Interfaces

Programação 3: Orientação a Objetos e Java


Interfaces

Como explorar aspectos comuns a objetos de classes diferentes?


Leitura

  1. Várias maneiras de definir aplicações bancárias. Note bem a utilização de pacotes e interfaces nos exemplos.
  2. Seções 4.1 a 4.6 da Referência 1.
  3. Creating and Using Interfaces da Referência 3 (opcional).

Exercícios

  1. Defina em Java uma classe Pilha de pilhas de inteiros, tendo métodos para realizar as seguintes operações: Já que o número de elementos em uma pilha não é limitado, não use arrays para resolver esta questão. (Opcional)

  2. Considere a seguinte classe de conjuntos de inteiros em Java:
       class Conj {
         void inserir (int elemento) {...}
         void unir (Conj conjunto) {...}
         int retirar () {...}
       }
    com operações para inserir um dado elemento em um conjunto; unir dois conjuntos; e retirar um elemento arbitrário de um conjunto, devolvendo-o como resultado.

    Usando as classes Conj e Pilha, defina em Java um tipo Depósito de depósitos de inteiros de forma que

    Modifique ou extenda as classes Conj e Pilha caso necessário. (Opcional)

  3. Que outros mecanismos de Java poderiam ter sido usados para definir a classe Depósito? Justifique a sua escolha. (Opcional)

  4. Explique como o mecanismo de interfaces favorece reusabilidade e extensibilidade. Justifique. (Opcional)


Paulo Borba (phmb@di.ufpe.br)