Aulas
Programação 3: Orientação a Objetos e Java
- Aula 1: Apresentação
- Aula 2: WWW e Netscape
- Aula 3: Qualidade de software
- Aula 4: Aspectos de modularização
- Aula 5: Técnicas para modularização
- Aula 6: Objetos, classes, métodos, atributos, mensagens, etc.
- Aula 7: Criação e remoção de objetos,
tipos primitivos, valores versus objetos, arrays, etc.
- Aula 8: Ambiente de desenvolvimento Java
- Aula 9: Pacotes e interfaces.
- Aula 10: Estruturas de controle, detalhes de Java, operadores
especiais, etc.
- Aula 11: Herança simples e múltipla,
polimorfismo, `overriding', `dynamic binding', etc.
- Aula 12: Herança versus
encapsulamento, `behavioural inheritance', etc.
- Aula 13: Parametrização de classes e pacotes, herança
versus parametrização.
- Aula 14: Documentação formal de classes e pacotes
- Aula 15: Estilo de programação, projeto de bibliotecas
de classes e Java
- Aula 16: Exame escrito
- Aula 17: Engenharia de software, projeto orientado a objetos e
Java
- Aula 18: Discussão da prova e dos exercícios
- Aula 19: Visão geral de applets e GUI
- Aula 20:
Desenvolvimento de applets e GUI
- Aula 21: Acesso a URLs e arquivos
- Aula 22: Estudo e extensão da biblioteca 2D plotting
- Aula 23: Acompanhamento e discussão do projeto
- Aula 24: Acompanhamento e discussão do projeto
- Aula 25: Acompanhamento e discussão do projeto
- Aula 26: Acompanhamento e discussão do projeto
- Aula 27: Acompanhamento e discussão do projeto
- Aula 28: Apresentação do Projeto
- Aula 29: Apresentação do Projeto
- Aula 30: Outras linguagens orientadas a objetos,
perspectivas, etc.
Paulo Borba (phmb@di.ufpe.br)