Planejamento Estratégico de Sistemas de Informações

(Conteúdo do plano segundo A Practical Guide to Information Systems Strategic Planning, Anita Cassidy)

Hermano Perrelli de Moura


Estratégia Empresarial de Alto Nível | Estratégia Empresarial Detalhada | Situação Atual dos Sistemas de Informação (Interna) | Situação Atual dos Sistemas de Informação (Externa) | Estratégia dos Sistemas de Informação | Análise de Mudança | Recomendações | Apêndice


São as seguintes as fases de um planejamento, segundo proposta de Anita Cassidy:

As fases 1 e 2 incluem uma análise do negócio. As fases 3 e 4 uma análise da área de Tecnologia da Informação (TI).

Na Fase 3 é feito uma análise detalhada da situação atual da área de TI (incluindo situação dos sistemas de informação atuais, pendências, posição dos competidores e tendências tecnológicas) e é feito um planejamento do cenário futuro para a área de TI (incluindo missão, objetivos, arquitetura computacional, arquitetura informacional, diretrizes e responsabilidades, metas anuais e arquitetura de serviços).

As fases do planejamento estão ilustradas na seguinte figura:

Image85.gif (7108 bytes)

A seguir descrevemos o esqueleto do plano segundo Cassidy.

I. Visão Geral da Organização (Fase 1,2,3,4)

II. O Plano (Fase 1)

  • A. Objetivo

  • B. Processo

  • C. Escopo

III. Estratégia Empresarial de Alto Nível (Fase 1)

  • Plano de Negócios (Missão, Visão, Valores, Metas, Objetivos, Prioridades)
  • Informações sobre o Negócio (História, Descrição, Resumo Financeiro, Resumo do Setor, Fatores Ambientais, Pontos Fortes e Pontos Fracos Internos)
  • Requisitos Ambientais: são os requisitos de alto nível que uma organização possui em função do seu produto ou do setor no qual ela se encontra. Exemplos: necessidade de uma rede de distribuição; software para administrar as vendas; uso de materiais de risco e que possam causar danos ao meio ambiente; várias instalações com integração em tempo real.
  • Requisitos Externos: inclui os requisitos de clientes, fornecedores, agências reguladoras, assim como pressões competitivas externas. Exemplos: melhor preço; alta qualidade; uso de cartão de crédito; certificação do fornecedor; habilidade de trocar eletronicamente especificações de projeto com fornecedores.
  • Visão Operacional

IV. Estratégia Empresarial Detalhada (Fase 2)

  • Necessidades de Informação
  • Processos do Negócio
  • Requisitos do Negócio

V. Situação Atual dos Sistemas de Informação – Interna (Fase 3)

  • Ambiente dos Sistemas de Informação
  • Estrutura Organizacional: descreva e analise a estrutura organizacional da área de TI.
  • Despesas: descreva os gastos com TI: qual o total de gastos; como categorizar (por sistema, por unidade organizacional, por área de negócio); qual o percentual do que é gasto com relação ao faturamento da organização.
  • Backlog: liste projetos solicitados por várias áreas da organização e que ainda não foram atendidos pela área de TI.
  • Outras Localidades: considere a existência de unidades na sua organização espalhadas geograficamente ou com outro tipo de vinculação e qual a necessidade delas em relação a TI.

VI. Situação Atual dos Sistemas de Informação – Externa (Fase 3)

  • Tendências da Setor de Sistemas de Informação
  • Perfis do Competidor: qual posicionamento da sua organização em relação aos seus competidores; o que estes competidores estão fazendo em termos de TI/SI.

VII. Estratégia dos Sistemas de Informação (Fase 3)

  • Missão
  • Visão
  • Objetivos Estratégicos
  • Estratégias
  • Sistemas de Informação e Objetivos do Negócio
  • Arquitetura Computacional: guiado pelos objetivos do negócio e dos sistemas de informação descreva as características da arquitetura computacional (a arquitetura computacional é a definição da forma e dos padrões que permitem a interconexão e o funcionamento conjunto de vários componentes de hardware e software que estão inseridos num complexo ambiente). Por exemplo, se o objetivo do negócio é de que os sistemas devam ser fáceis de usar, então podemos definir uma arquitetura cliente/servidor baseada em interfaces do usuário gráficas (GUI). Outros exemplos: arquitetura aberta, que seja escalável e inclua sistemas para controle e gerenciamento de componentes.
  • Arquitetura Informacional: aqui, baseado nas necessidades de informação você deverá descrever as principais informações necessárias a sua organização. Onde elas podem estar localizadas (numa região geográfica, na unidade organizacional de vendas) é outro dado que pode constar desta arquitetura.
  • Políticas e Responsabilidades
  • Metas Anuais: descreva o que será feito dentro de um período de um ano
  • Arquitetura de Serviços: pessoas, processos (atribuições), estrutura organizacional, sistemas de avaliação da área de TI necessárias para implementar a arquitetura computacional e informacional.

VIII. Análise de Mudança (Gap Analysis) (Fase 4)

Análise da distância entre a situação atual e o cenário futuro planejado na Fase 3 (Estratégia dos Sistemas de Informação).

IX. Recomendações (Fase 4)

  • A. Alternativas
  • B. Recomendações
  • C. Análise de Retorno de Investimento

X. Apêndice

No Apêndice você deve apresentar todos os documentos e referências (anexos) que ache pertinente para os leitores do plano. Alguns exemplos:

  • Equipes de Planejamento (Fase 1)
  • Processo de Planejamento (Fase 1)
  • Diretrizes do Negócio (Fase 1)
  • Requisitos Detalhados do Negócio (Fase 2)
  • Papéis e Responsabilidades (Fase 3)
  • Backlog dos Sistemas de Informação (Fase 3)
  • Tecnologias do Setor de Sistemas de Informação (Fase 3)
  • Perfis dos Competidores (Fase 3)
  • Avaliação dos Aplicativos do Negócio (Fase 4)