Quem sou eu
Fala man, qual a bronca? Quer saber quem sou eu né? Pois bem, aluno de ciência da computação no Centro de informática (CIn), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Gosto de me desafiar com vários projetos individuais durante as férias para aprender e praticar das mais diversas tecnologias.
Além disso venho cultivando hobbies como a prática de desenhos (mas não sei pintar), games (apesar de jogar muito mal), violino e claro uma boa leitura (de temas que me faça pensar). Entretanto conheço muito pouco sobre filmes, séries, animes ou animações, ainda assim gostando de assistir um bom vídeo no youtube ou tentar terminar algum curso online rápido.
Alguns dos meus projetos
-
Aventuronautas
Com a continuação da pandemia, dessa vez, resolvi ajudar um clube infantil a digitalizar seus estudos bíblicos. A grande dificuldade neste projeto foi uma UI/UX para o publico infantil, de forma que eles consigam responder.
Foi feito com NextJS em typescript e MongoDB, em busca de performance. Ele foi terminado rapidamente, em pouco menos de um mês, mas o que demorou após foi a geração de conteúdo, passando do físico para o digital.
Aventuronautas
-
Bible Comment
Este é o meu projeto de fim de semanas durante o ano pandemico, no qual a motivação inicial foi de armazenar e compartilhar os meus próprios comentários biblicos. É o primeiro projeto React sozinho, mas me ensinou bastante sobre UI/UX, design e banco de dados.
Criei o backend usando Express, mas não encontrei a tradução da bíblia que eu queria, então eu fiz um scrapy de um site. Além disso quebrei muita cabeça com deploy (heroku e netlify), migrations e domínio, mas valeu a pena.
E mais importante que tudo isso, me comprometi a realmente terminar esse projeto de verdade, no qual eu vou comentar todos os capítulos da bíblia e dar manutenção do código toda semana.
Bible Comment
-
Bot de Estratégias
Este projeto é uma evolução direta do IQOption Bot, com o objetivo de automatizar estratégias de velas, se constituindo de um catalogador, e também indo para o telegram, com dezenas de usuários, e ótima avaliação.
Além de ter um foco mais visual, foi um projeto com atualizações contínuas e grande competitividade no mercado, me trazendo experiência com o marketing digital e vendas com dois sócios.
Strategy Bot
-
Licenciador
Com intuito de proteger minhas aplicações desktop/web, criei este licenciador online, pois antes era apenas um arquivo criptografado, e no tempo eu já tinha mais de um vendedor oficial, de forma que era necessário um lugar para centralizar tudo.
Este projeto ensinou muito sobre refatoração, pois no começo o servidor era Flask/python, com banco de dados MongoDB, mas logo em seguida foi refatorado para Express/JS, e atualmente é serverless no NextJS.
-
Bet365 Bot
A contragosto esta ferramenta foi mais um freelancer com o intuito de automatizar. Dessa vez, sendo apostas. E dessa vez eu criei uma interface muito parecida com a plataforma automatizada.
A grande sacada neste bot era usar o selenium para fingir ser um usuário. Que proporcionou grandes problemas por parte da plataforma, mas que foram sendo vencidas, até a desistência do projeto, então publicação no github, sendo o meu projeto com mais stars na plataforma.
Bet365 Bot
-
IQOption Bot
Este foi o projeto desenvolvido durante a pandemia, no qual se constitui como um automatizador de trades na plataforma IQ Option. Foi um aprendizado no sentido de perseverança em um projeto por um longo tempo e suporte em um projeto maior (mais de 5k de linhas).
Além do bot desktop houve o bot no telegram, um banco de dados MongoDB para a computação de licenças e tudo isso rodando no Google Cloud. Atendendo centenas de usuários, utilizando dinheiro real.
Foi o meu primeiro projeto usando computação em nuvem, no qual os comandos são passados através do telegram para um script responsável pelo load balance das VM's e autenticação do usuário.
IQ Bot
-
Pacman
Este foi o meu segundo jogo feito, com o objetivo primário de ser apresentado como projeto da disciplina de introdução a programação, sendo realizado em equipe, porém acabou que tive que fazer sozinho durante as férias.
Um projeto interessante para se conhecer um pouco de como criar uma interface gráfica em java, uma vez que não foi utilizado uma engine de jogos, e sim uma biblioteca de interface gráfica.
Por fim foi interessante o mapeamento dos sprites, além da criação de estratégias diferentes para cada inimigo, se utilizando de conhecimento de algoritmos como DFS e BFS. Então aprendendo como compilar um executável podendo ser iniciado sem a JDK.
Certificados
Talvez esse espaço seja importante para alguns, para mais informações, ver Linkedin