# Preto e Branco
Imagens podem ser representadas através de uma resolução de MxN pixels (número de pixels que formam a base e a altura), associado a cada um deles um valor booleano: 0 para preto e 1 para branco. Mas, para melhor didática, foram adotadas imagens quadradas e uma forma especial de representar as resoluções: 2m X 2m. No caso de imagens com resolução quadrática, cada pixel será indicado por um endereço e este é a uma palavra formada por m letras do Figura1(0,1,2,3). A enumeração é feita na seguinte ordem:
    Figura1 *Cada quadrante representa um pixel da imagem.

Observe alguns exemplos que podem ser visto abaixo:
    Figura1    
Quadrado de cor amarela:
- Endereço:0303;
- Representação alternativa:{03}2.

Quadrado de cor preta:
- Endereço:3221;
- Sem representação alternativa.

A leitura do endereço é feita da esquerda para a direita, lendo-se cada caracter e se escolhendo o quadrante relativo àquele endereço. O primeiro caractere representa o quadrado maior e mais externo. O segundo, apenas o quadrante endereçado pelo primeira letra do endereço. Assim segue-se, "adentrando-se" nos subquadrantes até chegar num único quadrante específico(veremos que esse processo pode nunca acabar, repetindo-se indefinidamente - efeito denominado fractal).A partir daí, quanto maior o tamanho da palavra, maior o número de pixels da imagem.

Pode-se ampliar uma figura, melhorando a resolução de uma determinada parte da imagem, desde que haja uma função capaz de ampliar a resolução daquela área. Esta fará subdivisões (ou mapeamento) dos pixels já existentes.

A especificação de uma determinada imagem é feita da seguinte forma: para uma imagem com 2m x 2m, teremos a seguinte representação:

{a, b, c,...}Figura1m-1 ,Figura1={a,b,c,...}.

Para melhor entendimento, segue um exemplo:
   Figura1 *especificação:{1,2}Figura1*    
A primeira, pode ser representada pela seguinte especificação:

{1,2}Figura1*

A primeira representação indica que será atribuída aos quadrantes 1 e 2 a cor 0, ou seja, preta. Aos outros não será atribuída nenhuma cor e eles ficarão brancos. A segunda representação tem o símbolo Figura1* que representa a atribuição da cor preta aos pixels escolhidos.
   Figura1 *especificação:Figura12{1,2}Figura1*    
A segunda figura tem a seguinte especificação:

Figura12{1,2}Figura1*

Ou seja,foram adicionadas mais duas letras nas palavras que geram a figura,aumentando sua resolução de 4 pixels para 64 (lembre-se que o crescimento no número de pixels é exponencial).

Se alterássemos a especificação para {1,2}*0Figura1*, teríamos a imagem representada pela segunda figura abaixo. O que ocorre é que a função sempre selecionará todos os quadrantes de posição 1 e 2. Além disso, todos os quadrantes (e subquadrantes) de posição 0 serão pintados. A primeira figura indica como foi feita a seleção dos quadrados(que pode ser representada por {1,2}*0).
   Figura1 Figura1
O autômato que representa tal especificação é:
   Figura1
Outro exemplo seria o mostrado abaixo:
   Figura1*A especificação é:{1,2,3}*0{1,2}*0Figura1*
Cujo autômato é:
   Figura1
Ampliação("Zooming"): Ampliação é o processo de se visualizar um pedaço de imagem com a definição(ou número de pixels) da imagem inteira. A imagem que permite esse tipo de operação é chamada de multi-resolução. Para que isso possa ser efetivamente representado por um autômato finito, faz-se necessário que Figura1* tenha um número finito de subdivisões para cada quadrante.


capa
introdução
grayscale
transdutores