Herança e Subtipos
Programação
3:
Orientação a Objetos e Java
Vejam alguns exemplos ilustrando os conceitos de herança
e subtipos em Java.
Leitura
- Transparências
- Seções 7.1 a 7.9 da referência 1.
Exercícios
- Modifique a classe Banco,
ou a versão estruturada da mesma (requisitada
como exercício),
para que seja possível render juros de uma poupança.
Isto é, adicione um novo método que rende os juros
de uma poupança cujo número é parâmetro
deste método; a taxa de juros corrente deve ser um atributo
de Banco.
Para não perder a simplicidade do tipo Banco
original, pode-se renomeá-lo para BancoSimples
e, usando herança, definir o novo Banco
requisitado. BancoSimples
poderá ser útil em outras aplicações
que exigem apenas um banco com operações bem básicas.
(Opicional)
Altere a
classe Conta para possibilitar a emissão de extratos.(Opcional)
- O que é necessário
alterar em Banco para trabalhar com as novas contas?
Faça as modificações necessárias.(Opcional)
- Modifique o sistema de controle de estoque requisitado como
exercício para poder
também armazenar produtos perecíveis; isto é,
produtos que têm um prazo de validade. (Opcional)