Conteúdo ministrado e planejamentos
hora aula |
data |
conteúdo |
para casa |
  2 |
14.set |
Apresentação e Fundamentos |
Ler e estudar para discussão o paper Experiências Positivas para o Ensino de Algoritmos |
  4 |
17.set |
|
Ler e estudar para discussão o site do Projeto PROOGRAMA, para mais detalhes vide Modelando um Ambiente de Aprendizagem na Web |
  6 |
21.set |
- Discussão do site Projeto PROOGRAMA, para mais detalhes vide Modelando um Ambiente de Aprendizagem na Web
- Cadastro e leitura do The New York Times
- Algoritmos Clássicos e o sincronismo com a Disciplina Algoritmos e Estruturas de Dados
|
- "Descrever um algoritmo" para o problema do caixeiro viajante enunciado aqui como:
Dado um conjunto de cidades e a malha de estradas que as conectam, apresentar um algoritmo para que um viajante percorra todas as cidades utilizando um número mínimo de estradas percorridas. Utilize seu conhecimento tácito! - Ler para discussão o paper Como Ensinar Programação?
- Pesquisar e buscar pelo menos 2 ferramentas de auxílio ao ensino de Algoritmos (unicidade de links na turma valem 2 pontos)
|
  8 |
24.set |
  Discussão sobre soluções sobre o problema do Caixeiro Viajante |
  |
  10 |
28.set |
- Discussão sobre o paper Como Ensinar Programação?
- Resultados das pesquisas e buscas de ferramentas de auxílio ao ensino de Algoritmos
| - Enviar por e-mail para joa@ufrpe.br até 30.set.2004 às 24:00, pelo menos 2 ferramentas de auxílio ao ensino de Algoritmos (unicidade de links na turma valem 2 pontos)
- Resumo de 1 página sobre uma das ferramentas encontratas
- Projeto de 1 página com idéias e possibilidades de ensino de algoritmos.
|
  - |
01.out |
  ELEIÇÕES TRE |
  |
  12 |
05.out |
  Discussão sobre propostas e Ferramentas Lista de Ferramentas Apresentadas |
- Aprofundamento de propostas
- Experimentação de ferramentas
|
  - |
08.out |
  LUTO OFICIAL |
  |
  - |
12.out |
  FERIADO |
  |
  14 |
15.out |
  Discussão sobre propostas e Ferramentas Lista de Ferramentas Apresentadas |
- Aprofundamento de propostas com o Caixeiro Viajante
- Experimentação de ferramentas no uso de um exemplo real!
|
  16 |
19.out |
  Discussão sobre propostas e Ferramentas Lista de Ferramentas Apresentadas |
- Aprofundamento de propostas com o Caixeiro Viajante
- Experimentação de ferramentas no uso de um exemplo real!
|
  18 |
22.out |
  TESTE (20%) |
- Só serão considerados os testes enviados por e-mail para joa@ufrpe.br das 20:10 às 21:50 do dia 22.out.2004
- teste.txt
|
  20 |
26.out |
- Discussão sobre teste
- Apresentação do paper How to Organize Your Thesis
|
- Leitura Teaching Algorithms In Secondary Education
- Preparar resumo para discussão
|
  - |
29.out |
  FALTA - Jones |
  |
  - |
2.nov |
  FERIADO |
  |
  22 |
05.nov |
- Discussão sobre paper Teaching Algorithms In Secondary Education
- Breve apresentação sobre o paper How to Present a Paper...
- Envio de Resumo por e-mail
- Pesquisar pelo menos dois (2) links com Planos de Ensino de Algoritmos
|
|
  24 |
9.nov |
  Discussão de planos de ensino e métodos |
  Exemplos:
|
  26 |
12.nov |
  Preparar um Plano de Ensino contemplando as ferramentas estudadas |
  Modelo Sugerido |
  28 |
16.nov |
  Tira-Dúvidas |
  |
  30 |
19.nov |
  1a VA |
  Assunto: Todo o Conteúdo deste site |
  32 |
22.nov |
  JEPEX |
  Participe! |
  34 |
26.nov |
  JEPEX |
  Participe! |
  36 |
30.nov |
- Discussão sobre 1a. Metade do Curso
- Planejamento 2a. Metade do Curso
- Uma Proposta de Plano de Ensino
|
- Elaborar um plano de ensino e enviar por e-mail para joa@ufrpe.br
- Plano de Ensino Clássico
- Ensino com Projetos
|
  38 |
03.dez |
  Discussão sobre as Propostas de Plano de Ensino |
- Dada uma lista de 50 elementos não ordenados, apresente um algoritmo para ordená-la. Não utilizar funções pré-definidas do ambiente de programação.
- Avaliação de Parâmetros e itens de um Plano de Ensino de Algoritmos: Seja Criativo(a)!
|
  40 |
07.dez |
  Ensino de Algoritmos: Classificação/Ordenação |
- Analisar corretude, completude e quão eficiente é o seu algoritmo do ponto de vista computacional
- Bubble Sort
- Quicksort
- Merge Sort
|
  42 |
10.dez |
  Ensino de Algoritmos: Pesquisa |
- Como implementar um "Google"? Elabore um algoritmo
- Linear Search
- Binary Search
|
  44 |
14.dez |
  Ensino de Algoritmos: MDC |
- Algoritmo de Euclides I
- Algoritmo de Euclides II
- MDC
- mdc(x,1)
|
  46 |
17.dez |
  Ensino de Algoritmos: Caixeiro Viajante |
- Caixeiro Viajante: Applet Java
- NP-Completude do Caixeiro Viajante
|
  48 |
21.dez |
  Ensino de Algoritmos: Tira-Dúvidas |
  |
  - |
28.dez |
- FALTA JUSTIFICADA
|
  |
  50 |
04.jan |
  TESTE |
- Projetos em dupla.
- TESTE individual, enviar por e-mail.
|
  52 |
07.jan |
  Elaboração PROJETOS |
  Uso do Laboratório como instrumento de ensino! |
  54 |
11.jan |
  Apresentação Projeto de Ensino de Algoritmos |
- 2a. VA
- Duplas 11.jan:
- Cícero & Anderson: Seqüência de Fibonacci [texto] [slides]
- Cristiano e Fagner: Ordenação por Inserção [texto] [slides]
|
  56 |
14.jan |
  Apresentação Projeto de Ensino de Algoritmos |
- 2a. VA
- Duplas 14.jan:
- Breno & Natália: Counting Sort [texto] [slides] [fonte em python]
- Elaine & Dulcinéa: Busca em Árvore Binária [texto] [slides]
- André Caetano: Algoritmo de Dijkstra [texto] [slides]
|
  58 |
18.jan |
  Apresentação Projeto de Ensino de Algoritmos |
- 2a. VA
- Duplas 18.jan
- Cassiano & Alesanco: Gerador de Números Primos
- Alexandre: HeapSort [texto] [slides]
|
  60 |
21.jan |
  3a.VA |
  Conteúdo: todo o Assunto, incluindo projetos apresentados! Os que forem fazer prova para melhorar nota, por favor me comunique por e-mail com antecedência! |
  - |
25.jan |
  FINAL |
  Conteúdo = 3a.VA |