Tarefa: Verificar Instalação e Configuração das Ferramentas
Esta tarefa descreve como verificar se a Configuração de Implementação está pronta para ser utilizada pelo projeto.
Disciplinas: Ambiente
Objetivo

A finalidade dessa tarefa é verificar se as ferramentas podem ser utilizadas para desenvolver o sistema.

Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
      Descrição Principal

      As ferramentas e a infra-estrutura de desenvolvimento precisam ser verificadas antes que o projeto comece a usá-las. O modo como isso é feito irá variar de acordo com as habilidades, a tecnologia e as ferramentas.

      Etapas
      Verificar o Ambiente

      Verifique se o ambiente contém o hardware, o software e os dados corretos. Verifique se o hardware correto foi instalado. Isso pode ser feito visualmente ou por meio de uma ferramenta (como utilizar as Propriedades do Windows para o Meu Computador). 

      Verificar as Ferramentas

      Verifique se a configuração correta do software foi instalada. Isso pode ser feito observando as configurações de registro, os arquivos 'ini', ou iniciando a ferramenta e observando algumas opções de informações ou de configuração.

      Verificar os Dados

      Verifique se os dados contêm os dados apropriados. A verificação dos dados pode exigir a utilização de ferramentas para inspecionar visualmente os dados ou a utilização de um aplicativo para exibi-los. Em algum momento, um ou mais casos podem ser selecionados e executados (um ou mais cenários) para cada ferramenta para assegurar que ela e os resultados de sua utilização sejam consistentes com a necessidade.

      Executar as Ferramentas

      Forme um pequeno grupo de pessoas que conheçam bem a ferramenta e o Processo de Desenvolvimento do projeto e deixe que elas executem as ferramentas. 

      • Teste muitos usuários simultâneos em vários locais
      • Pelo menos um cenário de caso de uso para cada ferramenta foi executado para verificar a instalação e a configuração apropriadas das ferramentas. 
      • Teste os cenários normais do processo de desenvolvimento e nas diretrizes da ferramenta.  
      • Teste a integração entre ferramentas diferentes. 

      Emita o controle de mudanças se necessário.