1 – Abra o "JBuilder" através do menu start da barra
de tarefas, opção programas, pasta JBuilder;
2 – Entre em File/New, na pasta New escolha Applet,
com isso o programa criará automaticamente um projeto dentro do
qual será construido o applet.
2.1 – Preencha os campos do Project Wizard
com o nome do projeto e sua descrição (esta descrição
não é necessária, certifiquece apenas que vc estará
criando o projeto em um diretorio conhecido) em seguida pressione Finish;
2.2 – No Applet Wizard :
2.2.1 – Passo 1 : Escolha
o nome do pacote do qual fará parte o applet, o nome da classe que
deve ser diferente de Applet e selecione a opção Generate
standard methods, pessione next;
2.2.1 – Passo 2 : Aqui você
indicará quais são os parâmetros do applet, depois
clique next. Este passo pode ser pulado sem problemas.;
2.2.3 – Passo 3 : Nesta
janela você escolherá o nome e o título do arquivo
que conterá a tag HTML necessária para o browser inicializar
seu programa. Pressione Finish. 3 – Salve os arquivos, através do menu File/Save All.
IMPORTANTE: Salve constatemente seus arquivos.
Manipulando a interface:
4 – Na janela do projeto selecione o arquivo do
Applet que foi criado, ele é o único .java na janela do alto
a esquerda, em seguida clique na pasta Design, logo abaixo da janela
de código; 5 – Neste momento você está apto a
escolher os compomentes que constituirão sua interface através
da paleta de compomentes, por enquanto use apenas os compomentes da paleta
AWT, para adicioná-los clique sobre o componente e em seguida
sobre a área cinza, ajustando posteriomente seu tamanho;
6 – Na janela Inspector ajuste as propriedades
do componentes. Por exemplo o nome e o texto de um botão. Obs: Se
o Inspector não estiver visível selecione o menu View/Inspector;
7 – Selecione o arquivo HTML do applet, compile
o programa através do menu Run/Run Applet "seu arquivo".
8 – Corriga os eventuais erros e compile até
que não sejam apresentados mais erros. Caso ocorram erros este serão
apresentados no canto inferior direito onde estão o número
da linha e o tipo do erro que ocorreu, para ir até a linha errada
basta clicar no erro.
Associando eventos e ajustando código:
Para cada componente existe um conjunto específico
de "eventos" associados com os quais podemos monitorar o que está
acontecendo com a interface. Para ver com isso funciona de forma bem simples
execute o passos seguintes.
9 – Repita o passo 4. Retire quaisquer componentes
que vc tenha adicionado ao applet, isto pode ser feito simplemente através
da seleção do objeto de pressionamento da tecla delete.
10 – Pressione a pasta Source, dentro do
código applet acrescente um atributo "int contador = 0;" após
o último método, clique em Design, na área
cinza coloque um botão(java.awt.Button) no topo e um label(java.awt.Label)
no centro, selecione o botão;
11 – Agora vá para o Inspector
clique na pasta Events selecione actionPerformed, este campo ajusta
o nome do método que está associado a este "evento",
pressione Enter.
12 – Após pressionar Enter o programa irá
automaticamente para a região do código onde o método
foi criado, dentro do método digite o seguinte código:
contador++;
label1.setText("
Contador = "+contador);
13 – Repita o passo 7 . Agora vc tem um applet com
apenas um botão na tela, o label também está lá
só que ele não está visível pois não
possui um texto. Toda vez que vc pressionar o botão o contador será
acrescido de um e seu valor será mostrado na tela;
O que aconteceu ?
Em poucas palavras, toda
vez que vc pressiona o botão ele manda uma mensagem para a JVM dizendo
que foi pressionado a JVM verifica se existe algum método associado
àquela ação(evento) e executa este método.
Posso utilizar meus objetos nas interfaces ?
Sim, porém observe
que não são todos objetos que podem ser visualizados através
do Design. Mas você pode, por exemplo, querer visualizar o que está
acontecendo com um objeto do tipo Conta, para tanto acrescente um
objeto Conta ao código e acrescente os componetes que irão
mostrar os dados do objeto, um label para o nome, outro para o saldo, etc.
Da mesma forma que o contador foi alterado vc poderá alterar seu
objeto através da chamadas ao métodos acionados por ações
na interface, no caso ao invés de acrescentar um ao contador vc
poderia creditar um valor na sua conta e em seguida mostrar o novo saldo.
O que fazer para construir interfaces atrativas ?
Para construir interface
interessantes, você deve procurar conhecer os componentes visuais
já existentes, como funcionam, para que servem e procurar adequá-los
às suas necessidades.
Não tente reinventar
a roda utilize o que já foi feito, isto implicará numa economia
subtancial de tempo e paciência.