O QUE
É um meio de os usuários (clientes ou atores do processo) registrarem as suas atividades, reflexões, comentários sobre o modo como toma decisões, conversa com outras pessoa ou age individualmente. É uma forma privilegiada de o seu autor descrever e refletir sobre os problemas que vão surgindo, os obstáculos que decorrem do desenvolvimento do trabalho e da forma de os superar. O registro escrito permite criar o hábito de pensar as práticas e de se pensar a própria interação com o processo, no caso dos atores, ou no produto/serviço, no caso dos clientes.
POR QUE
Esta técnica é útil na fase de Imersão da análise do processo. Sua utilização poderá auxiliar a equipe de análise a entender mais profundamente as experiências, interações e atividades antes, durante e após o processo tanto dos atores quanto dos clientes do processo.
COMO
- Anotar o local onde decorreu a atividade, a data, a hora do início e fim da atividade;
- Descrever o que fez individualmente ou em grupo.
- registro tem de terminar com uma avaliação, uma reflexão crítica sobre o modo como decorreu a tarefa, o seu efeito no processo de trabalho, as consequências futuras, etc.
- Para se fazer um registro não é necessário que a atividade seja bem-sucedida: por exemplo, dirige a uma instituição para recolher material e não consegue. Deve-se fazer este registro e escrever as suas conclusões sobre o sucedido.
PARTICIPANTES
A equipe de análise pode ser solicitar que atores do processo e clientes descrevam suas atividades no diário de bordo.
Template da técnica (clique aqui)