Hello World
import java.applet.*; import java.awt.*; public class HelloWorld extends Applet { public void paint(Graphics g) { g.drawString("Olá Mundo!", 160, 70); } }Observe no código acima:
- para que servem as declarações import; elas são mesmo necessárias?
- um applet é sempre uma extensão da classe Applet
- a ausência do método main; quem chama o método paint?
Estrutura geral
Diversos outros métodos podem ser definidos dentro de um applet. Os métodos abaixo são fundamentais. Herdados da classe Applet, eles estão associados ao ciclo de vida de um applet.import java.applet.*; import java.awt.*; public class HelloWorld2 extends Applet { // Chamado sempre que for necessário desenhar public void paint(Graphics g) { g.drawString("Olá Mundo!", 160, 70); } public void init() { // ... } public void start() { // ... } public void stop() { // ... } public void destroy() { // ... } }
Applet controlando seu fluxo de execução
Um applet pode ter seu próprio thread de execução.import java.applet.*; import java.awt.*; public class HelloWorld3 extends Applet implements Runnable { public void paint(Graphics g) { g.drawString("Olá Mundo!", 160, 70); } public void init() { // ... } // Cria e dispara o thread public void start() { // ... } // Controla o fluxo de execução do applet public void run() { // ... repaint(); // ... } // Pára o thread public void stop() { // ... } public void destroy() { // ... } }Observe que o applet precisa tomar ações (reiniciar ou parar) quando a página HTML que o contém é ativada ou desativada. Esse controle é feito dentro dos métodos start() e stop(), respectivamente.
Que métodos podem ser utilizados ou redefinidos
dentro de um applet?
Um applet estende a classe Applet, que redefine as classes gráficas Panel, Container e Component. Observe que a maioria dos métodos de tratamento gráfico estão nessas superclasses. A classe Applet define basicamente a interface com o folheador.Veremos com mais detalhes essas classes na próxima aula
![]() | José Fernando Tepedino (jftm@di.ufpe.br) |