Análise Ambidestra de Processo de Negócio


Em iniciativas de Gestão de Processos de Negócio (BPM), é comum as organizações priorizarem alguns processos com a intenção de otimizá-los para redução de tempo, custos e recursos. Ao definir que um processo de negócio será melhorado, as seguintes fases do ciclo de BPM são realizadas: planejamento da iniciativa, modelagem de processo, análise de processo, desenho de processo, implementação de processo, monitoramento e controle de processo e seu refinamento.

Em nossa pesquisa, identificamos que as fases de planejamento e modelagem de processo são realizadas com bastante domínio por muitas organizações e consultorias na área de BPM. Evidenciamos também que a fase de análise de processo é realizada frequentemente com a aplicação de técnicas analíticas que abordam problemas e melhorias nos elementos existentes e disponíveis na organização e no próprio processo de negócio.

No entanto, essas técnicas não conseguem extrair sentimentos e emoções da experiência do cliente tanto ao longo processo de negócio como também na utilização do produto e/ou serviço gerado por ele. Dessa forma, muitas oportunidades alinhadas a expectativa, experiência e satisfação do cliente deixam de ser enxergadas na fase de análise de processo. Um dos principais motivos disso se deve ao fato de que as técnicas analíticas não conseguem explorar a criatividade das equipes de análise na busca por soluções inovadoras.

Diante disso, propomos o método Análise Ambidestra de Processo de Negócio (A2PN) para auxiliar organizações a analisarem seus processos de negócio por meio de atividades e técnicas analíticas e intuitivas. O termo ambidestro é referente a capacidade humana de utilizar os lados esquerdo e direito do cérebro de forma equilibrada. Onde o lado esquerdo caracteriza-se pelo pensamento analítico, racional, lógico e dedutivo. Por sua vez, o lado direito prioriza o pensamento intuitivo, holístico, criativo e inovador.

 Clique aqui para utilizar o método A2PN.