GUI - Elementos da Interface Gráfica
Veremos nesta aula diversos componentes que possibilitam a construção de uma
interface gráfica interativa em Java, como: botões, áreas para desenho, menus,
janelas, entre diversos outros.
GUI : Graphical User Interface
AWT - Abstract Window Toolkit
- Uma biblioteca de elementos GUI portátil entre diversas plataformas;
Solaris, Win95, Mac System 7, Linux
| apllets e aplicações
|
(Netscape 2.0) SunOS, ...
| somente applets
|
- Conexão entre a aplicação do usuário e o ambiente
gráfico nativo
- Alto grau de abstração (abordagem: mdc entre os ambientes
gráficos)
Uso:
Estrutura do AWT:
Componentes: Elementos básicos
Classe abstrata, definindo o tratamento de:
- habilitar/desabilitar um componente;
- associar cores e fontes;
- tamanho do componente;
- desenho do componente;
- eventos (teclado, mouse);
- etc.
Containers: Onde são
colocados os Components; é um componente que pode conter
outros componentes
LayoutManager: define a disposição dos Components num Container.
Classes Básicas: Point, Polygon, rectangle, Dimension,
Image, Color, Font, Graphics, etc.
O Pacote java.awt
Documentação: AWT API
Hierarquia da classe Component e suas subclasses
Outras classes
LayoutManager
Interface para classes capazes de formatar componentes AWT
- simples
-
- propósito especial
-
BorderLayout (default para a diversos containers)
CardLayout
- ultra flexível
-
- customizado:
-
criar um
LayoutManager:
implementar a interface, definindo seus 5 métodos
- vantagens:
- posições relativas
- sem eles:
- posições absolutas (problema com diferentes plataformas)
Exemplos de programas usando AWT:
Para Maiores Informações
José Fernando Tepedino, jftm@di.ufpe.br
Última edição em 18 de junho de 1996.
URL: http://www.di.ufpe.br/~java/graduacao/aulas/tp-gui/gui/gui.html