Planejamento Estratégico de Sistemas de Informações
(Conteúdo do plano segundo A Practical Guide to Information Systems Strategic Planning, Anita Cassidy)Estratégia Empresarial de Alto Nível | Estratégia Empresarial Detalhada | Situação Atual dos Sistemas de Informação (Interna) | Situação Atual dos Sistemas de Informação (Externa) | Estratégia dos Sistemas de Informação | Análise de Mudança | Recomendações | Apêndice
São as seguintes as fases de um planejamento, segundo proposta de Anita Cassidy:
Fase 1: Análise Conceitual do Negócio
Fase 2: Análise Detalhada do Negócio
Fase 4: Recomendações Detalhadas de SI
As fases 1 e 2 incluem uma análise do negócio. As fases 3 e 4 uma análise da área de Tecnologia da Informação (TI).
Na Fase 3 é feito uma análise detalhada da situação atual da área de TI (incluindo situação dos sistemas de informação atuais, pendências, posição dos competidores e tendências tecnológicas) e é feito um planejamento do cenário futuro para a área de TI (incluindo missão, objetivos, arquitetura computacional, arquitetura informacional, diretrizes e responsabilidades, metas anuais e arquitetura de serviços).
As fases do planejamento estão ilustradas na seguinte figura:
A seguir descrevemos o esqueleto do plano segundo Cassidy.
I. Visão Geral da Organização (Fase 1,2,3,4)
II. O Plano (Fase 1)
A. Objetivo
B. Processo
C. Escopo
III. Estratégia Empresarial de Alto Nível (Fase 1)
- Plano de Negócios (Missão, Visão, Valores, Metas, Objetivos, Prioridades)
- Informações sobre o Negócio (História, Descrição, Resumo Financeiro, Resumo do Setor, Fatores Ambientais, Pontos Fortes e Pontos Fracos Internos)
- Requisitos Ambientais: são os requisitos de alto nível que uma organização possui em função do seu produto ou do setor no qual ela se encontra. Exemplos: necessidade de uma rede de distribuição; software para administrar as vendas; uso de materiais de risco e que possam causar danos ao meio ambiente; várias instalações com integração em tempo real.
- Requisitos Externos: inclui os requisitos de clientes, fornecedores, agências reguladoras, assim como pressões competitivas externas. Exemplos: melhor preço; alta qualidade; uso de cartão de crédito; certificação do fornecedor; habilidade de trocar eletronicamente especificações de projeto com fornecedores.
- Visão Operacional
IV. Estratégia Empresarial Detalhada (Fase 2)
- Necessidades de Informação
- Processos do Negócio
- Requisitos do Negócio
V. Situação Atual dos Sistemas de Informação Interna (Fase 3)
- Ambiente dos Sistemas de Informação
- Estrutura Organizacional: descreva e analise a estrutura organizacional da área de TI.
- Despesas: descreva os gastos com TI: qual o total de gastos; como categorizar (por sistema, por unidade organizacional, por área de negócio); qual o percentual do que é gasto com relação ao faturamento da organização.
- Backlog: liste projetos solicitados por várias áreas da organização e que ainda não foram atendidos pela área de TI.
- Outras Localidades: considere a existência de unidades na sua organização espalhadas geograficamente ou com outro tipo de vinculação e qual a necessidade delas em relação a TI.
VI. Situação Atual dos Sistemas de Informação Externa (Fase 3)
- Tendências da Setor de Sistemas de Informação
- Perfis do Competidor: qual posicionamento da sua organização em relação aos seus competidores; o que estes competidores estão fazendo em termos de TI/SI.
VII. Estratégia dos Sistemas de Informação (Fase 3)
- Missão
- Visão
- Objetivos Estratégicos
- Estratégias
- Sistemas de Informação e Objetivos do Negócio
- Arquitetura Computacional: guiado pelos objetivos do negócio e dos sistemas de informação descreva as características da arquitetura computacional (a arquitetura computacional é a definição da forma e dos padrões que permitem a interconexão e o funcionamento conjunto de vários componentes de hardware e software que estão inseridos num complexo ambiente). Por exemplo, se o objetivo do negócio é de que os sistemas devam ser fáceis de usar, então podemos definir uma arquitetura cliente/servidor baseada em interfaces do usuário gráficas (GUI). Outros exemplos: arquitetura aberta, que seja escalável e inclua sistemas para controle e gerenciamento de componentes.
- Arquitetura Informacional: aqui, baseado nas necessidades de informação você deverá descrever as principais informações necessárias a sua organização. Onde elas podem estar localizadas (numa região geográfica, na unidade organizacional de vendas) é outro dado que pode constar desta arquitetura.
- Políticas e Responsabilidades
- Metas Anuais: descreva o que será feito dentro de um período de um ano
- Arquitetura de Serviços: pessoas, processos (atribuições), estrutura organizacional, sistemas de avaliação da área de TI necessárias para implementar a arquitetura computacional e informacional.
VIII. Análise de Mudança (Gap Analysis) (Fase 4)
Análise da distância entre a situação atual e o cenário futuro planejado na Fase 3 (Estratégia dos Sistemas de Informação).
IX. Recomendações (Fase 4)
- A. Alternativas
- B. Recomendações
- C. Análise de Retorno de Investimento
X. Apêndice
No Apêndice você deve apresentar todos os documentos e referências (anexos) que ache pertinente para os leitores do plano. Alguns exemplos:
- Equipes de Planejamento (Fase 1)
- Processo de Planejamento (Fase 1)
- Diretrizes do Negócio (Fase 1)
- Requisitos Detalhados do Negócio (Fase 2)
- Papéis e Responsabilidades (Fase 3)
- Backlog dos Sistemas de Informação (Fase 3)
- Tecnologias do Setor de Sistemas de Informação (Fase 3)
- Perfis dos Competidores (Fase 3)
- Avaliação dos Aplicativos do Negócio (Fase 4)