Objetos, classes, métodos, atributos, mensagens

Programação 3: Orientação a Objetos e Java


Objetos e Classes

O que são objetos, classes, métodos e atributos? Visão geral.
Como classes e atributos são definidos?

Métodos e Mensagens

Como métodos são definidos e invocados?

Inicializadores

Como a inicialização de objetos é especificada?

Leitura

  1. Definição completa das classes Conta, Livro, Pessoa, Encapsulation.
  2. Seções 1.1 a 1.5, 2.1 a 2.3, 5.1 a 5.5, e 6.1 a 6.10 da Referência 1.
  3. Para detalhes específicios veja a Referência 2 (opcional).
  4. Seções Creating Your Own Classes, Declaring a Member Variable, e Writing Methods da Referência 3 (opcional).

Exercícios

  1. Defina classes Livro e Pessoa, similares às apresentadas nas notas de aula, mas incrementadas com algumas operações e mais atributos. Em particular, autor deve ser um dos atributos dos objetos da classe Livro. (Opcional)
  2. Refine a implementação da classe Conta incluindo detalhes para que a mesma se adeque mais a realidade. Por exemplo, não deveria ser possível debitar mais dinheiro do que o disponível em uma conta. (Opcional)
  3. Defina uma classe que você acha que vai fazer parte do projeto da sua equipe. Inclua atributos, construtores, e as assinaturas dos métodos (não é necessário incluir os corpos). Compare com as respostas dos outros membros da sua equipe. (Opcional)

Informações

As equipes devem começar a escolher o projeto e discutir alternativas com o professor.

Por favor, enviem, via email, os nomes dos componentes das equipes juntamente com o nome do projeto escolhido.

Algumas equipes e projetos já foram definidos.

Em geral, a leitura dos itens 2, 3 e 4 acima requer mais conhecimento do que o apresentado no curso até agora. Relaxem! Tentem assimilar o que for possível, mais adiante vocês conseguirão entender tudo.

Esta deficiência deve-se ao fato de não existir referências básicas, decentes, para Java; todas assumem conhecimento prévio de conceitos de orientação a objetos.


Paulo Borba (phmb@di.ufpe.br)