condom

1 de Dezembro: Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Pesquisas realizadas por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde revelam que a AIDS ocupa espaço nos bairros de classe média à alta, embora exista uma tendência de periferização da epidemia. Esses dados tornam ainda mais grave a situação da doença em Pernambuco visto que são justamente os moradores dessas áreas de periferia que têm menos acesso à informação e, principalmente, aos recursos para tratamento terapêuticos.

Em Pernambuco prevalece a transmissão do vírus pelo contato sexual (predominantemente homossexual embora o número de mulheres doentes tenha crescido e, como consequência, tenha ocorrido o aumento da infecção em crianças). Ao contrário de outros estados brasileiros, a transmissão por drogas injetáveis não é significativa.

Mudar um quadro de pandemia (endemia mundial) exige grandes esforços. Não foi sem luta que grupos de pressão americanos conseguiram que a Organização Mundial de Saúde (OMS) institucionalizasse o 1º de dezembro como Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

E para que serve a data de hoje? Ela tem a função de chamar a atenção da sociedade para a gravidade da doença, lutar pelo fim do preconceito, garantindo, isto sim, apoio aos que são vítimas da doença.

As diversas campanhas realizadas, centradas no indivíduo, com o intuito de conscientizar sobre a prevenção, o sexo seguro, tem repercutido aquém do esperado.

Pelo fato de ter um status maior, a mobilização social tem condições de criar no indivíduo uma preocupação real com a prevenção, outro objetivo desse Dia de Luta. E é o indivíduo consciente e comprometido, em contrapartida, quem acena com a perspectiva da mudança social.

Fabianna Freire Pepeu
Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco


Matéria integrante do Suplemento de Saúde, produzido pela Secretaria de Saúde, editado pela CEPE.