Programas

Programação 3: Orientação a Objetos e Java


Classes definem simplesmente os tipos de objetos a serem manipulados pelos nossos programas. Usando as definições de classes, precisamos saber como dizer exatamente o que os programas realizarão. Em Java isso pode ser feito pela definição de uma classe especial contendo apenas um método: main, o qual indica o que o programa realizará, como descrito a seguir:

class Programa {
  public static void main(String argv[]) {
    Banco	b1;
    Conta	c1, c2, c3;
 
    c1 = new Conta(100.00,12345);
    c1.print_saldo();
    c1.credito(7.34);
    c1.debito(1.00);;
    c1.print_saldo();
    c1.credito(5.66);
    c1.print_saldo();
    c2 = c1;
    c2.credito(55.00);
    c2.print_saldo();
    c1.print_saldo();
    b1 = new Banco(30);
    b1.cadastro(c2);
    b1.print_saldo(123);
    b1.print_saldo(12345);
    b1.debito(12345,77);
    b1.print_saldo(12345);
    b1.debito(1234,99);
    b1.print_saldo();
    c3  = new Conta(85.00,10);
    b1.cadastro(c3);
    b1.print_saldo(10);
    b1.print_saldo(12345);
    b1.transfere(12345,10,50);
    b1.print_saldo(10);
    b1.print_saldo(12345);
  }
}
Tente entender o que esse programa, ou parte dele, faz.


Paulo Borba (phmb@di.ufpe.br)