Projeto Pedagógico de Ensino Algoritmos
Professores: Anderson
Medeiros da Silva - and2808742000@yahoo.com.br
Cicero Pereira
de Souza - csouza96@yahoo.com.br
Resumo.
Este projeto tem o objetivo de realizar junto aos alunos do Curso de
Licenciatura em Computação a confecção de um plano pedagógico, elaborado no
intuito de facilitar a aprendizagem da disciplina de algoritmos. Elaborado a
partir de experiências anteriores e textos relacionados com o tema, onde se
observou a grande dificuldade dos alunos com esta disciplina, tentando através
de novos métodos e idéias inovadoras proporcionar aos alunos um aprendizado
mais eficaz.
1. Introdução
Este plano pedagógico
tem como objetivo a preparação de um curso da disciplina de algoritmos, onde
tem por metas a facilitação do aprendizado através do uso de técnicas
inovadoras de ensino e do aproveitamento dos conhecimentos cotidianos dos
alunos relacionados com os problemas solucionáveis através de algoritmos.
Promovendo ainda uma maior aproximação entre professor e aluno, proporcionando
uma interação construtiva entre ambos.
2. Trabalhos
Relacionados
2.1 Paper “Como Ensinar Programação” da Universidade Nova de
Lisboa
2.2 Paper “Teaching Algorithms in Secondary Education: A Collaborative Approach” da Universidade de Patras, Grecia.
2.3
Paper “Experiências Positivas para o Ensino de Algoritmos” do Centro de
Ciências Formais da Tecnologia – Universidade Tiradentes (UNIT) de Aracaju –SE.
2.4 Site www.cin.ufpe.br/~joa
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE
PERNAMBUCO Departamento de Física e
Matemática Curso de Licenciatura em Computação Disciplina: Algoritmos Carga-horária: 60 h/a Pré-Requisitos: Introdução a Programação / Matemática
Discreta Período
Letivo: 2005/2 Turma: LC1 Professores:
Anderson Medeiros da Silva - and2808742000@yahoo.com.br Cicero Pereira de
Souza - csouza96@yahoo.com.br Plano de Ensino
O
Curso de Algoritmos tem como objetivo formar profissionais capazes de
desenvolver algoritmos empregando estruturas básicas, linguagens de
programação e as técnicas atuais. Objetivos
Ementa
Conteúdo Programático
Metodologia
Avaliação
Cronograma
|
3. Considerações
Este projeto pedagógico para cursos de Licenciatura em
Computação, tem, como eixo principal, a analise dos conteúdos vistos na
disciplina Prática de Ensino de Algoritmos. Entre os vários problemas
verificados no estudo da melhor maneira de ensinar a disciplina de algoritmos,
foram constatados a falta de motivação dos alunos, relacionamento
professor-aluno, avaliação, falta de material didático associada a falta de
planejamento das aulas e falta de didática por parte dos professores. Lidaremos
com estas questões da seguinte maneira: para o problema da motivação,
incentivaremos os estudantes através de pontuação por participação nas aulas,
exercícios, jogos e relacionamento dos problemas com questões do cotidiano.
Para o problema de relacionamento professor-aluno, procuraremos uma maior
interação com todo o grupo, agindo como uma equipe em busca de um objetivo
comum, proporcionando uma liberdade de comunicação professor e alunos.
Procurando criar uma relação de afeto e cooperação para orientar o melhor
caminho do aprendizado. Para o problema da avaliação, distribuiremos o peso da
nota final entre várias atividades no decorrer do curso, como trabalhos,
participação na aula, jogos e etc. De modo a fazer com que a avaliação não seja
uma sanção ao aluno e sim um parâmetro para o professor verificar as
dificuldades dos mesmos com relação à matéria, além de tirar todo o peso de uma
única prova. Com relação ao material didático utilizaremos endereços na Web,
trechos de alguns livros do gênero e disponibilização de toda matéria do curso
em arquivos com apresentações no Powerpoint e textos, sendo que o conteúdo será
trabalhado de forma flexível, podendo ser alterado no decorrer do curso, de
acordo com a necessidade do curso e as diferenças entre os alunos. O
planejamento de todo o curso está disponibilizado aos alunos desde o primeiro
dia de aula. Para o problema da falta de didática dos professores, utilizaremos
todas técnicas adquiridas no curso de Licenciatura em Computação, além de
procurarmos nos guiar pela teoria construtivista, onde o conhecimento será
desenvolvido pela interação professor-aluno.
Pelo
acima exposto verifica-se a necessidade de se reformular a estrutura e os
métodos de ensino da disciplina de algoritmos, o que leva a uma implementação
de novas experiências e técnicas a serem empregadas nesta disciplina, visando
um maior índice de aproveitamento do conteúdo repassado, melhorando assim os
índices de aprovação e aumentando o índice de assimilação do conteúdo pelos
alunos.
4.
Bibliografia Básica
Livros:
Bibliografia Básica
TREMBLAY, J.P e Bunt, R. B.; Ciência dos
Computadores - Uma abordagem algorítmica. McGraw-Hill TORBELLONE, A.L.V.;
Lógica de Programação - A construção de algoritmos e estruturas de dados. Makron-Books, 1993 GUIMARÃES, A. e Lages, N. A. C. Algoritmos
e Estrutura de Dados. Editora
LTC, 1994. FARRER, H. et al. Algoritmos
Estruturados. Editora LTC, 3ª Edição, 1999.
HOROWITZ, E. et al. Fundamentos de Estruturas de Dados. Editora Campus, 1984. TENEMBAUM, A. M. et al. Data Structures Using Pascal, Prentice-Hall. VELOSO, P.A.S. et al. Estrutura de Dados. Editora Campus. WIRTH, N. Algorithms + data structures= programs. Editora Prentice-Hall. O´BRIEN, S. Turbo Pascal 6- Completo e Total. McGraw-Hill, 1992. SCHILDT, H. Turbo Pascal Avançado. McGraw-Hill, 1988 SCHILDT, H. Turbo C Guia do Usuário. McGraw-Hill, 1989 SCHILDT, H. C Completo e Total. McGraw-Hill, 1991
Links:
Software de Apoio ao Ensino de Algoritmos –
http://www.niee.ufrgs.br/ribie98/TRABALHOS/151
Software
Educacional –
http://www.centrorefeducacional.com.br/sofedu.htm1