O QUE
Brainstorming é uma técnica para estimular a geração de um grande número de ideias em um curto espaço de tempo. É importante que as pessoas sintam-se à vontade para expressar suas ideias sem a preocupação de que elas possam ser inúteis. Grande parte das ideias não será aproveitada, entretanto elas serão importantes para a geração de boas ideias.
POR QUE
Sua utilização auxiliará a equipe de análise a levantar o máximo possível de ideias para atender às questões e aos insights identificados na etapa de Imersão.
COMO
- Ter um mediador o qual irá garantir que as ideias geradas não sofrerão nenhum tipo de discriminação. O foco deve estar em aprimorar e produzir ideias, adiando a avaliação para um momento posterior;
- Propiciar um ambiente descontraído para que os participantes possam se sentir a vontade;
- Delimitar o tempo de duração de cada sessão de brainstorming;
- Cada sessão de brainstorming tem um objetivo ou um tema específico a ser discutido. O objetivo específico pode ser definido de acordo com os insights que foram identificados na técnica Cartões de Insights;
- Com o início da sessão, explorar ao máximo a quantidade das ideias geradas. Quanto maior a quantia de ideias geradas pela equipe, maior é a chance de produzir uma solução inovadora e funcional;
- Contribuir com perspectivas ousadas, sem deixar o senso crítico inviabilizar o debate e o desenvolvimento da ideia;
- Deve ser 100% colaborativo. Ideias podem ser combinadas, adaptadas, transformadas e desmembradas em muitas outras por qualquer um da equipe.
PARTICIPANTES
Essa técnica deverá ser realizada com a participação da equipe de análise. Dependendo do objetivo da sessão, atores do processo, gestores e clientes poderão ser envolvidos também no brainstorming.