Roteiro para criação de JavaBeans

O código em azul especializa o roteiro para criar o bean PainelControle

  1. Crie um projeto no JBuilder.
  2. Adicione esse arquivo html no projeto para facilitar sua visualização.
  3. Altere nas propriedades do projeto (na pasta Code Style) a opção de Event Handling para Standard Adapter.
  4. Criar uma classe (PainelControle) a qual herda de java.awt.Panel (escolhendo-a como a classe base no wizard da criação da classe)
  5. Selecione a pasta Design para editar sua classe

    PROPRIEDADES

  6. Agora retorne para a pasta Source e implemente os métodos (get/is e set) para as propriedades desejadas (os métodos devem ser públicos).

    COMUNICAÇÃO POR EVENTOS

  7. Agora vamos criar a estrutura para que objetos possam "assinar" eventos do nosso bean
  8. Depois de criar a estrutura para assinar os eventos temos de criar a estrutura para notificá-los. Defina métodos para disparar cada um dos eventos definidos na assinatura da interface listener (PainelControleListener).
        void fire<EVENTO_A_SER_NOTIFICADO_DA_LISTA_DE_MÉTODOS_DA_INTERFACE_LISTENER>(<NOME_DO_BEAN>Event event) {
            if (listenersVector != null) {
                Vector v = listenersVector;
                int count = v.size();
                for (int i = 0; i < count; i++)
                    ((<NOME_DO_BEAN>Listener) v.elementAt(i)).<MÉTODO_DO_LISTENER_PARA_ESTE_EVENTO>(event);
                }      
        }
       

    Exemplo

        void fireBotaoInserirPressionado(PainelControleEvent event) {
            if (listenersVector != null) {
                Vector v = listenersVector;
                int count = v.size();
                for (int i = 0; i < count; i++)
                    ((PainelControleListener) v.elementAt(i)).botaoInserirPressionado(event);
                }      
        }
        
  9. Por fim temos de indicar em que situações os eventos devem ser disparados. No item 4 deste roteiro você implementou os eventos que os componentes do bean devem gerar (actionPerformed dos botões). Agora você deve implementar a notificação do evento através da chamada ao método fire correspondente.

    Exemplo

        
        void bt_inserir_actionPerformed(ActionEvent e) {
            this.fireBotaoInserirPressionado(new PainelControleEvent(this));
        }
        
        

    PERSISTÊNCIA

  10. Agora vamos implementar a última característica de um bean, Persistência. A classe do (PainelControle) bean deve implementar a interface java.io.Serializable
  11. Compile o projeto
  12. Note que não implementamos Introspecção e Customização específicos para o nosso bean. Dessa forma a IDE automaticamente irá detectar as propriedades do bean e implementará editores default para as mesmas.

    GERANDO UM ARQUIVO PARA DISTRIBUIÇÃO

  13.  

  14. Pronto o seu bean está pronto. Agora temos de gerar um arquivo de distribuição para permitir instalá-lo em uma IDE e distribuí-lo para outras pessoas/projetos, permitindo assim seu reuso.

    Name: <PACOTE_DO_BEAN>/<NOME_DO_BEAN>.class
    Java-Bean: True

    jar cfm <NOME_DO_BEAN>.jar manifest.tmp *

    onde no lugar do símbolo * devem estar listados todos os arquivos .class que foram gerados pela compilação do projeto. 

    Por exemplo 

    jar cfm PainelControle.jar manifest.tmp javabeans/PainelControle.class javabeans/PainelControleListener.class javabeans/PainelControleEvent.class javabeans/PainelControle_bt_inserir_actionAdapter.class javabeans/PainelControle_bt_consultar_actionAdapter.class javabeans/PainelControle_bt_limpar_actionAdapter.class

  15. Abra um ambiente para executar o JDK (através do Windows, menu Iniciar -> Programas -> Linguagens -> Java -> jdk 1.3) vá até o diretório do seu projeto e execute o arquivo de lote (.bat) gerar, que deve gerar o arquivo .jar para distribuição.

    INSTALANDO O BEAN NO JBUILDER

  16. Feche o projeto com o seu bean. 
  17. Para instalar o bean no JBuilder escolha a opção Configure Palette no menu Tools. Escolha a pasta Add components e clique em Select library. Vamos criar uma biblioteca selecionando User home e clicando em New... e escolhendo um nome para a mesma. em seguida clique em Add... e selecione o arquivo .jar que foi gerado. Clique em OK e em seguida em OK novamente. Agora escolha o local onde o bean será instalado, recomendamos que seja em Other. Em seguida clique em Add from Selected Library. Como resultado você deve ter uma tela mostrando uma mensagem de que o seu bean foi instalado (Added javabeans.PainelControle).
  18. Agora você poderá utilizar o componente (na paletta Other) em qualquer projeto, da mesma forma que se manipula os demais componentes gráficos (button, label, list,...).
  19. Crie uma aplicação como exemplo e tente utilizar seu bean na mesma.

© Sérgio Soares 2002