Aspectos de Análise Orientada a Objetos

Programação 3: Orientação a Objetos e Java


A análise e o projeto inicial de um sistema orientado a objetos tem como objetivo definir os requisitos básicos e a arquitetura do sistema. Isto inclui a escolha das classes essenciais do sistema e as relações entre as mesmas. Obviamente, só a experiência com análise orientada a objetos vai determinar o que é essencial e o que pode deixar de ser considerado (pelo menos inicialmente).

De forma precária, podemos usar Java como uma notação para análise e projeto orientado a objetos. Neste caso, as definições das classes devem apresentar apenas a assinatura (isto é, os nomes e tipos) dos métodos e atributos derivados. Só durante o projeto detalhado e a implementação do sistema é que decidimos que atributos são essenciais; também nesta fase decidimos como implementar os atributos derivados e os métodos das classes.

Para ilustrar os conceitos de orientação a objetos e análise, podemos considerar vários exemplos: pessoas (com esposo e filhos), listas encadeadas, conjuntos, árvores binárias, pilhas, bancos e contas, etc.


Leitura

  1. Referências indicadas anteriormente.

Exercícios

  1. Usando Java, defina a assinatura da classe Netscape cujos objetos são os conhecidos navegadores. (Opcional)
  2. Defina a assinatura da classe ServidorWWW cujos objetos são servidores WWW que oferecem serviços a clientes como os objetos da classe Netscape. Veja a Aula 2 para saber um pouco mais sobre clientes e servidores. (Opcional)

Informações

Várias equipes precisam ser formadas. Vejam as equipes formadas até agora.

As notas do Exame Escrito 1 já estão disponíveis. Revisões de prova serão feitas no horaráio da tarde. Gostaria que os alunos que tiraram abaixo de 5 me procurassem, por favor.

Infelizmente os exemplos mencionados acima ainda não estão disponíveis via WWW. Caso você não tenha anotado nada, olhe as anotações de seus companheiros.


Paulo Borba (phmb@di.ufpe.br)