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Ementas e Bibliografia de Disciplinas Obrigatórias

A lista de ementas e bibliografias das disciplinas obrigatórias está ordenada segundo a Distribuição de Disciplinas por Semestre apresentada na Seção 5.5.

Nome Psicologia 1
Objetivos Conceituar a Psicologia compreendendo os processos psicológicos (cognitivos e afetivos) subjacentes ao comportamento humano, e os principais aspectos do desenvolvimento humano (com ênfase na adolescência) com vistas às suas implicações educacionais. Especificamente: (1) Conceituar Psicologia enquanto Ciência do Comportamento humano e sua aplicação na Educação; (2) Compreender e articular os processos psicológicos cognitivos e afetivos, inserindo-os no contexto educacional; (3) Compreender a formação da personalidade e suas relações com a aprendizagem escolar; (4) Analisar os aspectos físico e sócio-emocional do desenvolvimento humano, com ênfase na adolescência. (5) Refletir sobre os problemas típicos da adolescência e sua repercussão na formação escolar.
Ementa Conceituação da Psicologia e seus preocessos psicológicos básicos, o estudo da formação da Personalidade, aspectos do desenvolvimento humano e suas implicações educacionais.
Livros Textos
  1. Bock, A.M. e Furtado, O. e Teixeira, M.L. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. Saraiva, 1993.
  2. Rosa, M. Psicologia da Adolescência. Vozes, Vols. 1,2 e 3, 1988.
Referências
  1. Aberastury, A. & Knobel, M. Adolescência normal. Porto Alegre, Artes Médicas, 1981.
  2. Becker, D. O que é Adolescência. Brasiliense, 1987.
  3. Davidoff, ff, L.L. Introdução à Psicologia. São Paulo, McGraw Hill do Brasil, 1983.
Software  

Nome Elementos de Informática
Objetivos Introduzir o aluno aos conceitos elementares e ferramentas básicas de informática, capacitando-o em múltiplas plataformas de sistema operacional e interfaces de usuário.
Ementa História da computação. O computador como ferramenta de ensino. Funcionamento e conceitos de hardware e software. Fundamentos de Internet e sistemas distribuídos. Ferramentas WEB: transferência de dados, e-mail, busca, homepages, chat. Ferramentas de Usuário: editores, planilhas, ferramentas de apresentação, compactação e organização de arquivos.
Livros Textos
  1. Veloso, Fernando de Castro. Informática - Conceitos Básicos. Editora Campus, 2002.
  2. Ramalho, José Antônio Alves. Introdução a Informática. Berkeley Brasil, 2003.
Referências
  1. Brookshear, J.G. Computer science: an overview. Addison-Wesley, 1999.
  2. Abernethy, K. et al. Exploring the digital domain: an introduction to computing with multimidia and networking. Brooks/Cole Pub, 1999.
  3. Dilligan, R.J. Computing in the web age: a web interactive introduction. Plenum Pub Corp, 1998.
Software MS-Windows, MS-Office, Linux, OpenOffice, LATEX.

Nome Introdução a Programação
Objetivos Apresentar a programação para computadores como disciplina autônoma, como uma metodologia do raciocínio construtivo aplicável a todos os problemas passíveis de uma solução algorítmica.
Ementa Fundamentos da construção de algoritmos e programas. Ambientes de programação: uso de uma linguagem de programação. Conceitos básicos: variáveis, operadores e expressões, estruturas de controle (atribuição, seleção, repetição). Dados estruturados: listas, cadeias, dicionários, tuplas). Subprogramas: funções, procedimentos. Parâmetros locais e globais. Recursão. Ordenação interna: bublesort, inserção, shellsort, hespsort, quicksort. Pesquisa interna: seqüencial, binária. Modularização. Complexidade temporal de algoritmos. Introdução a programação orientada a eventos. Introdução a programação orientada a objetos. Introdução a programação orientada a aspectos. Projeto: desenvolvimento de um programa de porte médio.
Livros Textos
  1. Lopes, Anita e Garcia, Guto. Introdução a Programação. Editora Campus, 2002.
  2. Cormen, Thomas H. et. al. Algoritmos: Teoria e Prática. Editora Campus, 2002.
Referências
  1. Ziviani, Nivio. Projeto de Algoritmos. Editora Nova Fronteira, 2004.
  2. Sebesta, Robert W. Conceitos de Linguagens de Programação. Bookman, 2001.
  3. Van Rossum, Guido. Tutorial de Python. Disponível gratuitamente em http://python.org, 2004.
  4. Deitel, Harvey M. et. al. Java como Programar. Bookman, 2003.
  5. Deitel, Harvey M. et. al. C++ How to Program. Prentice Hall, 2002.
  6. Nieto, T. R. Internet & World Wide Web. Como Programar. Bookman, 2003.
  7. Deitel, Harvey M. et. al. XML Como Programar. Bookman, 2003.
Software Ambientes de desenvolvimento Python, Logo, C, C++ e Java.

Nome Matemática Discreta
Objetivos Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos de prova matemática, teoria dos conjuntos, álgebra, combinatória e teoria dos grafos, habilitando-os a resolverem problemas da área de Ciência da Computação que fazem uso dessas teorias e técnicas.
Ementa Indução e Recursão. Teoria de Conjuntos: conjuntos, cardinalidade, função, relação, ordem e reticulados. Álgebra Discreta: grupo, monóide, anéis, álgebra booleana. Teoria dos Números: MDC, teste de primos, modularidade. Combinatória: permutação, combinação, recorrência, grafos e matróides. Comportamento Assintótico.
Livros Textos
  1. Scheinerman, Edward. Matemática Discreta: Uma Introdução. Pioneira Thomson Learning, 2003.
  2. Menezes, Paulo Blauth. Matemática Discreta para Computação e Informática. Série UFRGS, Editora Sagra-Luzzatto, 2004.
Referências
  1. Graham, Knuth e Patashnik. Matemática Concreta: Fundamentos para Ciência da Computação. Addison-Wesley, 1994.
  2. Skvarcius and Robinson. Discrete Mathematics with Computer Science Applications. Benjamin/Cummings, 1986.
  3. Evaristo Jaime, Introdução à Álgebra com Aplicações à Ciência da Computação. EdUFAL, 1999.
  4. ROMAN, STEVEN An Introduction to Discrete Mathematics. HBJ, 1989.
  5. Luna, Henrique Pacca Loureiro e Goldbarg, Marco Cesar. Otimização Combinatória e Programação Linear. Editora Campus, 2000.
Software  

Nome Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação.
Objetivos Construir referências sobre educação e ensino que embasem as práticas educativas profissionais e cidadãs. Analisar práticas e contextos educacionais à luz de princípios filosóficos, históricos e sociológicos, numa perspectiva do desenvolvimento do pensamento crítico.
Ementa Interpretação das diferentes concepções e práticas educacionais explicitando os pressupostos teórico-metodológicos subjacentes e suas implicações nas ações desenvolvidas no âmbito da prática pedagógica, numa perspectiva filosófica, histórica e sociológica.
Livros Textos
  1. Brandão, Carlos Rodrigues. O que é Educação. Brasiliense, 2001.
  2. Freire, Paulo. Concepção Dialética da Educação. Paz e Terra, 1971.
Referências
  1. Gadotti, M. Pensamento Pedagógico Brasileiro. Ática, 1988.
  2. Romanelli, Otaiza. História da Educação no Brasil. Vozes, 1998.
Software  

Nome Cálculo A
Objetivos Introdução dos conceitos e fundamentos de Seqüências e Séries Numéricas, Limite, Continuidade e Derivada.
Ementa Números Reais (módulos e propriedades). Seqüências e Séries Numéricas (definição e exemplos). Funções (lineares, modulares, polinomiais, racionais, algébricas e trigonométricas) e seus gráficos. Limite e Continuidade de Funções. Inclinação da reta tangente ao gráfico de uma função em um ponto pertencente ao gráfico (conceito de derivada). Função Derivada. Técnicas de Derivação. Comportamento das Funções (intervalos de crescimento, intervalos de decrescimento, pontos de máximos, pontos de mínimos, concavidade e pontos de inflexão.
Livros Textos
  1. Simons, G.F. Cálculo com Geometria Analítica. Vol. 1. McGraw-Hill, 1987.
Referências
  1. Stewart, James. Cálculo - Vol. 1. Pioneira, 2001.
  2. Hoffman, Laurence D. e Bradley, Gerald L. Cálculo - Um Curso Moderno e suas Aplicações. Sexta Edição. LTC, 2002.
Software  

Nome Psicologia 2
Objetivos Identificar e analisar as tendências teóricas da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem que dão suporte à práticas pedagógicas. Especificamente: (1) Identificar os pressupostos epistemológicos que subsidiam as concepções de ensino-aprendizagem; (2) Identificar as concepções de ensino-aprendizagem nas diferentes tendências teóricas; (3) Estabelecer relações entre desenvolvimento e aprendizagem; (4) Analisar as implicações pedagógicas das diferentes concepções teóricas da aprendizagem e do desenvolvimento; (5) Refletir sobre as concepções teóricas da aprendizagem conceitual.
Ementa Relação desenvolvimento e aprendizagem. Concepções teóricas da aprendizagem e suas influências nas práticas pedagógicas.
Livros Textos
  1. Davis, C. e Oliveira, Z. Psicologia na Educação. Cortez, 1990.
  2. Tavares, J. & Alarcão, I. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Coimbra, Almedina, 1985.
Referências
  1. Milhollan, F. e Forisha, B. E. Skinner X Rogers: Maneiras Contrastantes de Encarar a Educação. Summus, 1978.
  2. Moreira, M.A. Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo. São Paulo, Ed. Moraes 1985.
  3. Oliveira, M. K. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento, um Processo Sócio-Histórico. Scipione, 1993.
Software  

Nome Algoritmos e Estruturas de Dados
Objetivos Fornecer ao aluno os fundamentos do raciocínio algorítmico e determinístico para a resolução de problemas utilizando o computador.
Ementa Análise de Algoritmos: Notação O e Análise Assintótica. Estruturas de Dados: Listas, Árvores e Grafos. Pesquisa de Dados. Classificação de Dados. NP-Completude. Projeto: desenvolvimento de programa com estruturas de dados avançadas.
Livros Textos
  1. Cormen, Thomas H. et. al. Algoritmos: Teoria e Prática. Editora Campus, 2002.
  2. Ziviani, Nivio. Projeto de Algoritmos. Editora Nova Fronteira, 2004.
Referências
  1. Sedgewick, Robert. Algorithms in C++. Addison Wesley, 2000.
  2. Manber, Udi. Introduction to Algorithms: A Creative Approach. Addison Wesley, 1989.
  3. Sedgewick, Robert. and Flajolet, Philippe. An Introduction to the Analysis of Algorithms. Addison Wesley, 1996.
Software Ambientes de desenvolvimento: Python, C++, Java.

Nome Introdução a Teoria da Computação
Objetivos Dar aos alunos noção formal de algoritmo, computabilidade e do problema de decisão, de modo a deixá-lo consciente das limitações da ciência da computação. Aparelhá-los com as ferramentas de modo a habilitá-lo a melhor enfrentar a solução de problemas com o auxílio do computador. Dar subsídios para os alunos poderem definir linguagens de programação, isto é, sua sintaxe e semântica, através do estudo das gramáticas formais.
Ementa Autômatos: Finitos, a Pilha e Máquina de Turing (linearmente limitada). Linguagens Formais: Regular, Livre e Sensível ao Contexto, Estrutura de Frases. Hierarquia de Chomsky. Aplicações em compiladores. Computabilidade: modelos computacionais (funções recursivas, linguagens de programação), funções não computáveis, problema da parada, decidibilidade.
Livros Textos
  1. Acióly, Benedito. e Bedregal, Benjamín R.C. e Lyra, Aarão. Introdução à Teoria das Linguagens Formais, dos Autômatos e da Computabilidade. Edições UnP, 2002.
  2. Hopcroft, John E. e Motwani, Rajeev. e Ullman, Jeffrey D. Introdução à Teoria de Autômatos, Linguagens e Computação. Editora Campus, 2002.
Referências
  1. Sudkamp, Thomas A. Languages and Machines: An Introduction to the Theory of Computer Science. Addison Wesley, 1997.
  2. Menezes, Paulo Blauth. Linguagens Formais e Autômatos. Editora Sagra Luzzatto, 2000.
  3. Diverio, Tiarajú Asmuz e Menezes, Paulo Blauth. Teoria da Computação: Máquinas Universais e Computabilidade. Editora Sagra Luzzatto, 1999.
Software  

Nome Prática de Ensino de Programação
Objetivos Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino.
Ementa Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo $2^{\underline {o}}$ do Artigo 13 da Resolução 1/2002, tendo como foco a Programação.
Livros Textos  
Referências  
Software  

Nome Álgebra Vetorial e Linear para Computação
Objetivos Fornecer ao aluno introdução e conceitos de Álgebra Vetorial e Métodos Numéricos para solução de problemas em Álgebra Linear.
Ementa Álgebra Vetorial. Álgebra Linear. Métodos Numéricos em Álgebra Linear.
Livros Textos
  1. Steinbruch, Alfredo e Winterle, Paulo. Introdução a Álgebra Linear. Makron Books, 1990.
Referências
  1. Campos filho, Frederico Ferreira. Algoritmos Numéricos. LTC, 2001.
  2. Ueberhuber, C.W. Numerical Computation - Methods, Software and Analysis. Springer-Verlag, Vols 1 and 2, 1997.
Software  

Nome Cálculo BI
Objetivos Introdução de conceitos e fundamentos de Derivadas Parciais, Integrais, Seqüências, Séries e Convergência.
Ementa Conceito de Superfícies e Derivadas Parciais. Integrais Indefinidas. Técnicas de Integração. Introdução a Equações Diferenciais (método de separação de variáveis). Integrais Definidas e Áreas entre gráficos de Funções de uma Variável. Seqüências, Séries e Convergência (critérios de convergência). Aproximação de Funções.
Livros Textos
  1. Simons, G.F. Cálculo com Geometria Analítica. Vol. 2. McGraw-Hill, 1987.
Referências
  1. Stewart, James. Cálculo - Vol. 2. Pioneira, 2001.
  2. Hoffman, Laurence D. e Bradley, Gerald L. Cálculo - Um Curso Moderno e suas Aplicações. Sexta Edição. LTC, 2002.
Software  

Nome Programação
Objetivos Familiarizar o aluno com conceitos de programação tidos como avançados e com alto teor de abstração. Apresentação e análise das técnicas de desenvolvimento de programas corretos e bem estruturados. Aprendizado de análise de algoritmos.
Ementa Programação orientada a eventos. Programação orientada a objetos. Programação orientada a aspectos. Interface gráfica (GUI). Programação Funcional. Concorrência, exceções, alta ordem, compreensão de listas, recursão. Projetos: desenvolvimento de programas contemplando os paradigmas estudados.
Livros Textos
  1. Cormen, Thomas H. et. al. Algoritmos: Teoria e Prática. Editora Campus, 2002.
  2. Riccioni, Paulo Roberto. Introdução a Objetos Distribuídos com CORBA. Visual Books, 2000.
  3. Melo, A.C.V. e Silva, F.S.C. Princípios de Linguagem de Programação. Edgar Blúcher Ltda, 2003.
Referências
  1. Van Rossum, Guido. Tutorial de Python. Disponível gratuitamente em http://python.org, 2004.
  2. Conallen, Jim. Desenvolvendo Aplicações Web com UML. Editora Campus, 2003.
  3. Deitel, Harvey M. et. al. Java como Programar. Bookman, 2003.
  4. Deitel, Harvey M. et. al. C++ How to Program. Prentice Hall, 2002.
  5. Nieto, T. R. Internet & World Wide Web. Como Programar. Bookman, 2003.
  6. Deitel, Harvey M. et. al. XML Como Programar. Bookman, 2003.
  7. Ziviani, Nivio. Projeto de Algoritmos. Editora Nova Fronteira, 2004.
Software Ambientes de desenvolvimento Python, Java, XML, C++.

Nome Didática A
Objetivos  
Ementa A formação do educador. O processo ensino - aprendizagem.. Planejamento da prática pedagógica: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos e avaliação do ensino - aprendizagem.
Livros Textos
Referências
Software  

Nome Prática de Ensino de Algoritmos
Objetivos Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino.
Ementa Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo $2^{\underline {o}}$ do Artigo 13 da Resolução 1/2002, tendo como foco a Programação.
Livros Textos  
Referências  
Software  

Nome Física para Computação
Objetivos Apresentar ao aluno os conceitos e fundamentos físicos necessários ao entendimento dos princípios de infra-estrutura de hardware em computação.
Ementa Força. Inércia e movimento. Princípios de conservação: energia, momento linear e momento angular. Carga, campo e potencial elétricos. Dielétricos, condutores e semicondutores. Capacitores, resistores, conrrente contínua. Oscilações em circuitos elétricos. Equações de Maxwell e propagações de ondas eletromagnéticas. Guias de ondas.
Livros Textos
  1. Alonso, Marelo e Finn, Edward aaj. Física. Addison-Wesley Iberoamericana España, OSA, 1999.
Referências
  1. Haliday, D. e Resnick, R. e Walker, J. Fundamentos de Física. LTC, 1996.
Software  

Nome Estatística Exploratória I
Objetivos Fornecer ao aluno os fundamentos da estatísica como instrumento de computação e avaliação e análise de dados experimentais.
Ementa Experimentos aleatórios, freqüência relativa. Probabilidade, probabilidade condicionada, variáveis aleatórias discretas e contínuas. Noções de amostragem. Distribuição de freqüência , estimativas de parâmetros. Gráficos. Intervalos de confiança. Teste de hipótese e ajustamento.
Livros Textos
  1. Fonseca, Jairo S. & Martins, Gilberto de A. Curso de estatística. Ed. Atlas, 1982.
  2. Spiegel, M. R. Probabilidade e Estatística. Ed. McGraw-Hill, ltda 1970.
Referências
  1. James, Barry R. Probabilidade: um curso em nível intermediário. Projeto Euclides - IMPA. 1996.
Software  

Nome Lógica e Programação Lógica
Objetivos Dar aos alunos noções de Lógica Matemática Clássica necessária para a compreensão dos fundamentos das linguagens de programação lógicas. Vivenciar a programação lógica do básico ao complexo.
Ementa Lógicas proposicional e de predicados: sintaxe X semântica, corretude, derivação. Lógica de Hurn, Modelos de Herbrand, Unificação, Resolução (SLD). Programação Lógica: Negação, Banco de Dados Lógicos, Estruturas de Dados, Sistemas Especialistas, Busca.
Livros Textos
  1. Nilsson, Ulf. and Luszynski, Jan Ma. Logic, Programming and Prolog. John Wiley and Sons. 2nd Edition, 2000.
  2. Gallier, J. Logic for Computer Science. John Wiley and Sons, 1987.
Referências
  1. Clocksin, W.F. and Mellish, C.S. Programming in Prolog. Springer-Verlag. 4th Edition. 1994.
  2. Barwise, J. and Etchemendy, J. Language, Proof and Logic. Seven Bridges Press, 2000.
  3. van Dalen, D. Logic and Structure. Springer, 1994.
Software Ambiente de Desenvolvimento Prolog, Flora, Tarski's World.

Nome Estrutura e Funcionamento do Educação Brasileira
Objetivos Analisar fatores condicionantes da estrutura e do funcionamento da educação brasileira, seja numa perspectiva da construção histórica, seja privilegiando a contemporaneidade. Descrever sobre aspectos fundamentais da política educacional brasileira, no que concerne a estruturação dos sistemas de educação e seus mecanismos de operacionalização.
Ementa Contextualização do processo de organização social do Brasil, com base na sua estrutura legal e seus condicionamentos econômicos, políticos e sociais.
Livros Textos
  1. Brito da Silva, E. A Educação Básica Pós-LDB. São Paulo, 1998.
  2. Haidar, Maria de Lourdes Mariotto e Tarnuri, Leonor Maria. A Educação Básica no Brasil: dos primórdios até a primeira LDB. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Pioneira, 2002.
Referências
  1. Aranha, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. Moderna, 1989.
  2. Meneses, João Gualberto de Carvalho et. al. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Pioneira, 1998.
Software  

Nome Prática do Ensino de Lógica
Objetivos Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino.
Ementa Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo $2^{\underline {o}}$ do Artigo 13 da Resolução 1/2002, tendo como foco a Programação.
Livros Textos  
Referências  
Software  

Nome Infra-estrutura de Hardware
Objetivos Possibilitar ao aluno o entendimento do funcionamento do hardware de um computador, habilitando-o a melhor utilizar os recursos oferecidos pelos fabricantes de computadores.
Ementa Modelo de um sistema de computação. Histórico de Processadores e Arquiteturas. Operações Aritméticas. Conjunto de Instruções. Processador: Controle e Dados. Pipeline. Hierarquia de Memória. Interface entre Processadores e Perféricos. Fundamentos de Sistemas Operacionais. Multiprocessadores. Arquiteturas Avançadas.
Livros Textos
  1. Patterson, D. A. e Hennessy, John L. Organização e Projeto de Computadores. LTC, 2000.
Referências
  1. Hennessy, John L. e Patterson, D. A. Computer Architecture: A Quantitative Approach. Morgan Kaufmann, 1996.
Software Ambiente de Desenvolvimento C, C++, Java. Linguagem de Montagem.

Nome Metodologia de Expressão Técnica e Científica
Objetivos Dar noções ao aluno do processo de produção de documentação técnica e científica, habilitando-o a decidir entre os diversos meios e formas de divulgação científica.
Ementa Princípios filosóficos e epistemológicos da pesquisa científica. Estruturação e escrita de trabalhos técnico-científicos em Ciência da Computação. Normas ABNT. Apresentação de Trabalhos Técnicos e Científicos.
Livros Textos
  1. França, Júnia Lessa et. al. Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas. Editora UFMG, 6a. edição, 2001.
Referências
  1. Parra Filho, Domingos e Santos, João Almeida. Metodologia Científica. Editora Futura, 1988.
Software Ambiente de Edição LATEX

Nome Banco de Dados
Objetivos Fornecer ao aluno o conhecimento de fundamentos e conceitos de Banco de Dados, possibitando-o ao projeto, modelagem, implementação e instalação de um Sistema de Informação suportado por um Banco de Dados.
Ementa Conceitos e características de Sistemas de Informação. Funcionalidades de um SGBD. Banco de Dados Relacionais. Banco de Dados Objeto-Relacionais. Modelagem de Dados. Arquitetura e Infra-Estrutura de BD. Projeto: Implementação de Sistema de Informação suportado por um Banco de Dados.
Livros Textos
  1. Date, Christopher J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. Editora Campus, 2000.
  2. Elmasri, Ramez e Navathe, S. B. Sistemas de Banco de Dados. LTC, 2002.
Referências
  1. Patton, Robert e Ogle, Jennifer e Martin, Richard. Projetando e Administrando Banco de Dados SQL. Alta Books, 2002.
  2. Mayer, Roberto C. Otimizando a Performance de Banco de Dados. Axcel Books, 2001.
Software Ambientes de SGBD

Nome Prática de Ensino de Computabilidade
Objetivos Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino.
Ementa Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo $2^{\underline {o}}$ do Artigo 13 da Resolução 1/2002, tendo como foco a Programação.
Livros Textos  
Referências  
Software  

Nome Redes e Sistemas Internet
Objetivos Fornecer ao aluno conhecimento de fundamentos e prática em infra-estrutura de redes de computadores e sistemas concetados à Internet.
Ementa Aplicações em Redes de Computadores. Cliente Servidor. Serviços WEB. WAP (Wireless Aplication Protocol). Segurança em Redes. Infra-estrutura para Educação a Distância. Gerenciamento de Redes. Redes ATM. Camada de Serviços. Projeto: instalação e gerência de sistemas em rede.
Livros Textos
  1. Tanembaum, Andrews S. Redes de Computadores. Pearson Brasil, 2003.
Referências
  1. Wadlow, Thomas. Segurança de Redes. Editora Campus, 2000.
  2. Ross, Keith W. e Kurose, James F. Redes de Computadores e a Internet, 2002.
Software Ambientes de monitoração e gerência de sistemas heterogêneos

Nome Projeto de Desenvolvimento de Software
Objetivos Habilitar o aluno a desenvolver um projeto de software utilizando os conceitos, técnicas e ferramentas aprendidos anteriormente no curso.
Ementa Revisão de Conceitos. Fábricas de Software. Processo de Desenvolvimento de Software: Análise, Especificação, Desenvolvimento, Implementação, Simulação e Testes. Gerência de Projetos de Software. Documentação. Projetos em equipe e multidisciplinares.
Livros Textos
  1. Pressman, Roger. S. Engenharia de Software.Mc-Graw Hill, 5a. Edição, 2002.
Referências
  1. Booch, Grady. and Rumbaugh, James. Jacobson, Ivar. The Unified Modeling Language - User Guide. Addison Wesley, 1999.
  2. Humphrey, Watts. A Discipline for Software Engineering. Addison Wesley, 1995.
  3. Royce, Walker. Software Project Management. Addison Wesley, 2001.
Software Ferramentas de apoio ao desenvolvimento: requisitos, desenvolvimento, controle de versões, controle de mudanças, banco de dados, teste.

Nome Prática de Ensino de Banco de Dados
Objetivos Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino.
Ementa Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo $2^{\underline {o}}$ do Artigo 13 da Resolução 1/2002, tendo como foco a Programação.
Livros Textos  
Referências  
Software  

Nome Interface Homem-Máquina
Objetivos Possibilitar ao aluno entendimento de conceitos e avaliação de interfaces de sistemas atentando para questões psico-cognitivas.
Ementa Fatores humanos em software interativo: princípios e problemática. Psicologia Cognitiva Aplicada. Psicologia do usuário: aspectos perceptivos e cognitivos. Estilos interativos. Linguagens de comandos. Manipulação direta. Dispositivos de interação. Padrões de interface. Classificação de sistemas e interfaces associadas. Projeto de Interface. Projeto do Diálogo. Implementação. Recursos de hardware e software de interface. Usabilidade e avaliação de interfaces. Psicologia cognitiva aplicada.
Livros Textos
  1. Shneidermann, B. Designing User Interface - Strategies for Effective Human-Computer Interaction. Addison Wesley, 1997.
Referências
  1. Mandel, Theo. The Elements of User Interface Design. John Wiley & Sons, 1997.
Software  

Nome Paradigmas de Programação
Objetivos Fornecer ao aluno os conceitos fundamentais sobre linguagens de programação, permitindo-o ter parêmetros para selecionar entre as diversas linguagens de programação qual a mais adequada à sua necessidade.
Ementa Motivação. Histórico e Evolução das Linguagens de Programação. Sintaxe e Semântica. Verificação de Tipos e Escopos. Tipos de Dados. Expressões de Atribuição. Expressões de Controle. Subprograma: fundamentos e implemntação. Tipos de Dados Abstratos. Suporte à Programação Orientada a Objetos. Concorrência e Excecões. Linguagens de Programação Funcionais. Linguagens de Programação Lógica. Projeto: desenvolvimento com uso de paradigma funcional.
Livros Textos
  1. Sebesta, Robert W. Conceitos de Linguagens de Programação. Bookman, 2001.
Referências
  1. Watt, David A. Programming Language Concepts and Paradigms. Prentice Hall, 1990.
Software Compiladores C, C++, Python, Java.

Nome Prática de Ensino de Redes e Sistemas Internet
Objetivos Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino.
Ementa Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo $2^{\underline {o}}$ do Artigo 13 da Resolução 1/2002, tendo como foco a Programação.
Livros Textos  
Referências  
Software  

Nome Aspectos Filosóficos e Sociológicos da Informática
Objetivos Prover o aluno de subsídios para interpretar, discutir e avaliar os impactos, vantagens e riscos filosóficos, sociais, jurídicos, políticos, financeiros, culturais e tecnológicos do uso da informática na sociedade.
Ementa Aspectos filosóficos de informática. Histórico de impacto social de novas tecnologias. Legislaçao de Software. Propriedade Intelectual e Pirataria na WEB. Software Livre na WEB. Cidadania na WEB. Comunidades Virtuais.
Livros Textos
  1. Albarran, A.B. and Goff, D.H. Understanding the Web: the social, political and economic dimensions of the Internet. State University Press, 2000.
Referências
  1. Edgar,S.L. and Jones and Barlett Pub. Morality and machines: perspectives on computer ethics, 1997.
Software  

Nome Infra-Estrutura de Software
Objetivos Possibilitar o aluno conhecimentos sobre conceitos fundamentais das camadas de suporte a aplicações dao computador, capacitando-o à instalação e manutenção de sistemas em ambientes computacionais.
Ementa Fundamentos de Sistemas Operacionais: processos, hierarquia de memória, sistemas de arquivos, interface com o usuário. Instalação, uso e manutenção de ambientes de sistemas operacionais. Administração e Sugurança de Ambientes Heterogêneos. Projeto: Instalação e manutenção de ambiente de software.
Livros Textos
  1. Tanenbaum, Amdrews. Sistemas Operacionais Modernos. Pearson Brasil, 2003.
Referências
  1. Holcombe, Jane e Holcombe, Charles. Dominando Os Sistemas Operacionais. Alta Books, 2003.
  2. Machado, Francis B. e Maia, Luiz Paulo. Arquitetura de Sistemas Operacionais. LTC, 2002.
Software Distribuições de Sistemas Operacionais: MS-Windows, Linux, FreeBSD.

Nome Prática de Ensino de Interfaces Homem-Máquina
Objetivos Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino.
Ementa Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo $2^{\underline {o}}$ do Artigo 13 da Resolução 1/2002, tendo como foco a Programação.
Livros Textos  
Referências  
Software  


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joa 2005-03-23