Project Notes
Project: Implementando Coleções Utilizando Array
Author: Adalberto Farias, Marcelo Faro e Sérgio Soares
Company: CIn - UFPE
Criação de Arrays
- String[] s =
new String[10]; // cria um array de String de tamanho 10
- s.length retorna
o tamanho do array, neste caso 10.
Exercicio 1 (Essencial)
- Crie a classe Aliasing conforme mostrado em sala de aula,
utilize a classe Conta criada na aula anterior;
- Procure fazer com que duas variáveis (c1 e c2) apontem
para um mesmo objeto Conta.
- Invoque o método creditar em c1 e verifique que o saldo
da conta referenciada por c2 foi alterado.
- Procure entender por que isso aconteceu.
Exercício 2 (Essencial)
- Compile todas as classes contidas
no seu projeto.
- Observe atentamente o código
da classe ArrayContas, uma coleção que serve para manipular
muitas contas.
- Crie uma classe ArrayNomeDaClasse
que representa uma coleção de objetos da classe criada na cula
passada. Ex: se na aula passada foi criada uma classe Funcionario, então
o nome da sua coleção será ArrayFuncionarios.
- Procure desenvolver a sua classe
ArrayNomeDaClasse de forma semelhante a ArrayContas.
Exercício 3 (Opcional)
- Observe que a classe Util é
composta de métodos estáticos;
- Crie a classe Banco conforme visto
em sala de aula;
- Desenvolva um programa que cria
um banco e oferece um menu com operações para criar conta, crédito
e débito em uma conta especificada, consulta de saldo e remoção
de conta;
- A criação de conta
não pode exceder o limite determinado para o banco.
Exercicio 4 (Opcional)
- Crie a classe "Eleicao" a qual
deverá conter:
- Um atributo "candidatos" (do
tipo array de Candidato), privado (utilize a classe candidato criada na
aula anterior);
- Um atributo privado para servir
de índice.
- Um construtor que recebe como
argumento a quantidade de candidatos e inicializa o atributo "candidatos"
com um array de candidatos com o tamanho especificado;
- Um método "inserirCandidato"
que recebe como parâmetro um Candidato e o insere no vetor;
- Um método "votoPara"
que recebe o nome de um Candidato como parâmetro, percorre o array
procurando o Candidato e incrementa o número de votos do mesmo, caso
ele não exista, o método deve imprimir uma mensagem de erro;
- Um método "apuracao"
que imprime o nome e o total de votos de todos os candidatos e o nome do
vencedor;
- Crie um programa que cria uma
Eleicao (Semelhante ao programa que cria um banco);
- Quando a eleição
for iniciada a inserção de candidatos deve ser desabilitada.
Exercicio 5 (Opcional)
- Crie uma classe estoque a partir
de produto e desenvolva um programa para manipular um estoque, de forma semelhante
aos programas que criam um banco e uma eleição, utilize a classe
Produto criada na aula anterior;