Tarefa: Selecionar e Adquirir Ferramentas
Esta tarefa descreve como selecionar e adquirir ferramentas que oferecem suporte ao Processo de Desenvolvimento do projeto.
Disciplinas: Ambiente
Objetivo

A finalidade desta tarefa é:

  • Selecionar ferramentas que atendam às necessidades do projeto.
  • Adquirir as ferramentas para o projeto.
  • (Opcionalmente) Desenvolver ferramentas especiais internamente para oferecer suporte a necessidades especiais, fornecer automação adicional de tarefas repetitivas e propensas a erros e proporcionar uma melhor integração entre as ferramentas.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
  • Nenhum
Opcional:
    Saídas
      Descrição Principal

      Vários passos do processo só podem ser realizados de maneira eficaz com o suporte de ferramenta adequado. É necessário selecionar ferramentas que atendam às necessidades específicas de uma organização, tomando principalmente como base as tarefas específicas ou os produtos de trabalho necessários para o processo. O Conceito: Ferramentas de Suporte fornece uma visão geral dos diferentes tipos de ferramentas de suporte necessárias para um projeto.

      Às vezes, é necessário desenvolver internamente ferramentas especiais para atender a necessidades específicas, fornecer automatização adicional de tarefas repetitivas ou propensas a erros e proporcionar uma melhor integração entre as ferramentas. Esse desenvolvimento de ferramenta pode ser realizado com um processo de liberação mais leve que o utilizado no desenvolvimento do produto.

      A seleção e a aquisição de ferramentas são realizadas paralelamente à implementação do processo na organização. Consulte Implementando um Processo em um Projeto para obter mais detalhes.

      Etapas
      Identificar Necessidades e Restrições

      Identifique quais são as necessidades de suporte de ferramenta e quais são as restrições, observando o seguinte:

      • O processo de entrega. Qual é o suporte de ferramenta necessário para realizar o trabalho com eficácia? Por exemplo, se a organização optar por adotar um processo de entrega iterativo, será necessário automatizar os testes, pois você fará vários testes durante o projeto.
      • Plataforma(s) Host (ou de desenvolvimento). 
      • Plataformas-alvo.
      • As linguagens de programação a serem utilizadas.
      • As ferramentas existentes. Avalie quaisquer ferramentas existentes e comprovadas, e decida se elas continuarão sendo utilizadas.
      • A distribuição da organização de desenvolvimento. A organização está fisicamente distribuída? As ferramentas de desenvolvimento geralmente oferecem suporte de modo diferente a uma organização fisicamente distribuída.
      • A extensão do esforço de desenvolvimento. As ferramentas oferecem suporte mais ou menos adequado a organizações de grande porte.
      • Restrições de orçamento e tempo.

      A Avaliação da Organização de Desenvolvimento fornece uma boa entrada para essa entrada. 

      Coletar Informações sobre Ferramentas

      Colete informações sobre as sugestões de ferramenta e seus respectivos fornecedores. Algumas dessas informações são dados que podem ser coletados do fornecedor ou de revisões independentes.   

      Características e Funções da Ferramenta

      Crie uma lista de características e funções para o tipo de ferramenta que você está estudando. Na maioria dos casos os fornecedores de ferramentas fornecem essas listas.  A tabela a seguir mostra uma parte de uma lista para ferramentas de gerenciamento da configuração. 

      Recursos e Funções 

      Versões de todos os objetos do sistema de arquivos 
      Diretórios de versões 
      Mistura de tipos de arquivo 
      Compacta texto e binários 
      ... 

      Critérios de Ferramenta e Fornecedor

      Coleta informações sobre cada ferramenta para os seguintes critérios. 

      Ferramenta
      Critérios 

      Comentários 

      Recursos  e
      Funções 
      A funcionalidade oferecida pela ferramenta. Isso deve ser a conclusão geral da tabela 'Recursos das Ferramentas'.  
      Integração  O nível de integração com outras ferramentas. Como as informações são transferidas entre as diferentes ferramentas? Até que ponto a ferramenta se ajusta às ferramentas existentes e outras ferramentas que você está avaliando.  O nível de integração é muitas vezes mais importante que os recursos. Ferramentas bem integradas são provavelmente mais fáceis de serem utilizadas e mantidas.  
      Aplicabilidade 

      Com que eficiência a ferramenta oferece suporte ao processo de entrega. É necessário alterar o seu modo de trabalho para utilizar a ferramenta? Você pode aceitar as permutas? A falta de aplicabilidade significa que talvez seja necessário alterar o modo de trabalho, o "design para ferramentas".Mas, talvez isso valha a pena, considerando que a ferramenta tem outros pontos positivos.

       
      Capacidade de Extensão  A habilidade de estender e personalizar a ferramenta.  A capacidade de extensão é boa, já que significa que você pode adaptar a ferramenta às suas necessidades. Entretanto, certifique-se de que não levará muito tempo para configurar a ferramenta de forma a fazê-la  funcionar. 
      Equipe de suporte  A capacidade de oferecer suporte a uma equipe de usuários. A ferramenta oferece suporte a uma equipe que está geograficamente distribuída?  
      Utilidade  A facilidade de aprender e usar a ferramenta. Enfoca as formas mais comuns de uso da ferramenta. Quanto tempo leva para que o uso da ferramenta mostre produtividade? A ferramenta é adequada para pessoas que a utilizam raramente? Não deixe de observar as funções mais utilizadas. As funções raramente utilizadas são difíceis de usar, e isso geralmente é ignorado.  
      Qualidade  Dependendo do tipo de ferramenta, a qualidade da ferramenta determinará a qualidade do produto que você está criando. A qualidade é importante, especialmente quando ela exerce impacto direto no produto  que você está desenvolvendo. Por exemplo, um compilador que produza códigos lentamente ou um editor HTML que produza códigos HTML inválidos. 
      Desempenho  A eficácia total da ferramenta, incluindo capacidade, acessibilidade e tempos de resposta. Um desempenho insatisfatório pode ser aceito caso ele afete funções ou recursos que raramente são utilizados.  
      Maturidade  O nível de maturidade da ferramenta. Algumas organizações não comprariam uma versão 1 de uma ferramenta de um novo fornecedor, independentemente da qualidade da ferramenta.  

      Fornecedor
      Critérios 

      Comentários 

      Estabilidade  Seu futuro está nas mãos do fornecedor. Há quanto tempo a empresa está no negócio? Qual é o grau de estabilidade da empresa? Eles estão investindo na ferramenta? A ferramenta é a linha principal da empresa ou ela é uma linha secundária?  
      Disponibilidade de suporte  Qual é o suporte disponível no fornecedor e/ou nos possíveis parceiros? Talvez você precise de ajuda para instalar e configurar a ferramenta e necessite de suporte contínuo aos usuários.  
      Disponibilidade de treinamento  Qual treinamento está disponível do fornecedor e/ou parceiros potenciais?  
      Direção de crescimento  Até que ponto a ferramenta oferece suporte à direção que seu desenvolvimento está tomando. Considere a direção que o desenvolvimento está tomando. A ferramenta suportará essa direção e a outra direção que você pode desejar seguir?  

      Custo

      Os custos associados à aquisição da ferramenta incluem os custos de aquisição, implementação e manutenção. Decida quantos usuários você tem e quanto tempo, você deseja calcular o custo. 

      Custo

       

      Comentário 

      Custo de aquisição  O custo envolvido na compra da ferramenta.  
      Custo de implementação  O custo para ter a ferramenta instalada e integrada ao ambiente de desenvolvimento existente. Isso inclui o custo de treinamento dos usuários da ferramenta, tanto os usuários como as pessoas que administrarão a ferramenta.  
      Custo de manutenção  O custo contínuo para assegurar que a ferramenta funcionará e será utilizada. Isso inclui o custo de administração e atualização da ferramenta e o custo de treinamento contínuo das pessoas que administram a ferramenta e dos seus usuários.  

      Comparar Ferramentas

      Combinar os fatores e selecionar as melhores ferramentas não é uma questão simples. Para ajudá-lo a tomar uma decisão, recomendamos que você crie uma tabela das características.

      Comparar Características e Funções

      Usando a lista de características e funções, especifique a importância que cada característica tem para você. A seguinte classificação pode ser usada:

      • 'Necessário'. A ferramenta deve ter este recurso.
      • 'Apropriado'. Seria bom ter a característica, mas ela não é fundamental.
      • 'Não Necessário'. Não importa se a ferramenta possui o recurso ou não. 

      Indique se cada ferramenta possui ou não a característica usando os seguintes símbolos:

      Símbolo  

      Descrição 

      tem o recurso 
      -     não tem o recurso 

      Documente todas as características e funções em uma tabela e classifique sua importância. Indique se cada ferramenta possui ou não a característica. A tabela a seguir é uma fração de uma comparação entre três ferramentas de gerenciamento de configuração. 

      Recursos e Funções 

      Posição 

      Ferramenta 1 

      Ferramenta 2 

      Ferramenta 3 

      Versões de todos os objetos do sistema de arquivos  Necessário 
      Diretórios de versões  Necessário 
      Mistura de tipos de arquivo  Necessário 
      Compacta texto e binários  Apropriado 
      ...  ...  ...  ...  ... 

      Comparar Critérios de Ferramenta e Fornecedor

      É necessário comparar as ferramentas no tocante a todos os outros fatores, exceto no que diz respeito às características. Para obter uma visão geral das ferramentas, recomendamos que você documente essa visão geral em uma tabela, como a fornecida a seguir, por exemplo. Descreva resumidamente suas necessidades e restrições em relação a cada fator. Atribua a cada fator um peso, para indicar a importância que esse fator tem para você. Por exemplo, utilize uma escala de 1 a 5 em que 5 significa que o fator é muito importante. 

      Classifique cada ferramenta (e fornecedor) de acordo com os critérios a seguir. Você pode usar uma escala de 1 a 5:

      1. Inútil nesta área
      2. Fraca ou com algumas deficiências graves. 
      3. Adequada nesta área.
      4. Melhor que a média nesta área. 
      5. Excelente nesta área.

      Documentar a comparação em uma tabela como a seguinte tabela. 

      Critérios de Ferramentas 

      Comentários 

      Ferramenta 1  

      Ferramenta 2 

      Ferramenta 3 

      Recursos e 
      Funções 
                 
      Integração             
      Aplicabilidade             
      Capacidade de Extensão             
      Equipe de suporte             
      Utilidade             
      Qualidade             
      Desempenho             
      Maturidade             

      Critérios do Fornecedor 

                 
      Estabilidade             
      Disponibilidade de suporte             
      Disponibilidade de treinamento             
      Direção de crescimento             

      Comparar Custo

      Compare o custo de cada ferramenta e documente-o em uma tabela, como a fornecida a seguir. Classifique cada custo como 'Baixo', 'Médio' ou 'Alto'. 

      Custo 

      Comentários 

      Ferramenta 1  

      Ferramenta 2 

      Ferramenta 3 

      Custo de aquisição             
      Custo de implementação             
      Custo de manutenção             

      Selecionar Ferramentas

      Selecione as ferramentas que melhor atendem às suas necessidades e que se adaptam às suas restrições. Não caia na armadilha de comparar somente características e funções. Os outros critérios são igualmente ou mais importantes. A menos que a escolha da ferramenta seja óbvia, recomendamos que você teste a ferramenta (ou ferramentas) que você acha que melhor se ajusta às suas necessidades antes de adquirir uma. 

      Se você ficar em dúvida ao escolher a ferramenta, a melhor saída será sempre testá-la antes. Você também pode tentar localizar outras empresas que utilizem a ferramenta e pedir que façam uma avaliação do produto. Você pode pedir ainda que os fornecedores indiquem clientes de referência, ou seja, outros clientes que estejam usando a ferramenta. Também há informações disponíveis na internet em que, por exemplo, as revistas on-line publicam suas revisões.  

      Depois que você tomar a decisão, seja fiel. Mudar de ferramenta no meio de um projeto é geralmente muito caro.

      Adquirir Ferramentas

      Adquirir ferramentas não é uma questão simples. Ela envolve assuntos legais e financeiros. A aquisição de ferramentas não é abordada em detalhes aqui. As seguintes áreas devem ser consideradas:   

      • Instalação. Qual é o nível de assistência que eles oferecem para a configuração das ferramentas?
      • Suporte. Qual é o tipo de suporte oferecido pelo fornecedor? Muitos fornecedores de ferramenta oferecem diversos níveis de suporte para você escolher. Quanto mais você paga, melhor suporte obterá. 
      • Comprometimento do fornecedor. Até que ponto o fornecedor está comprometido com você, que é um cliente novo? Se você tiver problemas com a ferramenta, que tipo de ajuda eles lhe oferecerão? Em quanto tempo e a que custo?
      • Influência. Que influência você terá sobre o futuro da ferramenta? Como a sua necessidade será priorizada?  
      • Manutenção. Como o fornecedor lida com os erros da ferramenta? Há releases de "service pack" planejados? 
      • Treinamento Que tipo de treinamento eles oferecem? Qual é a disponibilidade dos cursos de treinamento? 
      • Futuro do produto. Existe algum plano que descreva a evolução futura da ferramenta?
      • Licenciamento. Você deve comprar uma licença para todos os membros do projeto ou deve comprar uma ferramenta por pessoa? Algumas ferramentas oferecem licenças "flutuantes", que definem um limite quanto ao número de usuários simultâneos na organização.