Sistema de Registro em Curso

Especificação de Caso de Uso

 

Caso de Uso Manter Informações do Professor

Versão 2.0

 

Histórico da Revisão

Data

Versão

Descrição

Autor

21/Dez/98 Rascunho Versão do rascunho. S. Gamble
13/Fev/99 Versão 1.0 Correções secundárias com base em revisão S. Gamble
15/Fev/99 Versão 2.0 Modificar seção sobre extensões de caso de uso. Limpeza final. Revisar fluxos alternativos. Resolver problemas importantes. S. Gamble
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Índice

  1. Breve Descrição
  2. Fluxo de Eventos
    2.1    Fluxo Básico - Incluir um Professor
    2.2    Fluxos Alternativos
                           2.2.1    Modificar um Professor
              2.2.2    Excluir um Professor
                           2.2.3    Professor Já Existe
              2.2.4    Professor Não Localizado
  3. Requisitos Especiais
  4. Condições Prévias
    4.1    Login
  5. Condições Posteriores
  6. Pontos de Extensão

 

 

Caso de Uso Manter Informações do Professor

  1. Breve Descrição
  2. Esse caso de uso permite que o Secretário mantenha informações sobre os professores no sistema de registro. Isso abrange a inclusão, a modificação e a exclusão de professores do sistema.

    O agente desse caso de uso é o Secretário.

    2.    Fluxo de Eventos

    O caso de uso inicia quando o Secretário seleciona a atividade "manter professor" no formulário principal.

2.1    Fluxo Básico - Incluir um Professor
    1. O Secretário seleciona "incluir um professor".
    2. O sistema exibe um formulário de professor em branco.
    3. O Secretário digita as seguintes informações para o professor: nome, data de nascimento, número de previdência social, status e departamento.
    4. O sistema valida os dados para assegurar o formato de data correto e procura por um professor existente com o nome especificado. Se os dados forem válidos, o sistema criará um novo professor e designará um número de ID exclusivo gerado pelo sistema. Esse número é exibido, portanto pode ser utilizado para usos subseqüentes do sistema.
    5. As etapas 2 a 4 são repetidas para cada professor incluído no sistema. Quando o Secretário tiver concluído a inclusão de professores no sistema, o caso de uso será finalizado.
2.2    Fluxos Alternativos

                     2.2.1    Modificar um Professor

    1. O Secretário seleciona "Modificar um professor".
    2. O sistema exibe um formulário de professor em branco.
    3. O Secretário digita o número de ID do professor que deseja modificar
    4. O sistema recupera as informações do professor e as exibe na tela
    5. O Secretário modifica um ou mais campos de informações do professor: nome, data de nascimento, número de previdência social, status e departamento.
    6. Quando as alterações forem concluídas, o Secretário seleciona "salvar."
    7. O sistema atualiza as informações do professor.
    8. As etapas 2 a 7 são repetidas para cada professor que o Secretário deseja modificar. Quando as edições forem concluídas, o caso de uso termina.

2.2.2     Excluir um Professor

    1. O Secretário seleciona "Excluir um Professor".
    2. O sistema exibe um formulário de professor em branco.
    3. O Secretário digita o número de ID do professor que está sendo excluído.
    4. O sistema recupera o professor e exibe suas informações no formulário.
    5. O Secretário seleciona "excluir."
    6. O sistema exibe um diálogo de verificação de exclusão confirmando a exclusão.
    7. O Secretário seleciona "sim."
    8. O professor é excluído do sistema.
    9. As etapas 2 a 8 são repetidas para cada professor que o Secretário deseja modificar. Quando o Secretário tiver concluído a exclusão de professores do sistema, o caso de uso será finalizado.

2.2.3     Professor Já Existe

        Se no subfluxo "Incluir um Professor", já existir um professor com o nome especificado, a mensagem de erro "Professor Já Existe" será exibida. O Secretário pode alterar o nome, optar por criar outro professor com o mesmo nome ou cancelar a operação, ponto no qual o caso de uso é finalizado.

2.2.4     Professor Não Localizado

Se no subfluxo "Modificar um Professor" ou "Excluir um Professor", não existir um professor com o número de ID especificado, o sistema exibirá a mensagem de erro "Professor Não Localizado". Em seguida, o Secretário pode digitar um número de ID diferente ou cancelar a operação, ponto no qual o caso de uso é finalizado.

    3.    Requisitos Especiais

    Não existem requisitos especiais associados a este caso de uso.

    4.    Condições Prévias

            4.1    Login

    Antes do início desse caso de uso, o Secretário deve efetuar logon no sistema.

   5.    Condições Posteriores

    Não existem condições posteriores associadas a este caso de uso.

    6.    Pontos de Extensão

Não existem pontos de extensão associados a este caso de uso.



 

Copyright   © IBM Corp. 1987, 2004. Todos os direitos reservados. 

Exemplo da Web do Projeto de Registro em Curso
Versão 2001.03