Pacotes para desenvolvimento de GUIs

Programação 3: Orientação a Objetos e Java


Roteiro

Nesta aula estudaremos as classes da biblioteca gráfica Java


Exemplos para Classes Básicas


Leitura

  1. Tutorial de AWT, por Nelson Yu;
  2. Creating a User Interface - Tutorial de Java da Sun;
  3. Java 1.0.2 Java AWT API;
  4. Java 1.1 Java AWT API (mais recente, contendo as hierarquias das classes -- remodelado).

Exercícios (opcionais)

Escolha um dos seguintes exercícios:
  1. Adaptar o DrawTest para também reconhecer retângulos. Copie o fonte para sua área de trabalho.

  2. Adaptar o ArcTest para aceitar corretamente as entradas como ângulo inicial e final, bem como permitir o desenho controlado pelo mouse, de maneira similar a DrawTest.

  3. Acrescentar facilidades de se especificar a cor e o formato de cada caixinha do GraphLayout, através do marcador .
    Dica: utilizar o mesmo formato usado no exercício da aula de applets (especificar cor RGB por números hexadecimais). Sugestão: construir uma rotina para converter esses caracteres num número (ou na propria instância de Color correspondente).


DI-UFPE José Fernando Tepedino (jftm@di.ufpe.br)