Tarefa: Realizar Auditoria de Configuração
Esta tarefa define como desempenhar uma Auditoria de Configuração.
Disciplinas: Configuração e Gerenciamento de Mudanças
Objetivo
  • Determinar se uma baseline contém todos os produtos de trabalho necessários
  • Determinar que uma baseline atende aos requisitos.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
      Saídas
        Etapas
        Desempenhar a Auditoria de Configuração Física

        Uma Auditoria de Configuração Física (PCA) identifica os componentes de um produto a serem implantados a partir do Repositório do Projeto.   As etapas são:

        • Identificar a baseline a ser implementada (normalmente é apenas um nome e/ou número, mas também pode ser uma lista completa de todos os arquivos e suas versões).
        • Confirmar que todos os produtos de trabalho necessários, conforme especificado pelo Processo de Desenvolvimento, esteja presente na baseline.  Liste os produtos de trabalho ausentes nas Descobertas de Auditoria de Configuração.

        Outros Níveis de Auditoria de Configuração Física

        Algumas organizações utilizam uma Auditoria de Configuração Física para confirmar a consistência do design e/ou a documentação do usuário com o código.  O RUF (Rational Unified Process) recomenda que essa verificação de consistência seja desempenhada como parte da atividade de revisão ao longo do processo de liberação.   Nesse estágio final, as auditorias devem restringir-se à verificação da presença dos distribuíveis requeridos e não à revisão do conteúdo.

        Desempenhar a Auditoria de Configuração Funcional

        Uma Auditoria de Configuração Funcional (FCA) confirma que uma baseline atende aos requisitos estabelecidos para ela.   As etapas para desempenhar essa auditoria são:

        • Preparar um relatório que liste cada requisito estabelecido para a baseline, seu procedimento de teste correspondente e o resultado do teste (aprovado/reprovado) da baseline.  
        • Confirmar que cada requisito tenha passado por um ou mais testes e que todos os testes tenham sido aprovados.  Liste os requisitos sem os procedimentos de teste e os requisitos com testes incompletos ou reprovados em Descobertas da Auditoria de Configuração. 
        • Gerar uma lista dos CRs estabelecidos para essa baseline.  Confirme que cada CR tenha sido fechado.  Liste os CRs que não foram fechados em Descobertas da Auditoria de Configuração.
        Relatar Descobertas

        Se houver alguma discrepância, elas serão capturadas em Descobertas da Auditoria, conforme descrito anteriormente.  Além disso, as seguintes etapas deverão ser executadas:

        • Identificar as ações corretivas.  Isso pode exigir entrevistas com vários membros da equipe do projeto de forma a identificar a origem da discrepância e as correções apropriadas:
          • Para produtos de trabalho ausentes, a ação apropriada é geralmente controlar a configuração do produto de trabalho ou criar um CR para criar o produto de trabalho ausente.
          • No caso de requisitos não testados ou reprovados no teste, o requisito pode ser estabelecido para uma baseline posterior ou negociado para ser removido do conjunto de requisitos.
          • Para CRs em aberto, o CR pode simplesmente precisar ser fechado, precisar de teste adicional ou de adiamento para uma baseline posterior.
        • Para cada ação corretiva, atribua uma responsabilidade e determine uma data de conclusão.