Project Notes
Project: Herança
Author: Adalberto Farias e Sérgio Soares
Company: CIn - UFPE
Dicas para a aula 6
Lembre-se de que o comando super acessa métodos
da superclasse. Ex.:
- super(); // invoca o construtor da superclasse
- super("Java"); // invoca o construtor da superclasse
que recebe como parâmetro um String
- super.get(); // invoca o método get da superclasse
(desde que ele não seja privado)
Exercício 1 (Essencial)
- Observe a classe Poupanca que herda de Conta. Note que esta classe
possui apenas os atributos e métodos específicos da classe Poupanca.
- A classe Array Contas precisou de alguma mudança para manipular
Poupanca? Por que?
Exercício 2 (Essencial)
- Adicione no seu projeto o conceito de herança. Dica: escolha alguma classe
básica que possa ser estendida a mais de um tipo, por exemplo, uma
pessoa pode ser pessoa física e pessoa jurídica, um funcionario
pode ser temporário e permanente, etc.
Exercício 3 (Opcional)
-
Defina a classe Governador a qual deverá herdar (extends)
a classe Candidato e conter:
-
Um atributo estado, privado, que representa a que estado o candidato
concorre a vaga de governador;
-
Um método de acesso ao atributo estado;
-
Um construtor que recebe como argumentos o nome do candidato e o estado
ao qual ele esta concorrendo. O construtor deve invocar o construtor da
superclasse (Candidato) passando como parâmetro o nome recebido;
-
Modifique o programa da aula anterior para ao invés de utilizar
Candidato, utilizar Governador (lembre-se de que todos os candidatos devem
concorrer a um mesmo estado), note que não será necessário
modificar a classe Eleicao;