Project Notes
Project: Introdução a Java: JBuilder3
Author: Sérgio Soares e Adalberto
Farias
Company: CIn - UFPE
- Dicas essenciais
- Nomes de classes
"devem" começar com letra maiúscula, para seguir
o padrão de codificação de Java.
- Nomes de métodos
e variáveis "devem" começar com letra minúscula.
- Caso o nome
de métodos e variáveis seja uma palavra composta, o nome
começa com letra minúscula e a primeira letra da proxima
palavra é Maiúscula. Ex: String numeroLido, int diaDaSemana.
- Não
utilize caracteres especiais como acentuação.
- Instruções gerais:
- Como configurar as propriedades
do projeto no JBuilder
- No menu Project selecione
a opção Properties ... Preencha os dados do seu projeto
para o seu diretório de trabalho (H:\Java por exemplo)
- Como criar uma classe no
JBuilder
- No menu File selecione
a opção New e escolha o ícone Class,
lembrem-se que o nome das classes começam com letra maiúscula;
- Como compilar classes no
JBuilder
- Para compilar: clique com
o botão direito sobre o arquivo que deseja compilar e escolha
uma das opções de compilação.
- Opções de
compilação:
- Make - compila
apenas se o arquivo fonte foi modificado
- Rebuild - força
a recompilação do arquivo
- Inserindo e removendo classes
do projeto
- Para inserir classes clique
no botão contendo um '+' logo acima do nome do arquivo de seu
projeto.
- Para remover, selecione
o arquivo a ser removido e clique no botão '-', acima do nome
do seu arquivo de projeto.
- Como executar um programa
- Clique com o botão
direito sobre o arquivo que deseja executar e escolha a opção
Run.
- Dicas de escrita de código:
- Digite um comando (ou
parte dele) e pressione Ctrl + J. O JBuilder mostratá opções
de escrita de cídogo para o comando, se existir.
- Pressione "Ctrl +
J" e o JBuilder mostrará todas os comandos que ele pode
escrever automaticamente.
- Caso o código que
vc está escrevendo tenha algum erro de sintaxe, o mesmo pode
ser visto no painel à esquerda e abaixo do JBuilder.
- Como ler um inteiro (int)
do teclado
- Utilize o comando Util.readInt();
Ex.: int numero = Util.readInt();
- Como criar um projeto no JBuilder
- No menu New selecione a
opção Project
- Preencha os dados do projeto
para o seu diretório de trabalho
Exercício 1 (Essencial)
- Crie um projeto e configure
o mesmo para trabalhar em alguma pasta de seu diretório pessoal
(H:\).
- Exercício 2 (Essencial)
- Crie uma classe Compara;
- Crie um método public
static void main(String[] args) (isso pode ser feito digitando "main"
e pressionando Ctrl + J)
- Implemente no método
main um programa que deverá ler três números
e imprimir na tela o maior deles;
- Compile, execute e teste
o programa;
- Exercício 3 (Opcional)
- Crie a classe Banco
com o método main;
- Implemente programa simulando
um banco que possui apenas uma conta, a qual será representada
por um número da conta, que deve ser do tipo String, e
pelo saldo da mesma, que deve ser do tipo int:
- O programa inicia pedindo
o número da conta a ser criada;
- O programa deverá
ficar em loop lendo as possíveis operações
que podem ser realizadas em uma conta até ser ser lido o
número 0:
- creditar, deve pedir
o número da conta e o valor a ser creditado;
- debitar, deve pedir
o número da conta e o valor a ser debitado;
- saldo, deve pedir
o número da conta e imprimir o saldo da mesma;
- Antes de realizar alguma
das operações verifique se o número da conta
digitado é o mesmo número da conta que voce está
utilizando no banco;
- Compile, execute e teste
o programa;
- Exercício 4 (Opcional)
- Crie a classe Eleicao
com o método main;
- Implemente uma eleição
simulada com três candidatos:
- O programa deverá
ficar em loop lendo o número do candidato e incrementando
o contador de votos do mesmo;
- O loop deve ser interrompido
ao ser lido o número 0, quando deverá sair a apuração
da eleição, com os votos de cada candidato e o vencedor;
- Compile, execute e teste
o programa;
- Exercício 5 (Opcional )
- Modifique o exercício
1 para imprimir os números lidos em ordem crescente;
- Modifique o exercício
2 para trabalhar com duas contas e com uma operação a
mais, transferir, que recebe o número da conta de origem, o número
da conta de destino e o valor a ser transferido;
- Modifique o exercício
3 para contar também os votos nulo. Todo número lido que
não corresponder aos dos candidatos ou ao número de saída
(0) é considerado voto nulo;