Implementando aplicações simples
Programação
3: Orientação a Objetos e Java
Simulando uma sessão de usuário
Os conceitos aprendidos até aqui (como objetos e métodos) serão
ilustrados nesta aplicação. É importante salientar que existem várias
formas de se implementar o sistema proposto. Esta não é a mais eficiente,
porém é uma maneira de resolver o problema com os recursos que foram
vistos até o momento.
A aplicação consiste em simular o loggin de um usuário em uma máquina,
com um sistema de arquivos "virtual", iniciando uma sessão na mesma.
O programa deverá possuir as seguintes características:
- Existe na máquina uma base de usuários cadastrados e suas respectivas
senhas. Apenas usuários cadastrados podem entrar no sistema.
- Cada usuário possui um diretório home "virtual", do tipo /home/login.
- Uma vez iniciada a sessão, o usuário pode criar, remover e listar os
seus arquivos e diretórios, entre outras operações.
Passos
- Identifique as principais classes do sistema e seus relacionamentos.
- Apresente a assinatura dos métodos e
atributos das classes.
- Defina as classes auxiliares
necessárias e suas assinaturas.
- Implemente em Java.
- Por fim, simule uma sessão.