Thumbnail

O QUE

A composição do diagrama de Ishikawa considera que os problemas podem ser classificados em seis tipos diferentes de causa: método (utilizado para realizar o processo), máquina (meios tecnológicos utilizados no processo), medida (indicadores e decisões sobre o processo), meio ambiente (qualidade do ambiente em que o processo é realizado), mão de obra (pessoas envolvidas) e o material (recursos consumidos no processo).

PORQUE

Este diagrama tem como finalidade organizar o raciocínio, a discussão sobre as causas de problemas prioritários, analisar as dispersões em seus processos e os efeitos decorrentes disso.

COMO

• Definir o problema a serem analisados. O primeiro passo é definir um problema. Para tanto, evite ser genérico na definição do problema, prefira definir o problema de forma objetiva e em termos de qualidade que possa ser mensurável.
• Elaborar a espinha de peixe e marcar o problema que será analisado. Faça um traço na horizontal e marque a direita deste traço o problema que foi definido, em perpendicular a este traço, aplique os 6Ms (Método – Quanto a forma de trabalho influenciou o problema? Máquina – Houve problemas com máquinas e equipamentos em geral? Medida – Será que as métricas que usamos para medir o trabalho estão adequadas? Cabem aqui também as metas que foram postas. Meio ambiente – Houve alguma influência do meio ambiente na ocorrência do problema? Material – Será que o material utilizado pode ter influenciado o trabalho? Tinha boa qualidade? Foi proveniente de um fornecedor homologado? Mão-de-obra – Registra-se aqui se houve dificuldades por parte das pessoas (mão-de-obra), se falta treinamento, se a atitude está adequada, se houve falta de experiência etc);
• Discutir em equipe. Este é o momento de gerar um brainstorming sobre o problema levando em consideração a estrutura dos 6Ms. É interessante participar deste brainstorming pessoas que estão relacionadas com o problema e de outras áreas, com diferentes perspectivas que agregam valor neste momento;
• Analisar as causas e fatores atrelados. Faça uma análise das causas de forma a detectar causas que impactam mais no problema e quais seriam as soluções propostas. Após isto, planeje um plano de ações definindo os responsáveis e o prazo para cada ação.

PARTICIPANTES

Essa técnica deverá ser realizada com a participação da equipe de análise.


Voltar