Tarefa: Preparar Diretrizes para o Projeto
Esta tarefa descreve como preparar orientações específicas de projetos.
Disciplinas: Ambiente
Objetivo

A finalidade desta tarefa é:

  • Coletar diretrizes existentes ou desenvolver novas diretrizes para uso pelo projeto.
  • Tornar as diretrizes existentes acessíveis aos membros do projeto quando forem necessárias.
  • Trabalhando com especialistas no assunto para atualizar essas diretrizes com base no feedback dos clientes.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
  • Nenhum
Opcional:
    Saídas
      Etapas
      Identificar a Necessidade do Projeto por Diretrizes
      Finalidade: Identificar quais diretrizes são necessárias pelo projeto.

      Com base nos produtos de trabalho que precisam ser produzidos e o nível de formalidade necessário para cada produto de trabalho, identifique o conjunto de diretrizes necessárias pelo projeto. A preparação de diretrizes é considerada parte da adaptação do processo para o projeto. O engenheiro do processo passará uma boa parte do tempo com o coordenador de projeto, decidindo quais tipos de diretrizes devem ser disponibilizadas às equipes.

      As diretrizes específicas do projeto servem para várias finalidades, incluindo:

      • Fornecer orientação precisa e relevante sobre a produção de determinados produtos de trabalho.
      • Assegurar que os produtos de trabalho sejam desenvolvidos com consistência e que sigam as convenções e os estilos definidos.
      • Descrever determinados padrões exigidos para a aderência do projeto.
      • Fornecer um precursor para que a equipe revise a qualidade e a integridade dos produtos de trabalho.

      Na tabela a seguir, estão descritas algumas das diretrizes mais comumente consideradas para um projeto de software. O RUP é fornecido com exemplos daquelas que podem ser utilizadas como um ponto de partida para adaptação específica do projeto.

      Tipo de Orientação
      Envolvimento da Função
      Produtor(es)
      Consumidores
      Diretrizes de Modelagem de Negócios
      Descreve como você deve modelar casos de uso de negócios, profissionais de negócios e entidades de negócios. Essas diretrizes devem ser consideradas quando o projeto precisa modelar formalmente o negócio para criar um novo sistema. O grau de recriação do processo de negócios ou a sua complexidade indica como elas deverão ser abrangentes.

      Analista do Processo de Negócios Analista do Processo de Negócios, Designer de Negócios, Revisores Técnicos
      Diretrizes de Modelagem de Caso de Uso
      Necessárias toda vez que os casos de uso desempenham uma função importante na captura do comportamento do sistema. Devem conter as convenções de modelagem, tais como os relacionamentos a utilizar, estilos a seguir para descrições textuais.

      Analista de Sistemas Analista de Sistemas, Especificador de Requisitos, Designer

      Diretrizes de Design
      Um produto da definição de arquitetura. Descreve as diretrizes a serem seguidas durante o design, o design de arquitetura e a implementação.

      Arquiteto de Software Designer, Implementador, Revisores Técnicos

      Diretrizes de Programação
      Específicas para o(s) idioma(s) atual(is) de implementação e para as bibliotecas de classe selecionadas para o projeto. As diretrizes devem especificar como apresentar o layout do código e de comentários, como usar as convenções de nomeação e as características de linguagem. Elas devem descrever também as precauções relativas a certas características de linguagem.

      Arquiteto de Software (com a ajuda de Implementadores-chave) Implementadores, Testadores
      Diretrizes da Interface com o Usuário
      Deve fornecer regras específicas do projeto e as recomendações para criar a interface do usuário. Geralmente faz referência a publicações externas, como The Windows Interface Guidelines for Software Design, da Microsoftt® Corporation.

      Designer de Interface com o Usuário Designer de Interface com o Usuário, Designer, Implementador

      Diretrizes de Ferramentas
      Descreve como o projeto faz o melhor uso do conjunto de ferramentas selecionado. Você pode escolher fornecer uma orientação por ferramenta. Uma orientação de ferramenta geralmente inclui:

      • Informações de instalação, como por exemplo: versão, parâmetros de configuração,
      • Limitações na funcionalidade e a funcionalidade que o projeto decidiu não utilizar
      • Artifícios
      • Integração com outras ferramentas, incluindo procedimentos a serem seguidos, software a ser utilizado e princípios a serem aplicados.
      Especialista em Ferramentas Especialista em Ferramentas, Testador, Administrador do Sistema, usuários das ferramentas
      Diretrizes de Teste
      Utilizadas para registrar ajustes (geralmente táticos) na maneira como o processo de teste é executado em um determinado projeto e para capturar práticas específicas do projeto descobertas durante a execução dinâmica do processo de teste. Exemplos de diretrizes de teste são os critérios de conclusão e as diretrizes de gerenciamento de defeitos.

       
      Designer de Teste Designer de Teste, Testador, Analista de Teste

      Nota: você não precisa decidir pelo conjunto completo de diretrizes direto. Geralmente, a necessidade de diretrizes e exemplos concretos é descoberta durante o trabalho de preparação do ambiente para uma iteração.

      Preparar Diretrizes para Uso do Projeto
      Finalidade: Fazer com que as diretrizes disponíveis identificadas fiquem prontas para os membros do projeto.

      Uma decisão importante a tomar quando o conjunto resultante de diretrizes identificadas for analisado é a de "Comprar ou Construir". Embora seja possível obter as diretrizes necessárias "gratuitamente", você sempre deve levar em consideração o custo de tornar o conjunto em diretrizes úteis no contexto do projeto versus o custo do desenvolvimento de diretrizes para uma necessidade específica ou talvez até ignorar estas diretrizes por completo.

      Subtópicos:

      Obter as Diretrizes Existentes Ir para o início da página

      O Engenheiro do Processo, responsável pelos processos específicos do projeto, procura continuamente por diretrizes existentes úteis ou por exemplos que possam ajudar aos membros do projeto a produzir software de alta qualidade mais eficientemente. Algumas diretrizes podem existir no repositório de recursos da empresa e são geralmente uma compilação de "práticas específicas da organização". Outras estão na categoria dos "padrões públicos" e podem ser encontradas na literatura existente ou via Internet.

      Desenvolver Novas Diretrizes Ir para o início da página

      A maioria das diretrizes é gerada inicialmente como produtos de trabalho do projeto, como a documentação de alguns micro-processos dentro de um projeto. Como acontece com muitos outros recursos, alguém vê o valor da diretriz fora do escopo do projeto e a promove como candidata à reutilização.

      Quando é tomada a decisão de gerar uma diretriz nova dentro do projeto, certifique-se de que ela receba atenção apropriada e seja tratada como um produto de trabalho de projeto interno. Isso inclui a alocação de recursos para produzir, verificar e incluir a orientação nos planos de iteração apropriados.

      Na primeira instância, desenvolver a orientação para o contexto específico do projeto é altamente recomendado. Há várias histórias de projetos sendo sabotados por causa do foco na generalização de produtos de trabalho para reutilização futura, em vez de desenvolvê-los para a finalidade específica atual. Como parte do esforço de aperfeiçoamento do processo da organização, considere tornar as diretrizes produzidas reutilizáveis para projetos futuros. O trabalho de transformar uma diretriz ou qualquer produto de trabalho de projeto em um recurso reutilizável deve, em condições ideais, ser considerado como fora do orçamento do projeto único que o produz na primeira instância.

      Diretrizes novas podem ser desenvolvidas a qualquer momento do ciclo de vida do projeto . Elas são comumente desenvolvidas no momento exato ou como uma tarefa para documentar uma abordagem bem-sucedida à produção de outros produtos de trabalho.

      Adaptar as Diretrizes Ir para o início da página

      Diretrizes e exemplos precisam ajustar-se ao contexto do projeto ou não serão utilizadas. Adaptar a orientação para ajustar-se ao projeto é responsabilidade do engenheiro do processo e de alguns representantes-chave dos consumidores. É especialmente importante fazer um esforço para adaptar as diretrizes que são coletadas de outros projetos, conforme forem sendo desenvolvidas para um contexto um pouco diferente.

      Você deve capturar qualquer decisão de adaptação tomada, conforme ela se provar útil para projetos futuros que precisem reutilizar a mesma orientação.

      Tornar as Diretrizes Acessíveis Ir para o início da página

      A adaptação é muito importante para as diretrizes e a acessibilidade das diretrizes preparadas é igualmente importante. Deve ficar claro para os consumidores onde eles devem ir para localizar as diretrizes ou um exemplo e também a quem eles devem fornecer feedback sobre o uso.

      Você pode disponibilizar as diretrizes por meio do Web site do processo publicado, utilizando a tecnologia de plug-in do RUP, em que essas diretrizes podem ser associadas aos produtos de trabalho e às tarefas aos quais estão relacionados. Consulte Conceito: Adaptando o RUP para obter informações adicionais. 

      Manter Diretrizes
      Finalidade: Aprimorar as diretrizes com base na experiência de utilização dos consumidores.

      Em qualquer organização focalizada na reutilização, é crucial ao esforço de aperfeiçoamento do processo que os projetos forneçam feedback sobre a sua utilização dos recursos. Lembre-se de que a maioria das boas práticas geralmente torna-se boa, porque foram usadas diversas vezes anteriormente e houve tempo para serem ajustadas e aprimoradas.

      Ao descobrir problemas com as diretrizes ou ao perceber possíveis aperfeiçoamentos, um projeto tem a opção de corrigir a orientação ou emitir um controle de mudanças para ela, a ser tratado fora do projeto. Que opção escolher geralmente depende da formalidade do esforço do processo na organização e da complexidade do problema. O Coordenador de Projeto deve considerar a definição de horários em cada iteração para revisar e depois desenvolver as diretrizes, conforme necessário. É sempre uma boa idéia criar um fórum, fácil de ser usado, que permita aos membros da equipe registrarem rapidamente as possíveis melhorias, quando elas forem identificadas.

      Informações Adicionais