Comdex Internet Brasil’96 Tutorial T5: Desenvolvimento em Java(tm)

Setembro de 1996

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Tabela de índice

Comdex Internet Brasil’96 Tutorial T5: Desenvolvimento em Java(tm)

Créditos

Distribuição do Material para este Tutorial

Introdução

Programação

Parte 1: O Contexto de Java na Internet

Internet

World Wide Web Hipermídia para a Internet

Servidores e Clientes Web

CGI e Formulários: Acrescentando dinamismo à Web

Limitações e Vantagens do Modelo CGI+Forms

Java: uma Linguagem Orientada a Objetos

Não Confundir com JavaScript

Applets

Applets: Código Móvel para a Web

Resumo da Parte 1: O Contexto de Java na Internet

Parte 2: Paradigma da Linguagem Java

Orientação a Objetos

Objetos Trocam Mensagens

Classes são Moldes para a Criação de Objetos

Definindo a Classe ContaBancaria

Criando Contas Bancárias

Herança: Estruturação e Reusabilidade

Classe ContaCorrente

Classe ContaEspecial

Classe Poupanca

Benefícos da Herança

Tecnologia de Código Móvel em Java

Compilação de um Programa em Java

Execução de um Programa em Java

Recursos Nativos do Ambiente de Execução

Applets Facilitam Disseminação de Código

Funcionamento dos Applets

Verificação do Bytecode

Restrições de Funcionamento dos Applets

Restrições e Permissões dos Applets Carregados Via Sistema de Arquivos

Restrições e Permissões dos Applets Carregados Via Rede

Inserção de um Applet em uma Página HTML

Mensagens mais Importantes para Mandar a um Applet (1)

Mensagens mais Importantes para Mandar a um Applet (2)

Mensagens para um Applet

Resumo da Parte 2: Paradigma da Linguagem Java

Parte 3: Elementos e Especificações da Linguagem Java

JDK - Java Development Kit

javac - Compilador de Java

javadoc - Gerador de Documentação de Java

appletviewer - Visualizador de Applets

API de Java

java.lang Suporte Básico aos Elementos da Linguagem

java.io

java.util

java.net

java.awt

Palavras Chave de Java (1)

Palavras Chave de Java (2)

Palavras Chave de Java (3)

Palavras Chave de Java (4)

Parte 4: Threads e Exceções em Java

Threads em um Programa Java

Estados e Métodos de um Thread

Implementação de Threads

Herdando da Classe Thread

Implementando Runnable

O Applet Clock em Funcionamento

O Código do Applet Clock

O Método start(): Criando Threads

O Método run(): Executando uma Tarefa Concorrente

O Método paint(): Desenhando na Interface Gráfica

O Método stop(): Matando Threads

Tratamento de Exceções: Simplicidade e Homogeneidade

Tratamento de Exceções: Legibilidade de Código

Palavras Chave no Tratamento de Exceções

Usando Throws (1)

Usando Throws (2)

Usando Throws (3)

Throw

Try, Catch e Finally

Exemplo 1: Não Tratando Exceções

Exemplo 2: Capturando uma Exceção

Resumo da Parte 4: Threads e Tratamento de Exceções

Prática Simulada: Construir um Applet

Parte 5: Ambientes de Desenvolvimento

AppletMaker

JavaWorkshop 1.0

Café

HotJava

Parte 5: Resumo

Parte 6: Desenvolvendo Software com Java

Projetos desenvolvidos no DI-UPFE: WebSteer

WebSteer: Próximos Passos

Projetos desenvolvidos no DI-UPFE: The Visible Computer

The Visible Computer: Próximos Passos

Projetos desenvolvidos no DI-UPFE: BRight!

BRight!: Próximos Passos

Desenvolvimento de Projetos em Java: Teoria

Slide do PowerPoint

Extensões da API de Java

Desenvolvimento de Projetos em Java: Pragmáticas (1)

Desenvolvimento de Projetos em Java: Pragmáticas (2)

Desenvolvimento de Projetos em Java: Pragmáticas (3)

Desenvolvimento de Projetos em Java: Pragmáticas (4)

Conclusões Gerais

Onde obter mais informações

Questões ?

Autores: Jorge Fernandes, Andreia Alcantara, Julianne Pepeu e Silvio Meira.

E-mail para Contato: jhcf@di.ufpe.br

Home pages: http://www.di.ufpe.br/~jhcf, http://www.di.ufpe.br/~aaa, http://www.di.ufpe.br/~jfsp, http://www.di.ufpe.br/~srlm

Outras informações:
Tutorial apresentado em Setembro de 1996, no Parque de Exposições do Anhembi em São Paulo-SP.

Copyright (c) 1996 por Jorge Fernandes, Andreia Alcantara, Julianne Pepeu e Silvio Meira. Todos os direitos reservados.