Plano de Ensino de
Algoritmos e Estrutura de Dados
Licenciatura em Computação – Universidade Federal Rural de Pernambuco
(UFRPE) Av. Dom Manoel de
Medeiros, S/N - Dois Irmãos, CEP 52.171-030 -
Recife/PE
e_cristinadeassis@yahoo.com.br, n_dulcecarneiro@hotmail.com
Resumo:
Este projeto visa elaborar um plano pedagógico que facilite aos alunos a
compreensão da disciplina de Algoritmos e Estruturas de Dados. Alunos e
professores atuam juntos na busca da aquisição de conhecimento. Baseado em
textos estudados anteriormente que discutiram o ensino de tal disciplina em
outras instituições de ensino e elaboraram uma possível proposta para melhor
ensina-la.
Com uma forma diferente de
ensino, este plano pretende proporcionar aos alunos uma melhor aprendizagem da
disciplina de Algoritmos. Através da prática continua de exercícios, para melhor
absorção dos conceitos, e avaliações freqüentes para evitar o peso da avaliação
única. Facilitando a compreensão do aluno ao relacionar tópicos da disciplina
com os acontecimentos do seu dia-a-dia.
·
Paper
EXPERIÊNCIAS POSITIVAS PARA O ENSINO DE ALGORITMOS –
Methanias
Colaço Rodrigues Júnior;
·
Paper “Como Ensinar Programação” da Universidade Nova de
Lisboa
http://www.cin.ufpe.br/~joa/
·
Paper
TEACHING ALGORITHMS IN SECONDARY EDUCATION: A
·
COLLABORATIVE
APPROACH – Eleni Voyiatzaki1, Christos
Christakoudis
, Meletis Margaritis Nikolaos Avouris
3.
Projeto
Pedagógico
Licenciatura em Computação
Disciplina: Algoritmos e Estrutura de Dados
Semestre/Ano: 01/2005
Curso: Licenciatura em Computação
Departamento: Física e Matemática
Carga Horária Total: 60h
Professoras : Elaine Cristina de Assis e Dulcinéia
Carneiro
Fundamentos de construção de algoritmos e programas; Abstração de dados, Notações, Listas lineares, Conceituação e aplicabilidade, Filas e Pilhas, Pesquisa de Dados, Grafos, Árvores, Algoritmos de ordenação
Permitir que ao final do curso o aluno possa estar
apto para a formulação de um melhor algoritmo para a solução de problemas,
manipular estrutura de dados como listas lineares, filas e pilhas. Tendo também
que ter a capacidade de desenvolver pesquisas seqüênciais e binárias, busca em
arvore e grafos e executar os algoritmos de ordenação
estudados.
C.
Conteúdo programático
1.
Introdução
• Abstração de dados:
conceituação, objetivos e aplicabilidade de estruturas de
dados
• Recursividade: conceito,
uso e implementação
• Complexidade de
algoritmos: conceituação, e objetivos da análise de
complexidade
• Notações Ο, Θ
eΩ
• Algoritmos
ótimos
2. Listas
lineares
• Conceituação e
aplicabilidade
• Operações
principais
• Formas de representação e
armazenamento: alocação seqüencial e encadeada
• Listas encadeadas:
simplesmente e duplamente
• Listas
Circulares
• Listas
ordenadas
3. Filas e
Pilhas
• Conceituação e
aplicabilidade
• Operações
principais
• Formas de representação e
armazenamento
4.
Pesquisa de
Dados
• Pesquisa
seqüencial
• Pesquisa
Binária
5. Grafos
• Conceitos
• Critérios para percorrer
6. Árvores
• Conceitos Gerais
• Árvores Binárias
• Arvore de Busca Binária
•
Balanceamento
7. Algoritmos de
ordenação
• Conceituação e
aplicabilidade da ordenação
• Ordenação por troca e
seleção: bubble sort e heap sort
• Divisão e conquista:
merge sort e quick sort
• Métodos de complexidade
linear: radix sort
• Classificação externa
(ordenação em arquivos)
D.Metodologia
Aulas expositivas. Resolução
de exercícios. Apresentação dos pesquisas desenvolvidas por parte dos grupos de
alunos. Discussão em sala dos assuntos. Avaliações escritas. Trabalhos de
extraclasse.
E.Avaliação
A avaliação, é composta
de duas notas, B1 e B2.
B1 é composta da seguinte
forma:
40% instrumento escrito individual (prova
escrita)
40% trabalhos de classe
20% atividades extraclasse.
B2 é composta da
seguinte forma:
40% instrumento escrito individual (prova
escrita)
40% trabalhos de aula
20% atividades extraclasse.
B1 é composta da seguinte forma
100% instrumento escrito individual (prova
escrita)
1. Resolução de exercícios
2. Discussão em sala de trabalhos e
exercícios
4. Apresentação de seminários
5. Trabalhos individuais ou em
grupos
6. Pesquisas individuais e em grupo, abordando aspectos
teóricos de conteúdo programático
7. Elaboração de programas
8.Trabalhos individuais ou em
grupos
Listas de Exercícios
As
listas de exercícios estarão disponíveis no site da disciplina, juntamente com
as notas slides e resumo das aulas.
Cronograma
:
Data |
Conteúdo |
03/03/05
|
Abstração
de dados: conceituação, objetivos e aplicabilidade de estruturas de
dados Exercício
de fixação |
10/03/05
|
Recursividade:
conceito, uso e implementação Exercício
de fixação |
17/03/05
|
Complexidade
de algoritmos: conceituação, e objetivos da análise de complexidade
Notações
Ο, Θ eΩ ;Algoritmos ótimos Exercício
de fixação. |
24/03/05
|
Listas
lineares, Conceituação e aplicabilidade, Operações principais –, Formas de representação e
armazenamento: alocação seqüencial e encadeada , Exercício
de fixação |
31/03/05
|
Formas
de representação e armazenamento: alocação seqüencial e
encadeada Listas
encadeadas: simplesmente e duplamente; Listas Circulares; •
Listas ordenadas 1º
atividade extraclasse: Trabalho em dupla ou trio para pesquisa dos
assuntos Pilhas e
Filas. |
07/04/05
|
Apresentação
da pesquisa, discussão e esclarecimentos de dúvidas, Exercício de
fixação. |
14/04/05
|
Revisão
geral, tira dúvidas e exercício de revisão |
21/04/05
|
Tiradentes
– Feriado Nacional ! |
28/04/05
|
1º
instrumento escrito individual (prova escrita) |
05/05/05
|
Pesquisa
de Dados: Pesquisa
seqüencial, Pesquisa Binária
Exercício de fixação |
12/05/05
|
Grafos:
Conceitos, Critérios para percorrer.
Exercício
de fixação |
Árvores:
Conceitos Gerais, Árvores
Binárias. . Exercício
de fixação | |
26/05/05 |
Arvore
de Busca Binária,
Balanceamento. 2ª
atividade extra-classe, Trabalho em dupla ou trio para a pesquisa dos
assuntos e elaboração dos seminários sorteio dos dias de apresentação
sobre os assuntos:
Algoritmos de ordenação: Ordenação por troca e seleção: bubble sort
e heap sort; Divisão e conquista: merge sort e quick
sort; Métodos de
complexidade linear: radix sort;
Classificação externa (ordenação em
arquivos) |
02/06/05 |
Apresentação
de seminário – Tira duvidas – Exercícios |
09/06/05
|
Apresentação
de seminário – Tira duvidas – Exercícios |
16/06/05
|
Apresentação
de seminário – Tira duvidas – Exercícios |
Aula
revisão (2º prova)– Exercícios Revisão - Tira
dúvidas | |
30/06/05
|
2º
instrumento escrito individual (prova escrita) |
07/07/05
|
Aula
de REVISÃO FINAL. EXERCICIOS FINAIS TIRA DUVIDAS
FINAIS |
14/07/05 |
Avaliação
Final |
Este plano apresenta a
vantagem de ser dinâmico no que diz respeito a avaliações e exercícios que são
feitos diariamente estimulando o aluno a pratica diária do assunto
dado. Alem disso estimula a pesquisa e a discussão dos resultados contudo pede
uma maior intensidade no ritmo das aulas e um rigoroso planejamento prévio do
professor.
5. Bibliografia
Recomendada
CORMEN,T.H.;
LEISERSON, C.E. RIVEST, R.L and STEIN C. ALGORITMOS -
Teoria e prática. Editora Campus
2002.
Jayme L. Szwarcfiter e Lílian
Markenzon: Estruturas
de dados e seus Algoritmos.
Editora LTC, 1994.
TEREDA, Routo. Desenvolvimento de algoritmo e
estruturas de dados. São
Paulo,
Makron Books, 1991.
Nívio Ziviani. Projeto de Algoritmos com
Implementação em Pascal e C.
Editora
Pioneira,
1993.