Universidade
Federal de Pernambuco
Área II – CIn
/ CCEN / CTG -- 1o Exercício de Cálculo Numérico (17/05/2001)
1o ) Para uma máquina que trabalha na base 10,
com 4 dígitos na mantissa
normalizada e o expoente variando de
-3 a 5, com arredondamento simétrico, indique :
a) Quantos números reais tem representação exata nessa máquina . (1 ponto)
b) Dê um exemplo, onde na adição de dois
números desta máquina tem-se problema de underflow e um exemplo, onde na
divisão de dois números desta máquina tem-se problema de overflow. (1 ponto)
c) Qual a maior e a menor distância ( gap ) entre dois números consecutivos desta máquina . (1 ponto)
2o) Localize graficamente, se
existir, a raiz real mais próxima da origem da equação :
e – 2x - cos x - 1 = 0
.
A seguir, analiticamente,
determine um intervalo de amplitude 0.1 contendo tal raiz. A partir do ponto
médio deste intervalo, use o método de Newton-Raphson para calcular esta raiz.
Faça iterações até que ½ x n + 1 - x
n½ < 10 – 3 .
Caso esta condição não seja
satisfeita até n = 2 pare. Trabalhe com 5 decimais arredondando
simetricamente. ( 4 pontos ).
3o) Os dados a seguir representam o número de alunos do ensino médio
matriculados na rede pública de ensino de um certo município:
Ano |
1995 |
1996 |
1998 |
1999 |
Alunos matriculados (mil) |
0,609 |
0,799 |
1,079 |
1,197 |
Sabendo que a série
histórica é dada por y = a + b ln x, faça uma estimativa, usando
o MMQ para o número de alunos no ano
de 2002.
Resolva o sistema normal
resultante pelo método da Jacobi (se a condição suficiente de convergência,
isto é, matriz de diagonal estritamente dominante, for satisfeita). Caso isso
não ocorra, use o método de eliminação de Gauss para solucioná-lo. Trabalhe com
três decimais arredondando simetricamente. No caso do método de Jacobi, tome o
vetor nulo como a aproximação inicial e faça duas iterações. ( 3 pontos ).