A lista de ementas e bibliografias das disciplinas obrigatórias está ordenada segundo a Distribuição de Disciplinas por Semestre apresentada na Seção 5.5.
Nome | Psicologia 1 |
Objetivos | Conceituar a Psicologia compreendendo os processos psicológicos (cognitivos e afetivos) subjacentes ao comportamento humano, e os principais aspectos do desenvolvimento humano (com ênfase na adolescência) com vistas às suas implicações educacionais. Especificamente: (1) Conceituar Psicologia enquanto Ciência do Comportamento humano e sua aplicação na Educação; (2) Compreender e articular os processos psicológicos cognitivos e afetivos, inserindo-os no contexto educacional; (3) Compreender a formação da personalidade e suas relações com a aprendizagem escolar; (4) Analisar os aspectos físico e sócio-emocional do desenvolvimento humano, com ênfase na adolescência. (5) Refletir sobre os problemas típicos da adolescência e sua repercussão na formação escolar. |
Ementa | Conceituação da Psicologia e seus preocessos psicológicos básicos, o estudo da formação da Personalidade, aspectos do desenvolvimento humano e suas implicações educacionais. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software |
Nome | Elementos de Informática |
Objetivos | Introduzir o aluno aos conceitos elementares e ferramentas básicas de informática, capacitando-o em múltiplas plataformas de sistema operacional e interfaces de usuário. |
Ementa | História da computação. O computador como ferramenta de ensino. Funcionamento e conceitos de hardware e software. Fundamentos de Internet e sistemas distribuídos. Ferramentas WEB: transferência de dados, e-mail, busca, homepages, chat. Ferramentas de Usuário: editores, planilhas, ferramentas de apresentação, compactação e organização de arquivos. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software | MS-Windows, MS-Office, Linux, OpenOffice, LATEX. |
Nome | Introdução a Programação |
Objetivos | Apresentar a programação para computadores como disciplina autônoma, como uma metodologia do raciocínio construtivo aplicável a todos os problemas passíveis de uma solução algorítmica. |
Ementa | Fundamentos da construção de algoritmos e programas. Ambientes de programação: uso de uma linguagem de programação. Conceitos básicos: variáveis, operadores e expressões, estruturas de controle (atribuição, seleção, repetição). Dados estruturados: listas, cadeias, dicionários, tuplas). Subprogramas: funções, procedimentos. Parâmetros locais e globais. Recursão. Ordenação interna: bublesort, inserção, shellsort, hespsort, quicksort. Pesquisa interna: seqüencial, binária. Modularização. Complexidade temporal de algoritmos. Introdução a programação orientada a eventos. Introdução a programação orientada a objetos. Introdução a programação orientada a aspectos. Projeto: desenvolvimento de um programa de porte médio. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software | Ambientes de desenvolvimento Python, Logo, C, C++ e Java. |
Nome | Matemática Discreta |
Objetivos | Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos de prova matemática, teoria dos conjuntos, álgebra, combinatória e teoria dos grafos, habilitando-os a resolverem problemas da área de Ciência da Computação que fazem uso dessas teorias e técnicas. |
Ementa | Indução e Recursão. Teoria de Conjuntos: conjuntos, cardinalidade, função, relação, ordem e reticulados. Álgebra Discreta: grupo, monóide, anéis, álgebra booleana. Teoria dos Números: MDC, teste de primos, modularidade. Combinatória: permutação, combinação, recorrência, grafos e matróides. Comportamento Assintótico. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software |
Nome | Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação. |
Objetivos | Construir referências sobre educação e ensino que embasem as práticas educativas profissionais e cidadãs. Analisar práticas e contextos educacionais à luz de princípios filosóficos, históricos e sociológicos, numa perspectiva do desenvolvimento do pensamento crítico. |
Ementa | Interpretação das diferentes concepções e práticas educacionais explicitando os pressupostos teórico-metodológicos subjacentes e suas implicações nas ações desenvolvidas no âmbito da prática pedagógica, numa perspectiva filosófica, histórica e sociológica. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software |
Nome | Cálculo A |
Objetivos | Introdução dos conceitos e fundamentos de Seqüências e Séries Numéricas, Limite, Continuidade e Derivada. |
Ementa | Números Reais (módulos e propriedades). Seqüências e Séries Numéricas (definição e exemplos). Funções (lineares, modulares, polinomiais, racionais, algébricas e trigonométricas) e seus gráficos. Limite e Continuidade de Funções. Inclinação da reta tangente ao gráfico de uma função em um ponto pertencente ao gráfico (conceito de derivada). Função Derivada. Técnicas de Derivação. Comportamento das Funções (intervalos de crescimento, intervalos de decrescimento, pontos de máximos, pontos de mínimos, concavidade e pontos de inflexão. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software |
Nome | Psicologia 2 |
Objetivos | Identificar e analisar as tendências teóricas da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem que dão suporte à práticas pedagógicas. Especificamente: (1) Identificar os pressupostos epistemológicos que subsidiam as concepções de ensino-aprendizagem; (2) Identificar as concepções de ensino-aprendizagem nas diferentes tendências teóricas; (3) Estabelecer relações entre desenvolvimento e aprendizagem; (4) Analisar as implicações pedagógicas das diferentes concepções teóricas da aprendizagem e do desenvolvimento; (5) Refletir sobre as concepções teóricas da aprendizagem conceitual. |
Ementa | Relação desenvolvimento e aprendizagem. Concepções teóricas da aprendizagem e suas influências nas práticas pedagógicas. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software |
Nome | Algoritmos e Estruturas de Dados |
Objetivos | Fornecer ao aluno os fundamentos do raciocínio algorítmico e determinístico para a resolução de problemas utilizando o computador. |
Ementa | Análise de Algoritmos: Notação O e Análise Assintótica. Estruturas de Dados: Listas, Árvores e Grafos. Pesquisa de Dados. Classificação de Dados. NP-Completude. Projeto: desenvolvimento de programa com estruturas de dados avançadas. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software | Ambientes de desenvolvimento: Python, C++, Java. |
Nome | Introdução a Teoria da Computação |
Objetivos | Dar aos alunos noção formal de algoritmo, computabilidade e do problema de decisão, de modo a deixá-lo consciente das limitações da ciência da computação. Aparelhá-los com as ferramentas de modo a habilitá-lo a melhor enfrentar a solução de problemas com o auxílio do computador. Dar subsídios para os alunos poderem definir linguagens de programação, isto é, sua sintaxe e semântica, através do estudo das gramáticas formais. |
Ementa | Autômatos: Finitos, a Pilha e Máquina de Turing (linearmente limitada). Linguagens Formais: Regular, Livre e Sensível ao Contexto, Estrutura de Frases. Hierarquia de Chomsky. Aplicações em compiladores. Computabilidade: modelos computacionais (funções recursivas, linguagens de programação), funções não computáveis, problema da parada, decidibilidade. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software |
Nome | Prática de Ensino de Programação |
Objetivos | Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino. |
Ementa | Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo
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Livros Textos | |
Referências | |
Software |
Nome | Álgebra Vetorial e Linear para Computação |
Objetivos | Fornecer ao aluno introdução e conceitos de Álgebra Vetorial e Métodos Numéricos para solução de problemas em Álgebra Linear. |
Ementa | Álgebra Vetorial. Álgebra Linear. Métodos Numéricos em Álgebra Linear. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software |
Nome | Cálculo BI |
Objetivos | Introdução de conceitos e fundamentos de Derivadas Parciais, Integrais, Seqüências, Séries e Convergência. |
Ementa | Conceito de Superfícies e Derivadas Parciais. Integrais Indefinidas. Técnicas de Integração. Introdução a Equações Diferenciais (método de separação de variáveis). Integrais Definidas e Áreas entre gráficos de Funções de uma Variável. Seqüências, Séries e Convergência (critérios de convergência). Aproximação de Funções. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software |
Nome | Programação |
Objetivos | Familiarizar o aluno com conceitos de programação tidos como avançados e com alto teor de abstração. Apresentação e análise das técnicas de desenvolvimento de programas corretos e bem estruturados. Aprendizado de análise de algoritmos. |
Ementa | Programação orientada a eventos. Programação orientada a objetos. Programação orientada a aspectos. Interface gráfica (GUI). Programação Funcional. Concorrência, exceções, alta ordem, compreensão de listas, recursão. Projetos: desenvolvimento de programas contemplando os paradigmas estudados. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software | Ambientes de desenvolvimento Python, Java, XML, C++. |
Nome | Didática A |
Objetivos | |
Ementa | A formação do educador. O processo ensino - aprendizagem.. Planejamento da prática pedagógica: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos e avaliação do ensino - aprendizagem. |
Livros Textos | |
Referências | |
Software |
Nome | Prática de Ensino de Algoritmos |
Objetivos | Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino. |
Ementa | Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo
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Livros Textos | |
Referências | |
Software |
Nome | Física para Computação |
Objetivos | Apresentar ao aluno os conceitos e fundamentos físicos necessários ao entendimento dos princípios de infra-estrutura de hardware em computação. |
Ementa | Força. Inércia e movimento. Princípios de conservação: energia, momento linear e momento angular. Carga, campo e potencial elétricos. Dielétricos, condutores e semicondutores. Capacitores, resistores, conrrente contínua. Oscilações em circuitos elétricos. Equações de Maxwell e propagações de ondas eletromagnéticas. Guias de ondas. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software |
Nome | Estatística Exploratória I |
Objetivos | Fornecer ao aluno os fundamentos da estatísica como instrumento de computação e avaliação e análise de dados experimentais. |
Ementa | Experimentos aleatórios, freqüência relativa. Probabilidade, probabilidade condicionada, variáveis aleatórias discretas e contínuas. Noções de amostragem. Distribuição de freqüência , estimativas de parâmetros. Gráficos. Intervalos de confiança. Teste de hipótese e ajustamento. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software |
Nome | Lógica e Programação Lógica |
Objetivos | Dar aos alunos noções de Lógica Matemática Clássica necessária para a compreensão dos fundamentos das linguagens de programação lógicas. Vivenciar a programação lógica do básico ao complexo. |
Ementa | Lógicas proposicional e de predicados: sintaxe X semântica, corretude, derivação. Lógica de Hurn, Modelos de Herbrand, Unificação, Resolução (SLD). Programação Lógica: Negação, Banco de Dados Lógicos, Estruturas de Dados, Sistemas Especialistas, Busca. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software | Ambiente de Desenvolvimento Prolog, Flora, Tarski's World. |
Nome | Estrutura e Funcionamento do Educação Brasileira |
Objetivos | Analisar fatores condicionantes da estrutura e do funcionamento da educação brasileira, seja numa perspectiva da construção histórica, seja privilegiando a contemporaneidade. Descrever sobre aspectos fundamentais da política educacional brasileira, no que concerne a estruturação dos sistemas de educação e seus mecanismos de operacionalização. |
Ementa | Contextualização do processo de organização social do Brasil, com base na sua estrutura legal e seus condicionamentos econômicos, políticos e sociais. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software |
Nome | Prática do Ensino de Lógica |
Objetivos | Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino. |
Ementa | Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo
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Livros Textos | |
Referências | |
Software |
Nome | Infra-estrutura de Hardware |
Objetivos | Possibilitar ao aluno o entendimento do funcionamento do hardware de um computador, habilitando-o a melhor utilizar os recursos oferecidos pelos fabricantes de computadores. |
Ementa | Modelo de um sistema de computação. Histórico de Processadores e Arquiteturas. Operações Aritméticas. Conjunto de Instruções. Processador: Controle e Dados. Pipeline. Hierarquia de Memória. Interface entre Processadores e Perféricos. Fundamentos de Sistemas Operacionais. Multiprocessadores. Arquiteturas Avançadas. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software | Ambiente de Desenvolvimento C, C++, Java. Linguagem de Montagem. |
Nome | Metodologia de Expressão Técnica e Científica |
Objetivos | Dar noções ao aluno do processo de produção de documentação técnica e científica, habilitando-o a decidir entre os diversos meios e formas de divulgação científica. |
Ementa | Princípios filosóficos e epistemológicos da pesquisa científica. Estruturação e escrita de trabalhos técnico-científicos em Ciência da Computação. Normas ABNT. Apresentação de Trabalhos Técnicos e Científicos. |
Livros Textos |
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Software | Ambiente de Edição LATEX |
Nome | Banco de Dados |
Objetivos | Fornecer ao aluno o conhecimento de fundamentos e conceitos de Banco de Dados, possibitando-o ao projeto, modelagem, implementação e instalação de um Sistema de Informação suportado por um Banco de Dados. |
Ementa | Conceitos e características de Sistemas de Informação. Funcionalidades de um SGBD. Banco de Dados Relacionais. Banco de Dados Objeto-Relacionais. Modelagem de Dados. Arquitetura e Infra-Estrutura de BD. Projeto: Implementação de Sistema de Informação suportado por um Banco de Dados. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software | Ambientes de SGBD |
Nome | Prática de Ensino de Computabilidade |
Objetivos | Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino. |
Ementa | Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo
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Livros Textos | |
Referências | |
Software |
Nome | Redes e Sistemas Internet |
Objetivos | Fornecer ao aluno conhecimento de fundamentos e prática em infra-estrutura de redes de computadores e sistemas concetados à Internet. |
Ementa | Aplicações em Redes de Computadores. Cliente Servidor. Serviços WEB. WAP (Wireless Aplication Protocol). Segurança em Redes. Infra-estrutura para Educação a Distância. Gerenciamento de Redes. Redes ATM. Camada de Serviços. Projeto: instalação e gerência de sistemas em rede. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software | Ambientes de monitoração e gerência de sistemas heterogêneos |
Nome | Projeto de Desenvolvimento de Software |
Objetivos | Habilitar o aluno a desenvolver um projeto de software utilizando os conceitos, técnicas e ferramentas aprendidos anteriormente no curso. |
Ementa | Revisão de Conceitos. Fábricas de Software. Processo de Desenvolvimento de Software: Análise, Especificação, Desenvolvimento, Implementação, Simulação e Testes. Gerência de Projetos de Software. Documentação. Projetos em equipe e multidisciplinares. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software | Ferramentas de apoio ao desenvolvimento: requisitos, desenvolvimento, controle de versões, controle de mudanças, banco de dados, teste. |
Nome | Prática de Ensino de Banco de Dados |
Objetivos | Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino. |
Ementa | Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo
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Livros Textos | |
Referências | |
Software |
Nome | Interface Homem-Máquina |
Objetivos | Possibilitar ao aluno entendimento de conceitos e avaliação de interfaces de sistemas atentando para questões psico-cognitivas. |
Ementa | Fatores humanos em software interativo: princípios e problemática. Psicologia Cognitiva Aplicada. Psicologia do usuário: aspectos perceptivos e cognitivos. Estilos interativos. Linguagens de comandos. Manipulação direta. Dispositivos de interação. Padrões de interface. Classificação de sistemas e interfaces associadas. Projeto de Interface. Projeto do Diálogo. Implementação. Recursos de hardware e software de interface. Usabilidade e avaliação de interfaces. Psicologia cognitiva aplicada. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software |
Nome | Paradigmas de Programação |
Objetivos | Fornecer ao aluno os conceitos fundamentais sobre linguagens de programação, permitindo-o ter parêmetros para selecionar entre as diversas linguagens de programação qual a mais adequada à sua necessidade. |
Ementa | Motivação. Histórico e Evolução das Linguagens de Programação. Sintaxe e Semântica. Verificação de Tipos e Escopos. Tipos de Dados. Expressões de Atribuição. Expressões de Controle. Subprograma: fundamentos e implemntação. Tipos de Dados Abstratos. Suporte à Programação Orientada a Objetos. Concorrência e Excecões. Linguagens de Programação Funcionais. Linguagens de Programação Lógica. Projeto: desenvolvimento com uso de paradigma funcional. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software | Compiladores C, C++, Python, Java. |
Nome | Prática de Ensino de Redes e Sistemas Internet |
Objetivos | Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino. |
Ementa | Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo
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Software |
Nome | Aspectos Filosóficos e Sociológicos da Informática |
Objetivos | Prover o aluno de subsídios para interpretar, discutir e avaliar os impactos, vantagens e riscos filosóficos, sociais, jurídicos, políticos, financeiros, culturais e tecnológicos do uso da informática na sociedade. |
Ementa | Aspectos filosóficos de informática. Histórico de impacto social de novas tecnologias. Legislaçao de Software. Propriedade Intelectual e Pirataria na WEB. Software Livre na WEB. Cidadania na WEB. Comunidades Virtuais. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software |
Nome | Infra-Estrutura de Software |
Objetivos | Possibilitar o aluno conhecimentos sobre conceitos fundamentais das camadas de suporte a aplicações dao computador, capacitando-o à instalação e manutenção de sistemas em ambientes computacionais. |
Ementa | Fundamentos de Sistemas Operacionais: processos, hierarquia de memória, sistemas de arquivos, interface com o usuário. Instalação, uso e manutenção de ambientes de sistemas operacionais. Administração e Sugurança de Ambientes Heterogêneos. Projeto: Instalação e manutenção de ambiente de software. |
Livros Textos |
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Referências |
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Software | Distribuições de Sistemas Operacionais: MS-Windows, Linux, FreeBSD. |
Nome | Prática de Ensino de Interfaces Homem-Máquina |
Objetivos | Valorizar a produção do aluno no âmbito do ensino. |
Ementa | Elaboração de software educacional, simulações, experências de gestão, organição de planos pedagógicos, capacitação de docentes entre outras várias modalidades, conforme descrito no Parágrafo
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Livros Textos | |
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