O QUE
Personas são arquétipos, personagens ficcionais, concebidos a partir da síntese de comportamentos observados entre consumidores com perfis extremos. Representam as motivações, desejos, expectativas e necessidades, reunindo características significativas de um grupo mais abrangente. Elas auxiliam a análise do processo porque direcionam as soluções para o sentido dos usuários, orientando o olhar sob as informações e, assim, apoiando as tomadas de decisão.
POR QUE
Sua utilização auxiliará a equipe de análise a entender como as ideias selecionadas no Cardápio de Ideias se relacionam com as Personas e com os Critérios Norteadores. Diante disso, os envolvidos terão como resultado uma matriz gráfica como material de apoio para a avaliação das ideias e para a tomada de decisão dos próximos passos.
COMO
- Com base nos dados coletados, identificar as diferentes características sociais e comportamentais dos usuários. Como por exemplo, sexo, faixa etária, classe social, se o indivíduo é independente com relação ao cuidado da saúde ou se depende de familiares na gestão de suas doenças. Os comportamentos identificados deverão ser relacionados ao negócio em que se enquadra o processo;
- Definir as personas atribuindo um nome genérico a cada um e combinando as características identificadas. É importante criar personas de perfis extremos de usuários do produto e/ou serviço gerado pelo processo de negócio;
- Atribuir um nome e descrever um perfil sucinto com suas características e necessidades.
PARTICIPANTES
Essa técnica deverá ser realizada com a participação da equipe de análise. Também podem participar atores do processo e clientes.