Fisicator Introdução Educação é um fator crucial na vida de qualquer pessoa. Impressiona, de maneira triste, a dificuldade para que certas disciplinas essenciais para a compreensão básica do mundo, como a física e a matemática, encontram para - Educação é fator crucial - Disciplinas essenciais como física e matemática têm grande dificuldade para serem bem absorvidas - Se alguns conseguem, utilzando-se basicamente do seu interesse, então a culpa não é do sistema? Introdução - Estamos convencidos de que mostrar a física como um assunto mais próximo do dia-a-dia comum (sem descartar o rigor do ensino) é fator crucial para o sucesso do desta disciplina. - Como a informática pode ajudar neste processo? Introdução - O uso das máquinas não deve ser parte única do processo, mas pode ser determinante para um maior desempenho - o fato de ser um software, viabiliza o uso geral nas instituições de ensino, já que o computador está presente na maioria delas. Fornecendo assim um laboratório de física virtual e de baixo custo. - É neste sentido que desejamos desenvolver o projeto do Fisicator! Fisicator - O fisicator pretende reunir as melhores idéias possíveis para se criar um ambiente de ensino que, em uso conjunto com o orientador, sirva para diminuir o estigma de "chato" com relação ao ensino da física. - Facilidade de uso e um ambiente cativante são pontos cruciais para o software Ferramentas desejadas - Riqueza visual: experiências vistas na tela - Uso de recursos gráficos para tornar a base matemática das experiências mais palpável Ferramentas desejadas - Listas de exercícios - Cadastramento dos alunos no banco de dados da instituicao de ensino - Ambiente de uso apenas do orientador - Fórum de discussão - Exemplos gráficos com alto nível de iteração com o aluno - Agenda remota e individual para cada aluno - Repositório de novidades Listas de Exercícios: -Específicas e em vários níveis selecionadas pelo orientador em sala -As respostas seriam remetidas diretamente ao servidor de banco de dados que conterá as respostas a serem comparadas -Posteriormente as notas seriam calculadas e informadas ao aluno e ao orientador -Com base nessas notas o banco de dados poderia indicar ao aluno qual o proximo assunto ou exercicio que aumentara o aprendizado dele Cadastramento dos alunos no banco de dados da instituicao de ensino -Cada aluno terá direito a um login e uma senha -O banco de dados estará conectado diretamente com o servidor do Fisicator(produtor da ferramenta) que fará uso geral das informações, gerando estatísticas utilizadas posteriormente para reparos e ajustes do programa por parte do programador Ambiente de uso apenas do orientador -Para acompanhamento individual dos alunos -O orientador poderá acessar informacões e saber quais aulas foram vistas pelo aluno, o desempenho do aluno nos exercicios relativos às aulas dadas -Baseado nessas informações poderá corrigir e configurar novos níveis de exercicios aos alunos, maximizando a complexidade das questoes de acordo com a capacidade de cada aluno -Meio de contato direto do orientador com o produtor da ferramenta (programador) utilizado para orientar novas atualizacoes Fórum de discussão -Utilizado especificamente para reunir dúvidas e soluções de problemas -As questoes remetidas ao Fórum poderiam ser mostradas em várias órdens: quantidade de acertos(alunos que acertaram), quantidades de erros(alunos que erraram), nível de dificuldade, e etc. -As questoes nao resolvidas ou pouco resolvidas, seriam remetidas para o email do orientador e tambem parao servidor do Fisicator(programador), elas seriam analizadas podendo ser corrigida se mal formulada, ou tambem remanejada no nivel de dificuldade Exemplos gráficos com alto nível de iteração com o aluno -As aulas seriam acompanhadas por exemplos gráficos animados -O aluno seria capaz de alterar valores e adicionar novas variáveis para esclarecimentos simples e maior liberdade para selecionar configuracoes ao seu gosto, deixando assim o aprendizado mais variado e divertido -Em alguns casos haveriam dicas de associacoes do assunto com vivências do cotidiano, podendo dar exemplos e instrucoes para esperiencias fáceis e rápidas. Agenda remota e individual para cada aluno -Constando datas de aulas, entregas de trabalhos e exercicios -Informando uma lista dos exercicios que estao imcompletos -Podendo ate utilizar algum algoritimo no entuito de indicar ao aluno qual o cronograma preferivel para um melhor desempenho do mesmo Repositório de novidades -Vídeos, imagens, reportagens, e texto, contendo novidades e acontecimentos atuais -Fornecidas ao aluno na abertura do programa, e podendo ser consultada com mais profundidade com auxilio do navegador padrao -Essas novidades poderiam ser cedidas tanto pelo produtor do Fisicator remotamente como pelo orientador dos alunos PUBLICO ALVO USABILIDADE Método de Pesquisa -Entrevista a vários professores, tentando englobar ao máximo a diversidade de focos de cada um, para gerar uma ferramenta que atenda ao máximo as necessidade em geral -Entrevista com alunos, visando estudar quais as dificuldades na aprendizagem no ponto de vista deles, já que o entuito geral da ferramenta é maximizar a absorcao do conhecimento pela parte dos mesmos Apprenticing -Assistir aulas. Conviver com os alunos e tentar entender quais as necessidades e esclarecer duvidas deixadas pelos outros metodos. Reusing Requirements -Analizar outras ferramentas de uso semelhante e avaliar quais os pontos positivos e negativos afim de