Descrição Principal

As funções organizam a responsabilidade de executar tarefas e desenvolver produtos de trabalho em grupos lógicos. Cada função pode ser designada a uma ou mais pessoas e cada pessoa pode desempenhar uma ou mais funções. Ao criar a função Gerente de Teste, é necessário considerar as habilidades exigidas para a função e as diferentes abordagens que podem ser feitas para designar a equipe à função.

Criação da Equipe
Habilidades

Suportadas pelas habilidades e conveniências básicas a seguir:

  • conhecimento geral de todos os aspectos do processo de engenharia de software
  • experiência em uma grande variedade de esforços, técnicas e ferramentas de teste
  • habilidades interpessoais, principalmente diplomacia e defesa
  • habilidades de planejamento e gerenciamento
  • conhecimento do domínio, sistema ou aplicativo em teste (desejável)
  • experiência em programação ou gerenciamento de equipes de programação (desejável)

Essa função é responsável principalmente por:

  • Negociar a finalidade e os produtos liberados do esforço de teste
  • Assegurar o planejamento e o gerenciamento apropriados dos recursos de teste
  • Avaliar o andamento e a eficácia do esforço de teste
  • Defender o nível apropriado de qualidade mediante a correção de Defeitos importantes
  • Defender um nível apropriado de enfoque na testabilidade durante o processo de desenvolvimento de software
Abordagens da Designação

A função Gerente de Teste pode ser designada das seguintes formas:

  • Designe um membro da equipe para desempenhar somente a função de Gerente de Teste. Esta é uma abordagem adotada com freqüência, sendo especificamente adequada para equipes grandes ou equipes menores, nas quais o Coordenador de Projeto tem experiência mínima em testes.
  • Designe um membro da equipe para desempenhar as funções de Coordenador de Projetos e Gerente de Teste. Esta estratégia é uma boa opção para equipes de teste menores.
  • Designe um membro da equipe para desempenhar as funções de Gerente de Teste e Designer de Teste. Esta estratégia também é uma boa opção para equipes de teste menores. Uma pessoa que desempenha essas duas funções deve ter grande capacidade de liderança e gerenciamento, bem como forte habilidade técnica e ampla experiência.
  • Designe um membro da equipe para desempenhar as funções de Gerente de Teste e Analista de Teste. Esta estratégia é uma outra opção para equipes de teste de pequeno a médio porte. Atente para que as minúcias da função de Analista de Teste não afetem de modo adverso as responsabilidades da função de Gerente de Teste. Para minimizar esse risco, atribua tarefas de Analista de Teste menos críticas a uma pessoa que desempenhe essas duas funções, deixando as tarefas mais importantes para os membros da equipe que não possuem nenhuma responsabilidade direta de gerenciamento.
Informações Adicionais