Estrutura de um Applet

Programação 3: Orientação a Objetos e Java


Hello World

   
import java.applet.*;
import java.awt.*;

   public class HelloWorld extends Applet {

      public void paint(Graphics g) {

           g.drawString("Olá Mundo!", 160, 70);

      }
   }
Observe no código acima:

Estrutura geral

    Diversos outros métodos podem ser definidos dentro de um applet. Os métodos abaixo são fundamentais. Herdados da classe Applet, eles estão associados ao ciclo de vida de um applet.
import java.applet.*;
import java.awt.*;

   public class HelloWorld2 extends Applet {

   // Chamado sempre que for necessário desenhar
      public void paint(Graphics g) {
           g.drawString("Olá Mundo!", 160, 70);
      }
    
      public void init() {
          // ...
      }

      public void start() {
          // ...
      }

      public void stop() {
          // ...
      }

      public void destroy() {
          // ...
      }

   }

Applet controlando seu fluxo de execução

Um applet pode ter seu próprio thread de execução.
import java.applet.*;
import java.awt.*;

   public class HelloWorld3 extends Applet implements Runnable {

      public void paint(Graphics g) {
           g.drawString("Olá Mundo!", 160, 70);
      }
    
      public void init() {
          // ...
      }

   // Cria e dispara o thread
      public void start() {
          // ...
      }

   // Controla o fluxo de execução do applet
      public void run() {
         // ...
            repaint();
         // ...
      }

   // Pára o thread
      public void stop() {
          // ...
      }

      public void destroy() {
          // ...
      }
   }
Observe que o applet precisa tomar ações (reiniciar ou parar) quando a página HTML que o contém é ativada ou desativada. Esse controle é feito dentro dos métodos start() e stop(), respectivamente.

Que métodos podem ser utilizados ou redefinidos dentro de um applet?

Um applet estende a classe Applet, que redefine as classes gráficas Panel, Container e Component. Observe que a maioria dos métodos de tratamento gráfico estão nessas superclasses. A classe Applet define basicamente a interface com o folheador.

Veremos com mais detalhes essas classes na próxima aula


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José Fernando Tepedino (jftm@di.ufpe.br)