Mudanças entre as edições de "Programação Funcional(IF708)"
(Criou página com 'A disciplina de programação funcional tem como objetivo fornecer um conhecimento sólido sobre o paradigma de programação funcional. Como a maioria dos conceitos básicos...') |
m (moveu IF708 para Programação Funcional(IF708): Nome mais intuitivo) |
(Sem diferença)
|
Edição das 00h04min de 6 de maio de 2012
A disciplina de programação funcional tem como objetivo fornecer um conhecimento sólido sobre o paradigma de programação funcional.
Como a maioria dos conceitos básicos deste paradigma já são vistos de forma introdutória em outra disciplina obrigatória do curso (Paradigmas de Linguagens de Programação, 5º período), normalmente são estudados neste curso tópicos mais avançados, tais como programação paralela usando linguagens funcionais, monads e outras linguagens funcionais além de Haskell (F#, Erlang, etc.).
Professor
Organização
As primeiras aulas da disciplina fornecem uma revisão geral sobre as principais características do paradigma funcional, demonstrados com a linguagem Haskell.
Após estas aulas introdutórias, o professor inicia uma séria de aulas sobre tópicos mais avançados, como Monads em Haskell e DSLs. Nesta fase, boa parte das aulas acontece em laboratório, com exercícios e resolução demonstrada pelo professor.
Em torno da metade do semestre, tem início uma série de seminários realizados por alunos, geralmente em dupla. Em casos onde o tópico é maior, como Erlang, o tema pode ser dividido para duas duplas.
Durante os seminários, o professor passa o projeto para ser entregue no final do semestre
Neste semestre(2012.1), o professor ainda não decidiu se haverá prova, mas se houver, deve ser no final do semestre também.
OBS.: O professor realiza chamada.
Avaliação
A avaliação é uma combinação das notas do seminário, projeto e prova(se houver), além de pontos por participação/exercícios de aulas práticas.