O QUE
Brainwriting é a versão silenciosa do brainstorming, onde ao invés de falar as ideias, os participantes as escrevem. Ao retirar a interação oral, elimina a possibilidade do líder do grupo favorecer determinados participantes mais ativos e extrovertidos. No brainwriting, todas as pessoas podem ter ideias simultaneamente e são incentivadas a desenvolver as ideias geradas pelos outros participantes.
POR QUE
Sua utilização auxiliará a equipe de análise a levantar o máximo possível de ideias para atender às questões e aos insights identificados na etapa de Imersão.
COMO
- Definir o objetivo ou tema central por parte do líder da sessão;
- Os participantes, sentados numa sala, escrevem individualmente as suas ideias por cerca de cinco minutos;
- Cada participante passa a sua folha de papel à pessoa sentada ao seu lado, que acrescentará as suas próprias ideias, durante mais cinco minutos. Este processo pode repetir-se diversas vezes mas, geralmente, três passagens são suficientes;
- O líder da sessão recolhe os papéis e lê as ideias ou escreve-as num quadro;
- O grupo discute em conjunto cada uma das ideias e avalia-as, reunindo as melhores e eliminando as que são absurdas ou que fogem dos critérios norteadores.
PARTICIPANTES
Essa técnica deverá ser realizada com a participação da equipe de análise. Dependendo do objetivo da sessão, atores do processo, gestores e clientes poderão ser envolvidos também no brainwriting.