Assim como atributos, métodos são relativos a uma classe e as suas descrições fazem parte da descrição da classe. Métodos podem ser especificados da seguinte maneira em Java:
class Conta { double saldo; long numero; void credito(double val) { saldo = saldo + val; } void debito(double val) { saldo = saldo - val; } }onde void indica que o método não retorna nenhum valor, só altera os valores dos atributos de um objeto. Por exemplo, executando o método debito com argumento 20 altera-se o saldo da conta bancária relativa, o qual será decrementado de 20.
Métodos também podem retornar valores; indica-se o valor a ser retornado usando o comando return, o qual deve ser o último comando executado pelo método:
long num_conta() { return numero; }onde long indica o tipo do valor a ser retornado pelo método. Neste caso, o método não tem nenhum argumento e não muda os valores dos atributos da conta, apenas retorna o número da conta.
De uma forma geral, métodos são definidos da seguinte forma:
TipoDeRetorno nomeDoMetodo (Parâmetros) { Corpo }Em Java, a tela do computador é representada por um objeto especial pré-definido chamado `System.out'. Uma das operações que este objeto pode realizar é println, que mostra valores passados como argumentos: strings, inteiros, reais, etc. Assim para imprimir valores na tela temos que enviar uma mensagem para `System.out' requisitando a execução do método println:
void print_saldo() { System.out.println("Conta: " + numero + " Saldo: " + saldo + " R$"); }Note que concatenação de strings é representada por `+' e os valores de outros tipos são automaticamente convertidos para strings.
Paulo Borba (phmb@di.ufpe.br) |