Metodologia

Programação 3: Orientação a Objetos e Java


A equipe de ensino é formada por um professor, um instrutor e um ou mais monitores. As aulas teóricas serão ministradas pelo professor em sala de aula. As aulas práticas serão ministradas pelo instrutor e monitores em laboratório. Os projetos serão acompanhados pelo professor e pelo instrutor. Os alunos também podem enviar (e responder) mensagens ao newsgroup do curso que será lido diariamente por todos os membros da equipe de ensino.

 No início da aula os alunos serão motivados a discutir e fazer perguntas sobre os exercícios e o material de leitura passados na aula anterior. Caso não haja dúvidas, os alunos irão ao quadro resolver os exercícios ou explicar o material de leitura. Durante a aula os alunos devem interromper o professor sempre que tiverem dúvidas sobre o material sendo apresentado. É importante para todos que dúvidas não sejam acumuladas.

 Os exercícios são individuais e devem ser enviados por e-mail para if101@di.ufpe.br. A turma será dividida em equipes para a realização dos projetos, os quais serão desenvolvidos progressivamente com o decorrer do curso: conceitos introduzidos em uma aula serão ilustrados e exercitados com aspectos das aplicações escolhidas para os projetos.

 Obviamente, listas de exercícios não devem ser copiadas. Também, espera-se que os membros de uma equipe participem igualmente no desenvolvimento do projeto. Todos estes aspectos serão considerados para a avaliação do desempenho de cada aluno.

 Além das horas de aula, espera-se que os alunos dediquem no mínimo de 4 a 6 horas por semana para acompanhar o curso. O curso aborda vários aspectos interessantes, mas que têm que ser bem exercitados para serem absorvidos adequadamente.

 É interessante que o curso seja acompanhado via WWW, onde estão disponíveis notas de aula, referências, transparências, exercícios, avisos e informações gerais sobre o curso.

 Os alunos devem seguir estritamente as regras preliminares de utilização, local ou remota, dos laboratórios do DI-UFPE.

 Os alunos são motivados a contribuir para o melhor desenvolvimento do curso, fazendo perguntas, dando sugestões, indicando como o material de ensino pode ser melhorado, etc.


  Paulo Borba (phmb@di.ufpe.br