Sistema de Registro
em Curso
Especificação de Caso de Uso
Caso de Uso Manter Informações do Professor
Versão 2.0
Histórico da Revisão
Data |
Versão |
Descrição |
Autor |
21/Dez/98 |
Rascunho |
Versão do rascunho. |
S. Gamble |
13/Fev/99 |
Versão 1.0 |
Correções secundárias com base em
revisão |
S. Gamble |
15/Fev/99 |
Versão 2.0 |
Modificar seção sobre extensões
de caso de uso. Limpeza final. Revisar fluxos alternativos. Resolver problemas
importantes. |
S. Gamble |
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Índice
- Breve Descrição
- Fluxo de Eventos
- 2.1 Fluxo Básico - Incluir um Professor
- 2.2 Fluxos Alternativos
-
2.2.1 Modificar um Professor
-
2.2.2 Excluir um Professor
-
2.2.3 Professor Já
Existe
-
2.2.4 Professor Não Localizado
- Requisitos Especiais
- Condições Prévias
- 4.1 Login
- Condições Posteriores
- Pontos de Extensão
Caso de Uso Manter Informações do Professor
- Breve Descrição
Esse caso de uso permite que o Secretário mantenha informações sobre os professores no
sistema de registro. Isso abrange a inclusão,
a modificação e a exclusão de professores do sistema.
O agente desse caso de uso
é o Secretário.
2. Fluxo
de Eventos
O caso de uso inicia quando o Secretário seleciona a atividade "manter
professor" no formulário principal.
2.1 Fluxo
Básico - Incluir um Professor
- O Secretário seleciona "incluir um professor".
- O sistema exibe um formulário de professor em branco.
- O Secretário digita as seguintes informações para o professor:
nome, data de nascimento, número de previdência social, status e departamento.
- O sistema valida os dados para assegurar o formato de data correto e
procura por um professor existente com o nome especificado. Se os dados
forem válidos, o sistema criará um novo professor e designará um número de ID
exclusivo gerado pelo sistema. Esse número é exibido, portanto pode ser utilizado
para usos subseqüentes do sistema.
- As etapas 2 a 4 são repetidas para cada professor incluído no sistema. Quando
o Secretário tiver concluído a inclusão de professores no sistema, o caso de uso
será finalizado.
2.2 Fluxos
Alternativos
2.2.1 Modificar um Professor
- O Secretário seleciona "Modificar um professor".
- O sistema exibe um formulário de professor em branco.
- O Secretário digita o número de ID do professor que deseja
modificar
- O sistema recupera as informações do professor e as exibe na
tela
- O Secretário modifica um ou mais campos de informações
do professor: nome, data de nascimento, número de previdência social, status e
departamento.
- Quando as alterações forem concluídas, o Secretário seleciona "salvar."
- O sistema atualiza as informações do professor.
- As etapas 2 a 7 são repetidas para cada professor que o Secretário deseja
modificar. Quando as edições forem concluídas, o caso de uso termina.
2.2.2 Excluir
um Professor
- O Secretário seleciona "Excluir um Professor".
- O sistema exibe um formulário de professor em branco.
- O Secretário digita o número de ID do professor que está
sendo excluído.
- O sistema recupera o professor e exibe suas
informações no formulário.
- O Secretário seleciona "excluir."
- O sistema exibe um diálogo de verificação de exclusão confirmando a
exclusão.
- O Secretário seleciona "sim."
- O professor é excluído do sistema.
- As etapas 2 a 8 são repetidas para cada professor que o
Secretário deseja modificar. Quando o Secretário tiver concluído a exclusão
de professores do sistema, o caso de uso será finalizado.
2.2.3 Professor
Já Existe
Se no subfluxo "Incluir um Professor", já existir
um professor com o nome especificado, a mensagem de erro "Professor Já
Existe" será exibida. O Secretário pode alterar o nome,
optar por criar outro professor com o mesmo nome ou cancelar a
operação, ponto no qual o caso de uso é finalizado.
2.2.4 Professor Não Localizado
Se no subfluxo "Modificar um Professor" ou "Excluir um
Professor", não existir um professor com o número de ID especificado,
o sistema exibirá a mensagem de erro "Professor Não
Localizado". Em seguida, o Secretário pode digitar um número de ID diferente ou
cancelar a operação, ponto no qual o caso de uso é finalizado.
3. Requisitos
Especiais
Não existem requisitos especiais associados a este caso de uso.
4. Condições Prévias
4.1 Login
Antes do início desse caso de uso, o Secretário deve efetuar logon no sistema.
5. Condições Posteriores
Não existem condições posteriores associadas a este caso de uso.
6. Pontos de Extensão
Não existem pontos de extensão associados a este caso de uso.
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